Seus colaboradores se sentem valorizados ou você já percebeu que eles sentem falta de um reconhecimento pelo trabalho que desempenham? Caso a segunda opção seja sentida por você, existe uma grande razão para que isso aconteça: a ausência de um bom plano de reconhecimento.
Mesmo que uma organização seja intitulada como uma microempresa, onde os gestores necessitam lidar com uma quantidade menor de funcionários comparado com organizações maiores, existe a necessidade de implementar um programa de reconhecimento. Seja lidando com 2 funcionários, seja lidando com 35.000 funcionários, o time de gestão de pessoas precisa estar preparado para reconhecer esses profissionais.
O funcionário que percebeu uma falha na parte contábil e ajudou a empresa a pagar menos impostos espera ser elogiado. O colaborador que vendeu 5 vezes mais em um determinado mês espera ser elogiado. Todas as pessoas gostam de se sentirem valorizadas. Logo, por mais que o dia a dia na empresa seja corrido, é dever dos gestores elogiar seus colaboradores, pois isso também faz parte de uma boa cultura de feedbacks.
Diante disso, trouxemos este post com o objetivo de ajudar você, gestor de pessoas, a implementar um programa de reconhecimento de sucesso na sua empresa. Temos certeza que após absorver todo o conteúdo disponibilizado aqui, você estará preparado para oferecer aos seus colaboradores todo reconhecimento e valorização que eles esperam e precisam. Prossiga a leitura!
Conceito e importância do programa de reconhecimento
Programa de reconhecimento é um plano prático estruturado pelas empresas com o intuito de motivar e valorizar seus colaboradores. Nele, existem bonificações que vão desde o financeiro até a parte emocional dos profissionais, pois, ao mesmo tempo que você pode agradar um colaborador oferecendo um aumento de salário, você também pode cativa-lo com breves elogios.
Dessa forma, estruturar um excelente programa de reconhecimento não implica em oferecer somente benefícios financeiros. Apesar de serem importantes, eles não surtem efeitos trabalhando de forma solitária.
Saindo exclusivamente do ambiente de trabalho, o ser humano, em geral, gosta de ganhar presentes. Mas, se esses mimos não vierem acompanhados de outros atos de valorização, como elogiar, dialogar e escutar, eles não fazem milagre.
Como destaca a “Pirâmide das Necessidades de Maslow”, criada pelo psicólogo Abraham Maslow, entre as necessidades do ser humano está a demanda por estima. Ou seja, a necessidade de se sentir valorizado e reconhecido. Logo, as empresas e seus respectivos gestores não podem ignorar essa reação comum de todo ser humano.
Ao dar atenção para o programa de reconhecimento, as empresas garantem um melhor clima organizacional, um respeito pela sua cultura e valores, além de formar profissionais mais proativos e motivados. Por fazer parte das estratégias de endomarketing, esse plano de reconhecimento é visado para os colaboradores, mas, como consequência, gera efeitos no ambiente externo.
Por meio dele, o atendimento ao cliente é melhorado e o employer branding — imagem da empresa frente ao mercado — ganha destaque positivo. Em razão da motivação gerada nos colaboradores, eles se tornam verdadeiros embaixadores da marca, pois não será nenhum sacrifício falar bem da empresa.
Implementando o plano de reconhecimento, você notará que o turnover da empresa começará a diminuir e a fidelização de clientes acontecerá de maneira mais descomplicada. Com esses resultados aparentes, já será simples imaginar que, antes de zelar pelo cliente externo, a empresa zela pelos seus clientes internos.
Principais benefícios de implementar um programa de reconhecimento
Apesar de já termos citado alguns benefícios da implementação de um bom plano de reconhecimento nos tópicos anteriores, vale realizar um tópico para reafirmá-los. Portanto, os principais benefícios do programa de reconhecimento são:
- Aumento da produtividade e da motivação dos colaboradores;
- Valorização da cultura organizacional;
- Melhora no clima organizacional e no atendimento ao cliente;
- Mais chances de fidelizar os clientes;
- Diminuição dos pedidos de demissão;
- Formação de colaboradores criativos.
Dos pontos destacados acima, gostaríamos de ressaltar o último. Ao perceber que os funcionários acima da média estão sendo reconhecidos pela empresa, os colaboradores que não se preocupavam em entregar além do esperado começarão a desenvolver melhores ideias para também buscar obter um destaque positivo.
