Infelizmente, para muitos de vocês, o final de ano significa contratar trabalhadores temporários às dezenas (ou centenas). E integrar as pessoas rapidamente. À medida que o final do ano se aproxima, qualquer pessoa no setor de turismo e varejo está se preparando para a estação mais movimentada do ano.
A ideia de contratação sazonal lhe dá pesadelos? Você está começando a desejar ter iniciado seu processo de contratação meses atrás?
NÃO ENTRE EM PÂNICO. Estamos aqui para ajudar com as melhores dicas para todos os líderes de RH evitarem o burnout e o caos com uma estratégia robusta de recrutamento e onboarding.
Por onde começar?
É sempre assim. Nós nos pegamos pensando “se eu tivesse começado isso antes”. Ou “se ao menos eu planejasse esse processo minuciosamente”. E se os últimos dois anos nos ensinaram alguma coisa, precisamos esperar o inesperado… e ter um grande plano em prática.
Primeiro, você precisa perguntar:
Da última vez que isso aconteceu, o que deu certo, e mais importante, o que deu errado?
Seus candidatos estavam envolvidos no processo? Você sequer considerou isso? Se eles não estiverem envolvidos no processo de recrutamento, é provável que você perca os melhores candidatos.
A integração foi tranquila ou desmoronou? Seu processo de onboarding não precisa ser difícil e podemos ajudá-lo .
A contratação em massa afetou sua cultura organizacional? Como você pode evitar que isso se repita?
Quem você deseja contratar e onde encontrá-los?
À medida que a temporada de final do ano chega, os alunos universitários estão com tempo livre, então é provável que você apele pela energia e mão de obra barata da Geração Z ( aqueles nascidos entre 1996 e 2010 ). Mas se você quiser atraí-los em massa, você precisa pensar como eles.
Dica importante: 67% da Geração Z usam mídias sociais diariamente. Para atrair esses nativos digitais, anuncie em suas plataformas sociais!
Quantas pessoas você precisa contratar?
Seja realista. Assim que você ouve aquela música de natal da Simone, não dá pra voltar atrás. Certifique-se de ter cobertura suficiente para tornar este final de ano o mais bem-sucedido de todos.
Isso pode parecer muito trabalho. E é verdade. Mas as ferramentas certas podem responder a todos os seus problemas de contratação sazonais para que você possa recuperar o tempo perdido.
Automação é sua melhor amiga
A contratação de milhares de funcionários sazonais é exaustiva. Mas você já sabe isso.
Seus dias são preenchidos com a digitalização de currículos intermináveis, enterrando-se na papelada, sorrindo em centenas de entrevistas, mais papelada, respondendo a e-mails e, claro, mais papelada.
Mas não precisa ser assim. Imagine um fluxo de trabalho automatizado que faria todas essas tarefas repetitivas para você? Parece bom demais para ser verdade?
O que você precisa é de um Sistema de Admissão Digital de Colaboradores.
Com a Eva People, você vai atrair e reter os melhores talentos enquanto oferece uma excelente experiência ao candidato e do colaborador. Recrute escalas com o seu negócio, então diga adeus ao estresse com o recrutamento sazonal.
E graças à praticidade da plataforma, os candidatos podem enviar os seus documentos de forma digital, acelerando o processo. O ganho é tanto que é possível admitir um novo funcionário em menos de 40 minutos!
Onboarding ao toque de um botão
Assim como o recrutamento, seu processo de onboarding não precisa ser desajeitado e cheio de papelada. Na verdade, com a solução certa, pode ser tão perfeito quanto o show da virada com o Roberto Carlos.
58% das empresas dizem que o seu onboarding normalmente se concentra na papelada e nos processos, em vez da experiência geral do funcionário.
Mas uma ótima experiência de integração significa melhor desempenho do funcionário, e melhor desempenho do funcionário significa uma redução no caos do final de ano para os empregadores (você!).
Fica melhor! Quanto mais suave for sua experiência de integração, maior a probabilidade de sua equipe sazonal atual falar bem de sua marca ou até mesmo voltar, reduzindo seus custos de marketing de recrutamento para o próximo ano.
Gostou das orientações? Quer mais conteúdo sobre admissão? Visite o nosso blog e tenha acesso a artigos feitos sob medida para os profissionais de RH.
Compartilhe esse conteúdo