Endomarketing: O que é, e por que você precisa aplicar na sua empresa

Endomarketing: O que é, e por que você precisa aplicar na sua empresa
Daniel Luz 7 de julho de 2022 10 min de leitura

Ter colaboradores engajados com as metas da empresa é o sonho de todo gestor. Mas poucos sabem que o endomarketing é a ferramenta fundamental para alcançar esse objetivo.

 

O problema é que não é fácil acertar de primeira no endomarketing, principalmente quando você não tem os conhecimentos e orientações necessárias.

 

Neste artigo vamos falar sobre o histórico do endomarketing, os benefícios, cases de sucesso em grandes empresas e dicas de atividades para você tirar o projeto do papel.

 

O que é endomarketing?

 

Endomarketing também pode ser chamado de marketing interno, e é um conjunto de ações de comunicação (seja verbal ou não) que tem como objetivo estabelecer uma boa convivência no ambiente de trabalho.

 

A proposta não é bombardear os funcionários com publicidade para gerar alienação, pelo contrário. É trazer o colaborador para dentro da estratégia com ações que gerem resultados positivos de forma clara e concisa.

 

Se engana quem pensa que endomarketing é a última invenção do mercado de startups do vale do silício. A área foi criada na década de 70 na Johnson & Johnson quando o gerente de produtos sentiu dificuldade em integrar as diferentes equipes em volta de um objetivo em comum.

 

Desde então, diversas empresas que buscam se posicionar melhor no mercado vêm explorando e executando a estratégia. Endomarketing não se trata apenas de estabelecer comunicação com os colaboradores, mas engajá-los em estratégias e ações voltadas para o alcance de resultados. Se bem elaborado, o endomarketing pode trazer resultados notáveis ​​para uma empresa, além de ser referência no mercado pela boa reputação entre seus colaboradores.

 
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Como funciona o endomarketing nas empresas

 

Em um cenário ideal, o endomarketing envolve a área de marketing e a área de recursos humanos. Isso porque é necessário planejamento com foco definido em um objetivo. Fazer comunicação interna sem um objetivo em mente não significa fazer endomarketing.

 

O setor de RH está em contato direto com os funcionários e entende melhor as necessidades e desafios. Já o marketing trabalha em cima das metas da empresa. Unindo essas duas áreas é possível construir estratégias assertivas para solucionar os problema enfrentados.

 

É importante que a comunicação não seja uma via de mão única. O funcionário precisa estar integrado no processo a ponto de expressar suas ideias e ser ouvido.

 

O foco é na integração, no alinhamento dos objetivos e metas, e para isso é necessário estar aberto à transparência e feedbacks.

 

Na prática, aplicar o endomarketing corporativo é muitas vezes um desafio. Principalmente quando ainda pensam que o marketing é apenas uma estratégia que precisa ser executada externamente, totalmente centrada no cliente.

 

Muitas empresas que já entendem a importância dos seus funcionários são capazes de criar uma comunicação eficaz e um ambiente de trabalho mais envolvente. No entanto, para realizar o Endomarketing de forma otimizada, a equipe de marketing deve estar alinhada com o departamento de RH.

 

Como o RH é um departamento estratégico que está sempre em contato com os colaboradores, fica mais fácil entender os principais desafios a serem enfrentados. Dessa forma, as duas equipes precisam dialogar para traçar a estratégia ideal e encontrar soluções para os problemas encontrados. Para ajudar você a entender melhor, no próximo tópico vamos detalhar a diferença entre comunicação interna e endomarketing, que muitas vezes são vistos como semelhantes.

Benefícios do desenvolvimento de endomarketing

 

À primeira vista, o endomarketing pode parecer complexo, porque é. Mas não é coisa do outro mundo. Daqui a pouco vamos falar sobre exemplos de ações de endomarketing, e no final deste webinar vamos mostrar na prática como construir uma campanha para a sua empresa.

 

Vale lembrar que o endomarketing traz benefícios para empresas de todos os portes, independente da quantidade de funcionários ou da área de atuação. Estes são alguns exemplos de benefícios:

  • Aumento de engajamento
  • Ganho de produtividade
  • Inovação
  • Qualificação das equipes
  • Melhorias na qualidade de execução das tarefas

 

Quando o endomarketing é bem feito, os funcionários desenvolvem o senso de ownership, que conecta as metas da empresa e dos departamentos com a responsabilidade deles individualmente. Isto não é uma imposição da gerência, mas é desenvolvido naturalmente.

 

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Cases de sucesso de endomarketing

 

Netflix

 

A Netflix é referência quando o assunto é endomarketing. Isso porque, em seu ambiente interno, a Netflix desenvolve uma cultura onde os  funcionários são inspirados a ter autonomia para tomar decisões pelo bem da marca. Isso é resultado da concretização do ownership.

 

Além disso, os escritórios são personalizados com muitas referências às produções da empresa. Isto faz com que os colaboradores vivenciem constantemente os produtos. Quando alguém de fora elogia a empresa, os funcionários sentem orgulho de pertencerem ao time.

 

Magazine Luiza

 

A Magazine Luiza, empresa líder de vendas omnichannel, adotou uma postura bem valorizada: a descentralização do poder. A empresa oferece uma variedade de programas participativos e oferece incentivos e treinamento para seus funcionários.

