O mundo está vivendo o “novo normal”, em que todas as demandas pessoais e profissionais se reconfiguraram ao contexto da pandemia do novo coronavírus.
Nessa perspectiva, as empresas e os gestores de RH precisam lançar mão de recursos para o acolhimento e reinserção dos funcionários nessas novas formas de trabalho.
Assim, o re-onboarding surge, pautado na concepção do onboarding, como uma ferramenta para manter a motivação e o alinhamento à cultura da empresa entre os colaboradores.
A adoção de métodos que objetivem acolher e reintegrar os membros das equipes se faz imprescindível.
Isso vale tanto para os que permaneceram trabalhando na empresa ao longo da pandemia, quanto para o que estão retornando ao trabalho presencial.
Acompanhe a leitura do nosso artigo e aprenda o que é e como aplicar o re-onboarding de modo planejado e eficiente na empresa.
Relembre o conceito de onboarding
Antes de pensar na implementação do re-onboarding na empresa, faz-se necessário rever o que é o onboarding.
A expressão “onboarding” é originada do inglês, que traduzida para o português significa “embarque”.
É um termo muito conhecido entre os profissionais de RH e consiste, de modo mais amplo, no “embarque” dos novos funcionários de uma empresa.
Nesse sentido, o principal objetivo do onboarding é proporcionar a integração dos colaboradores recém-contratados ao cotidiano da empresa.
Para isso, são mobilizadas ações que visam apresentar a história da empresa, bem como a cultura do ambiente de trabalho e os colegas da equipe.
Também é realizado um processo com foco em alinhar os valores e as rotinas do ambiente de trabalho, a fim de se alcançar uma gestão de pessoas bem-sucedida.
O onboarding envolve a orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento dos novos trabalhadores.
Todas essas práticas são voltadas para que os funcionários fiquem alinhados com a cultura da organização e desempenhem as suas funções de modo satisfatório.
Um onboarding eficiente é essencial para que o colaborador desenvolva bem o seu potencial dentro da empresa.
Além disso, o onboarding estratégico possui benefícios como a retenção de talentos, diminuição do turnover, crescimento do engajamento e produtividade e o alinhamento da cultura, missão e valores.
E o que é o re-onboarding?
O re-onboarding é o processo de reintegração dos funcionários. Nesse método, o foco é nos colaboradores que já atuam na empresa.
Ou seja, o re-onboarding consiste na adoção de atitudes que busquem reinserir e reintegrar os colaboradores.
Por essa razão, devem ser pensadas estratégias voltadas para o realinhamento dos valores e rotinas dentro da empresa.
Por que o re-boarding é importante? Entenda as razões
O home office não era tão comum no Brasil até a pandemia da COVID-19, que forçou a adesão ao trabalho remoto em muitas empresas.
Nesse contexto, muitos profissionais tiveram que deixar os seus postos de trabalho para exercer as suas funções dentro de casa, a fim de cumprir com as medidas restritivas impostas pelas autoridades sanitárias.
A preocupação com a pandemia e a adaptação à nova rotina colocou muitos profissionais em situações de estresse, desgaste das relações e falta de convívio entre os colegas.
Com isso, observou-se a necessidade de as empresas pensarem em estratégias para manter seus colaboradores motivados e produtivos, mesmo em meio a uma pandemia.
Agora, o mundo vive o contexto oposto: a adaptação ao “novo normal”. Por isso, é crucial que os gestores pensem no retorno às atividades presenciais nas empresas.
E é aí que o re-onboarding figura como um relevante procedimento para a reintegração dos colaboradores às novas configurações de trabalho.
Dessa maneira, um re-onboarding bem planejado é a garantia de um suporte adequado para que os funcionários sintam-se bem acolhidos e seguros no ambiente profissional.
Como implementar o re-onboarding?
O re-onboarding permite ao colaborador reviver a cultura da empresa e reenergizar a sua força de trabalho, seja no home office ou no retorno ao trabalho presencial.
Da mesma forma que o onboarding, é indispensável que as práticas do re-boarding sejam previamente planejadas, pois é possível traçar resultados e realizar os devidos ajustes no andamento da reinserção.
Veja a seguir algumas sugestões de atividades que podem ser adotadas no re-boarding:
É indispensável traçar um plano
Toda ação para ser bem-sucedida precisa de um planejamento prévio. Para a realização do re-onboarding, deve-se organizar um trabalho que envolva gestores, o RH e os funcionários, para definir como será o retorno às atividades.
Busque pensar em como será a recepção dos funcionários, adaptação dos postos de trabalho e adequação às medidas de prevenção ao novo coronavírus.
O plano deve ser bem definido e organizado de modo a oferecer segurança e motivação aos colaboradores.
Política de segurança e saúde coletiva
A instituição deve preparar toda a estrutura para o recebimento do pessoal, a fim de seguir as medidas de combate à COVID-19.