Agora, se tratando dos demais benefícios, eles já são autoexplicativos ou já foram explicados anteriormente. Então, vamos ao próximo tópico!
Passo a passo para estruturar um plano de reconhecimento
Por mais que todas as empresas devam se preocupar em criar um programa de reconhecimento, existem critérios a serem ponderados, pois cada empresa tem princípios próprios e realidades diferentes. Com isso em mente, explicaremos a você o passo a passo ideal para criar um plano de reconhecimento de sucesso para a sua empresa. Veja só!
Analisar a realidade da empresa
Qual é a cultura da empresa? Em qual situação financeira ela se encontra? Por mais que as bonificações financeiras não façam milagre sozinhas, é necessário analisar a parte financeira da empresa para pensar em quais vantagens, além do salário, poderão ser oferecidas ao colaborador sem que comprometa o negócio.
Se tratando da cultura da empresa, é interessante observar se determinados benefícios ofertados podem ir contra à cultura da empresa, como a possibilidade de ganho de participação acionária para os funcionários destaques. Às vezes, a cultura organizacional não está aberta para a diversificar o número de sócios, pois essa decisão influencia em todo o processo de gestão do negócio.
Dessa forma, tenha muito bem definido qual é a realidade da empresa para saber como deve ser a estrutura de um programa de reconhecimento que respeite os seus princípios e não lhe cause qualquer desgaste financeiro no médio e longo prazo. Além disso, observe também o perfil dos seus colaboradores.
Caso a maioria dos seus recursos humanos já tenham construído uma família, existirão bonificações que agradarão mais que outras. Se necessário, faça uma breve pesquisa com seu time e pergunte o que ele prefere.
Ter uma escuta ativa
A escuta ativa está centrada em mostrar interesse no que as pessoas estão falando com você. Logo, se tratando do programa de reconhecimento, ela atende dois pontos: escutar os colaboradores para entender quais são suas principais demandas antes de implementar o plano e ouvir feedbacks após implementá-lo. No primeiro caso, vale apostar em questionários online.
Nesses questionários, pergunte aos colaboradores em quais situações eles se sentem mais valorizados. Ou seja, se é diante de um aumento de salário ou quando recebem um elogio público. Obviamente, a resposta que obtiver maior porcentagem de votos não anula a outra, mas servirá para perceber quais ações têm mais peso na motivação dos seus colaboradores.
Tendo essa resposta e implantado o programa, é necessário colher feedbacks de quais foram os efeitos gerados. Os colaboradores estão mais satisfeitos e produtivos? Para ter esse feedback, marque reuniões mensais com os gestores de cada setor da empresa. Apesar de ficar à cargo do RH a estruturação do programa, toda a empresa deve estar envolvida para que ele funcione.
Realizar uma avaliação contínua
Esse ponto casa perfeitamente com o tópico anterior. Ao entender quais foram as reações causadas no público interno, avalie as ações positivas e as negativas — se houver. Além disso, com o passar do tempo, volte a avaliar os gostos dos colaboradores. Talvez, com uma mudança de mercado ou estilo de vida, seus gostos tenham se alterado.
Quer um exemplo? Vamos te dar! Imagine um homem solteiro. Muitas vezes a sua motivação estará centrada em ter um bom salário, ganhar prêmios vinculados a viagens e outras coisas tendo esse mesmo direcionamento. Mas, quando ele se casa e forma uma família, passa a ter demandas diferentes.
O bom salário continua sendo necessário. No entanto, talvez, ter um vale alimentação e um plano de saúde que inclua seus dependentes, no atual cenário de sua vida, chame mais atenção do que ganhar uma viagem. Por isso é tão importante manter o programa sempre atualizado em conformidade com a realidade da empresa.
Ir além de bonificações financeiras
Salário, ganhar uma quantia a mais quando alguma meta é batida… Esses benefícios chamam a atenção, mas, como já foi destacado durante este conteúdo, isoladamente, eles perdem a graça se não tiverem outras ações de valorização envolvidas que vão além do financeiro.
