Turnover voluntário ou involuntário, ambos são delicados, não é mesmo? Demissão é um assunto que sempre precisa ser tratado com conhecimento e seriedade.
As empresas já perceberam que tão importante quanto o onboarding é um processo de offboarding. Da mesma forma que é preciso uma atenção especial para chegada de uma nova contratação é necessário cuidados para o desligamento de um(a) colaborador(a).
Conheça com esse artigo os principais pontos a serem considerados em um processo de offboarding eficiente, assim como os elementos que devem fazer parte do processo.
O que é um processo de offboarding eficiente?
Para começar, vamos esclarecer como deve ser tratado o processo de offboarding em uma empresa. Certamente, é o processo de desligamento de um(a) funcionário(a) por razões diversas. Contudo, isso tem uma dimensão mais ampla do que se pode imaginar.
Mas o que precisa ser entendido é a saída voluntária ou involuntária de um(a) funcionário(a) de uma função, de uma equipe e de uma organização. Desse modo, é uma situação crítica para a empresa que pode ser percebida nos seguintes aspectos:
- A empresa possui as informações necessárias para um novo(a) funcionário(a) assumir a função com êxito?
- O(a) funcionário(a) antes de ser desligado(a) precisa treinar alguém para exercer a sua função com eficiência?
- O(a) funcionário(a) que está saindo entende a sua demissão e leva uma boa experiência da empresa?
- A equipe de trabalho foi informada dos motivos do desligamento e está aberta para um novo(a) funcionário(a)?
A partir desses questionamentos, é fácil compreender a importância de um processo de offboarding eficiente e bem direcionado pela empresa. Uma vez que esse processo permite realizar a transição para o funcionário(a) e para a empresa de maneira otimizada.
É importante considerar que o início do processo de offboarding ocorre com a decisão da empresa de demitir um funcionário ou quando recebe o pedido de demissão. A partir do que começa a ser contado o período de aviso prévio.
Como é constituído um processo eficiente de offboarding
Saiba que os principais elementos para realizar um offboarding eficiente podem ser observados nos seguintes aspectos:
1º – Estabeleça um plano de comunicação
Este plano de comunicação deve ser elaborado tendo em vista dois tipos de situações diferenciadas. Uma situação é quando a empresa está iniciando um processo de demissões e deve atender a dois objetivos com o seu plano, que são:
- Valorizar o empenho dos funcionários demitidos;
- Dar aos outros funcionários segurança sobre os seus empregos.
Outra situação é quando o(a) funcionário(a) pede demissão e a empresa precisa comunicar esse fato para os seus funcionários. Principalmente para a equipe desse funcionário desligado.
Esta comunicação precisa esclarecer os motivos para o afastamento de modo a não gerar desconfiança e insegurança nos outros funcionários.
2º – Organize a transferência de conhecimentos
É nesta etapa que o(a) funcionário(a) desligado transfere para os colegas ou outra pessoa indicada os conhecimentos de sua função na empresa. Neste sentido, são várias informações transmitidas, tais como:
- Responsabilidades da função;
- Situação das tarefas em desenvolvimento;
- Contatos dos clientes e apresentações, se for o caso;
- Visão geral da função na estrutura da empresa;
- Diretrizes do relacionamento com a equipe;
- Acesso e login aos sistemas e documentos da empresa.
3º – Recuperação dos ativos da empresa
Esta etapa é destinada para receber a devolução dos ativos do(a) funcionário(a) desligado, que podem incluir:
- Crachás de identificação;
- Cadeiras usadas no home office;
- Cartão de crédito corporativo;
- Notebook da empresa;
- Celular da empresa;
- Outros equipamentos da empresa.
4º – Realização de uma entrevista de offboarding
Esta é uma parte fundamental do processo de offboarding, sendo interessante obter informações e feedbacks que contribuam para a melhoria organizacional. Por isso, os seguintes pontos podem ser observados:
- Para obter um feedback real é recomendável que o RH realize a entrevista;
- Formule perguntas para permitir o diálogo, a discussão aberta e o compartilhamento;
- Busque informações sobre todos os setores de conhecimento do(a) ex-funcionário(a);
- Peça para indicar pontos positivos da organização e o que pode ser melhorado;
- É interessante registrar as informações obtidas na entrevista de desligamento.
5º – Automatize o pedido, coleta de informações, equipamentos e documentos no offboarding
No setor de T.I. em média 13% dos colaboradores irão entrar para as estatísticas de turnover anualmente, gerando uma pressão pelo amadurecimento e automatização do processo de offboarding, sendo interessante obter informações e feedbacks que contribuam para a melhoria organizacional, ajudando a reduzir o turnover funcional e o turnover voluntário. Portanto, seguem algumas dicas de como dar os primeiros passos na automatização desse processo:
- Crie um processo de offboarding
- Tenha um formulário para coletar as principais informações necessárias para realizar a saída do(a) colaborador(a)
- Divulgue internamente o processo de offboarding
- Acompanhe o processo de offboarding
Eva Onboarding
Apresentamos os principais elementos de um processo de offboarding eficiente a ser adotado na sua empresa. Uma vez que o desligamento do(a) funcionário(a) é um processo que precisa ser conduzido de forma eficiente para não gerar danos e insegurança na empresa.
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