Busque todas as orientações necessárias junto aos órgãos de saúde municipais e estaduais relacionadas aos protocolos de distanciamento social.
Forneça às equipes todo o treinamento e informações adequados sobre a proteção individual, bem como a vacinação contra o coronavírus.
Esses regulamentos devem estar acessíveis a todos os funcionários, com o objetivo de promover o conforto do pessoal para o retorno ao trabalho.
Sensibilidade e atenção às questões emocionais
É inegável que o atual cenário pandêmico afetou a todos. Muitos perderam familiares, amigos e o home office fez com que as questões pessoais e profissionais se integrassem.
Por essa razão, o re-onboarding não deve apenas pensar no embarque no trabalho.
A empresa deve mostrar-se sensível e disponível para ouvir as histórias e acolher as emoções dos funcionários. Sem dúvida, eles precisam se sentir acolhidos, valorizados e importantes.
Além disso, invista em todo o treinamento adequado para capacitar e deixar os seus colaboradores confiantes com relação ao desempenho de suas tarefas.
Flexibilidade nos fluxos de trabalho
A realidade da pandemia reajustou as formas de trabalho e exigiu de muitos profissionais uma adaptação, sobretudo, ao trabalho remoto e ao uso das tecnologias.
Nesse contexto, a comunicação pessoal atualmente é feita por meio de videochamadas, por e-mail e plataformas de mensagens, o que promove maior agilidade na solução de problemas e tomada de decisões.
Observa-se que hoje há uma grande tendência de uma manutenção do trabalho remoto por parte de muitas empresas.
Dessa forma, o re-boarding precisa considerar a possibilidade de flexibilização de como e onde as atividades podem ser feitas.
O re-oboarding pode ser um evento
O retorno ao trabalho nas empresas também é uma excelente oportunidade para reavivar a cultura da empresa.
O RH deve pensar em relembrar aos colaboradores a cultura da empresa, reestabelecendo rotinas e valores.
É interessante olhar para o novo embarque como um evento que envolve todos os setores da corporação.
Planeje um evento de re-embarque que receba da melhor maneira o patrimônio de maior valor para a sua empresa, que é o pessoal.
Promoção do bem-estar
Antes da pandemia, algumas empresas já apresentavam o desenvolvimento de programas de bem-estar para os funcionários.
Agora, está mais do que comprovado o quanto é essencial o cuidado com a saúde mental e emocional, visto que ela influencia diretamente no engajamento dos funcionários.
O planejamento do re-boarding precisa traçar objetivos pautados na redução da carga horária e apoio aos cuidados com a saúde física e mental.
Uma boa alternativa é a adoção de métodos que estimulem o corpo e mente, como ioga, meditação e corridas, o que impacta positivamente no processo criativo.
Re-Onboarding: Distribuição de kits para os colaboradores
E por falar em bem-estar, receber um presente inesperado promove boas sensações, não é mesmo?
Oferecer kits para os colaboradores é um recurso bastante utilizado no onboarding, e sem dúvida, se adequa totalmente ao re-boarding.
Os kits podem conter objetos usuais na rotina e/ou tornar o ambiente de trabalho mais confortável.
Invista também em presentes personalizados, isso fará com que o profissional se sinta valorizado.
Presentear os funcionários com esses kits traz benefícios como:
- Aumento da produtividade
- Diminuição da taxa de turnovers
- Melhora a captação de novos talentos
Os presentes, sem dúvida, melhoram o engajamento e a produtividade dos colaboradores, e consequentemente, os resultados e a imagem de sua empresa.
Re-Onboarding: Foco na comunicação para construir a confiança
Com a pandemia, a comunicação nas instituições, que antes era feita por meio da interação pessoal, por e-mails, bem como telefonemas, passou a ser feita por plataformas digitais de videochamadas e mensagens de texto.
No retorno, também é necessário focar em uma comunicação objetiva e que utilize as plataformas mais eficazes.
As lideranças das empresas devem se mostrar disponíveis para ouvir as preocupações dos colaboradores, além de passar a mensagem de que a organização está atenta em revitalizar a força de trabalho, bem como a cultura da empresa.
O processo de retomada, portanto, deve ser visto como uma experiência de renovação e aprendizado em todos os setores das organizações.
Além disso, vale ressaltar que o empenho de todos é quem vai promover o desenvolvimento de novas metas, valores, políticas e atitudes dentro da organização.
Invista na readmissão de funcionários existentes e contratação de novos talentos, aplicando os métodos de onboarding e re-boarding.
A reenergização da cultura do trabalho se faz indispensável como uma forma de valorizar, mas também de cuidar do setor pessoal com o mesmo foco que se dá aos clientes. Gostou desse artigo? Então saiba que você pode encontrar mais conteúdos como esse clicando aqui!
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