Existem muitas alternativas legais para você incluir no seu programa de reconhecimento, a exemplo de elogiar publicamente os colaboradores — usando as redes sociais para isso — e oferecer “troféus” quando eles atingirem alguma meta. Grandes empresas, como o YouTube e a Hotmart, utilizam essa estratégia.
No YouTube, quando os criadores de conteúdo atingem determinados números de inscritos, eles ganham as famosas placas do YouTube. Elas modificam o formato conforme a quantidade de inscritos. Essa bonificação é usada como uma maneira de parabenizar os youtubers por todo trabalho e esforço.
Além disso, essa conquista também faz bem para o ego do profissional e o motiva a querer ir mais longe. O sonho da grande maioria dos criadores de conteúdo no YouTube é receber as placas, então, quem as conquista, quer deixá-las em evidência. E, após ganhar uma placa de prata — 100.000 inscritos —, por exemplo, eles já visam a próxima, ou seja, a placa de ouro — 1.000.000 de inscritos.
Já a Hotmart parabeniza os produtores de conteúdo e afiliados com placas conforme o faturamento que eles obtêm ao usar a plataforma para comercializar seus infoprodutos. Praticamente, segue a mesma linha do YouTube, só que ao invés de números de inscritos, a empresa foca na receita bruta obtida.
Programa de reconhecimento: aprenda com Jorge Paulo Lemann
Jorge Paulo Lemann é um empresário brasileiro, fundador da Companhia de Bebidas das Américas (AMBEV). Por já possuir uma fortuna na casa dos bilhões, ele está entre os 10 homens mais ricos do Brasil. Antes de fundar a AMBEV, Jorge fundou o Banco Garantia, que foi um dos maiores bancos de investimento do Brasil.
No Banco Garantia, para motivar seus colaboradores, ele apostou em um programa de reconhecimento que estava centrado em transformar os profissionais destaques em sócios da empresa. Nessa época, Marcel Herrmann Telles e Beto Sicupira, atualmente, sócios de Lemann na AMBEV, eram funcionários do Banco Garantia.
Esse plano de carreira elaborado por Lemann no seu banco de investimentos fez com que Marcel e Beto desejassem trazer resultados para a empresa com o objetivo de conseguir obter o ganho de participação acionária e se transformarem em sócios do Banco Garantia. Com o passar do tempo, foi o que aconteceu.
Marcel e Beto se tornaram sócios do Banco Garantia e grandes amigos de Lemann. A parceria deu tão certo que, mesmo após a venda dessa empresa, eles continuaram trabalhando juntos e fundaram a maior cervejaria do mundo, a AMBEV. Atualmente, outras empresas, como o Grupo Primo, seguem praticamente essa mesma ideologia estabelecida por Lemann no Banco Garantia.
Bonificações viáveis para um programa de reconhecimento
Durante o post foram citadas de forma “solta” algumas ideias de bonificações a serem oferecidas aos colaboradores. Entre os vários benefícios que você pode incluir no seu programa de reconhecimento, temos:
- Elogiar publicamente os colaboradores destaques, por meio das redes sociais e do site da empresa;
- Oferecer ganho de participação acionária para colaboradores destaques;
- Aumentar o salário baseado nos resultados que o colaborador gera;
- Formular “prêmios de honra” quando alguma meta for batida, como o caso da Hotmart e do YouTube;
- Incluir outros benefícios ao salário, como vale alimentação, vale transporte, plano odontológico, plano de saúde, ajuda com os estudos, entre outros;
- Presentear com viagens, jantares etc., os colaboradores que trouxerem um resultado expressivo para a empresa;
- Estruturar um plano de carreira, onde os colaboradores podem conquistar cargos maiores conforme o nível de experiência e força de vontade.
Essas são apenas algumas bonificações comumente usadas. Entretanto, você pode usar a sua criatividade e implementar algo que seja diferente de tudo que foi apresentado anteriormente e que vá ao encontro dos princípios e características da sua empresa.
Conclusão
Esperamos que este post tenha ajudado você a entender o passo a passo de como implementar um programa de carreira eficiente na sua empresa. Como dica extra, indicamos que você baixe nosso “Manual de Experiência do Colaborador”.
Nele, você encontrará as melhores práticas para melhorar a experiência de trabalho dos seus colaboradores. É gratuito e os resultados que você poderá obter a partir dele são imensuráveis. Aproveite!
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