Mais do que atrair clientes, é importante que todo empreendedor entenda que sua empresa tem que atrair os funcionários que deseja.
A boa comunicação começa de dentro para fora e é gerenciada pelo departamento de recursos humanos de uma empresa, juntamente com outras estratégias de marketing.
O marketing interno é o marketing que acontece dentro de uma empresa, para criar uma imagem de que a empresa é um ótimo lugar para se trabalhar, mesmo que já seja o emprego dos sonhos para muitas pessoas. Saiba mais sobre marketing interno neste artigo.
O que é endomarketing?
O marketing interno, também chamado de endomarketing, é todas as ações de comunicação e engajamento que acontecem dentro de um negócio. Enquanto o marketing tradicional se concentra em fazer com que os clientes comprem seu produto ou contratem o serviço da empresa, o endomarketing se concentra nos funcionários e em todos os envolvidos com a empresa.
No entanto, essa estratégia vai além de apenas utilizar conceitos de marketing e possui recursos administrativos e de gestão de recursos humanos. A partir desse relacionamento, constrói-se confiança e comunicação consistente.
Seu objetivo é conquistar o primeiro cliente, o cliente interno.
Por isso, busca promover ações que conscientizem os colaboradores sobre sua importância na construção e desenvolvimento da empresa. Portanto, além de ter essa percepção, eles também se sentem satisfeitos e comprometidos com suas atividades. Trabalhe internamente, tenha funcionários ao seu lado, deixe-os usar camisas da empresa, valorize seu trabalho e se sinta valorizado pela organização.
Quais são as vantagens de praticar o endomarketing?
Dependendo de seus objetivos, cada empresa pode construir uma relação ganha-ganha diferente com seus funcionários por meio do marketing interno. No entanto, existem muitos benefícios que podem impactar direta e positivamente os resultados do negócio. Incluindo:
Reter talentos:
Um dos benefícios da implementação do endomarketing é que ele melhora a capacidade da empresa de reter talentos, desafio que as empresas enfrentam hoje devido à concorrência do mercado. É por causa da atenção, motivação e motivação dos funcionários que eles conseguem manter seus postos.
Se os funcionários perceberem que estão no melhor lugar para trabalhar, a rotatividade cairá e o talento permanecerá na empresa, aumentando significativamente a receita de qualquer empresa.
Funcionários mais motivados:
Utilizar o endomarketing de forma adequada e integrada faz com que os colaboradores se sintam valorizados, satisfeitos e felizes em seu ambiente de trabalho. O trabalhador sentiu-se agradecido e agradecido por ter dado mais, não se sentiu apenas um objeto de lucro da empresa.
Quando os funcionários sentem que estão em um ambiente de trabalho que se preocupa com seu bem-estar, sua motivação aumenta muito.
Aumente as vendas e oportunidades:
Uma empresa com funcionários bem treinados, motivados, engajados e muitas vezes capacitados certamente será mais produtiva. Como resultado natural, ampliou as atividades empresariais e aumentou os lucros.
Falando em resultados relacionados a clientes externos, a empresa também gerou mais oportunidades de vendas e negócios. Isso porque, por exemplo, os vendedores que dominam a arte de vender tornam-se mais persuasivos quando estão cientes das necessidades do cliente.
Alinhar objetivos:
O marketing interno também ajuda a alinhar os objetivos organizacionais com as pessoas envolvidas, pois as empresas têm a oportunidade de fortalecer o relacionamento entre pessoas de um mesmo departamento e de departamentos diferentes.
Todos formaram uma equipe que precisava se unir para dinamizar a empresa, melhorando muito o clima organizacional. Ao mesmo tempo, o trabalho em equipe torna-se uma consequência natural da comunicação eficaz.
Estimular uma cultura de inovação:
Quando o talento entende o negócio da empresa em que trabalha, sua percepção da importância de seu papel na vida da empresa fica mais clara. Aliando isso ao engajamento, engajamento e comunicação, o resultado é a geração espontânea de novas ideias e sugestões por parte dos colaboradores.
Mais funcionários se sentirão compelidos a expressar suas ideias e sugestões, e as empresas podem se beneficiar de ajustes de desempenho com base nessas informações. Isso cria uma cultura de inovação que explora o potencial criativo dos funcionários.
Crie uma vantagem competitiva:
Por fim, uma vez que uma empresa consegue melhorar seu relacionamento com seus colaboradores, cria um diferencial competitivo, resultando em uma cultura mais consistente e de alta qualidade.
Esta é uma prática raramente adotada pelas PMEs. Portanto, as empresas que adotam essa estratégia se destacam no mercado à frente de seus concorrentes do ponto de vista da gestão de recursos humanos.
Leia nossa publicação: Benchmarks de Endomarketing para você se inspirar
Como implementá-lo na minha empresa?
O primeiro passo para instalar o endomarketing em sua empresa é sempre focar nos colaboradores e na percepção deles sobre o ambiente de trabalho. Para isso, é necessário trabalhar com o RH para entender as necessidades e dificuldades da equipe.
O departamento deve entrar em contato com todos os funcionários e realizar pesquisas regulares para avaliar como eles se sentem em relação à empresa, onde mudanças podem ser feitas e reestruturadas e como a empresa pode ajudar no dia a dia.
Uma vez que essas informações são coletadas, campanhas de endomarketing devem ser organizadas para aproximar os colaboradores da empresa.
Também pode ser utilizado para automatizar determinadas tarefas já realizadas pelo próprio RH e agilizar o processo. Por exemplo, implemente um sistema que notifique os funcionários sobre seus aniversários.
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