 

Assim, a Magalu conseguiu se tornar a queridinha de muitos brasileiros e um modelo de referência para muitas outras empresas, independentemente do ramo de atuação.

 

Citibank

 

O Citibank é uma instituição conhecida por seu patrimônio. Para melhorar ainda mais essa imagem, a empresa criou uma campanha que só foi implementada no Brasil, mas fez tanto sucesso que logo foi replicada em várias outras unidades da América Latina.

 

A campanha de comunicação interna foi chamada de “Sou mais Citi”, e coletou várias fotos espontâneas de funcionários com os braços cruzados. A campanha foi muito positiva e inspirou muitos colaboradores que se consideravam parte essencial da organização.

 

Toyota

 

Fechando o ano de 2021 como a maior fabricante de automóveis em receita, a Toyota trabalha com foco na integração e criatividade da equipe. Ela investe bastante tempo para entender as necessidades dos seus funcionários, além de estar aberta a sugestões de ideias e melhorias.

 

Na Toyota, cada colaborador passa por cinco meses de treinamento para conhecer os valores e o posicionamento com os quais a marca se comprometeu desde a sua criação. Dessa forma, os profissionais ganham conhecimento e autonomia para criar inovações.

 

Exemplos de ações de endomarketing

 

Espero que a esse ponto do webinar você já esteja convencido em desenvolver ações de endomarketing na sua empresa. Já falamos das vantagens, dos cases de sucesso, e agora vamos falar de exemplos de ações para começar ainda essa semana.

 

Ofereça capacitações

 

Nada melhor do que ter um colaborador que entende as principais novidades do mercado. Por isso, ofereça aulas e treinamentos com boa frequência para que eles continuem aprendendo.

 

Isso é benéfico para ambas as partes. As empresas terão profissionais qualificados prontos para novas soluções e os profissionais terão a oportunidade de se especializar.

 

Ações de interação

 

Investir em ações informais que promovam a interação entre colaboradores de diferentes áreas é fundamental para fortalecer os relacionamentos. Isso evita a competição desnecessária entre diferentes departamentos e incentiva um ambiente colaborativo saudável.

 

Eventos internos, festas, aniversariantes do mês… estes são apenas alguns exemplos de eventos que podem ser realizados regularmente. Foco sempre na boa convivência e troca de experiências.

 

Pesquisa de satisfação

 

As pesquisas de satisfação geralmente são projetadas para entender a dor e as necessidades do cliente. Então, como você conduz essa pesquisa para entender melhor sua força de trabalho? Além de entender os fatores negativos que muitas vezes são esquecidos, isso permite determinar como eles se sentem em relação à empresa. Ou seja, esta é uma ação essencial do Endomarketing porque nos permite compreender diferentes perspectivas do ponto de vista do colaborador. Dessa forma, fica mais fácil e seguro encontrar soluções para necessidades reais e não especulativas.

 

A pesquisa de satisfação também é um ponto chave para acompanhar a métrica de eNPS, employee net promoter score, que é importantíssima para a construção de uma marca empregadora, ou employer brand. Falamos mais sobre isso em um artigo recente no nosso blog. Assine a nossa newsletter para acompanhar os conteúdos.

 

Planeje ambientes agradáveis

 

É importante trabalhar em um ambiente que inspire criatividade e inovação. Dessa forma, é fundamental que os ambientes corporativos possuam áreas para compartilhamento de ideias, espaço para alimentação e outros ambientes que torne tudo mais acolhedor.

 

Além disso, também é importante que a identidade visual da empresa esteja sempre presente. Isso gera identificação e faz com que o colaborador sinta-se inserido em todos os ambientes. Lembre do case da Netflix, onde os espaços de escritório traziam cartazes e estátuas referentes às suas produções de sucesso.

 

Metas transparentes

 

Toda empresa tem metas. Abri-las e compartilhar entre os colaboradores é uma boa estratégia para manter as equipes motivadas, desde que elas sejam tangíveis. Isso porque não adianta nada trabalhar para alcançar algo fora da realidade.

 

Com metas estabelecidas e transparentes, cada colaborador trabalha mais para alcançar o sucesso e os resultados da equipe.

 

Ofereça programas de bem-estar

 

Não é fácil trabalhar sob pressão. Na maioria das vezes, o que todos procuram é um ambiente leve e descontraído para produzir. Pensando nisso, promover o bem-estar é uma ótima solução para manter os colaboradores engajados.

 

Ginásticas laborais e espaço para meditação, por exemplo, são algumas iniciativas que oferecem bem-estar aos colaboradores na correria do dia a dia.

 

Não seja apenas um chefe, seja um líder

 

As pessoas gostam de ser inspiradas por outras no trabalho. Desta forma, um chefe em um papel de liderança também motiva seus funcionários. Portanto, sempre deixe espaço para diálogo e feedback. Isso mantém a equipe em contato próximo.

 

Comemore resultados com a sua equipe

 

Pouco adianta estabelecer metas e cumpri-las se você não comemora os resultados positivos.  Isso é fundamental para que os seus colaboradores entendam a importância que cada ação estabelecida representa para a empresa.

 

Conclusão sobre endomarketing

 

Depois de saber mais sobre como o endomarketing funciona e como implementá-lo de forma eficaz na sua empresa, é hora de executar.

 

Mas não esqueça que todos os detalhes aprendidos fazem parte de um processo com um componente essencial: uma equipe dedicada.

 

Portanto, certifique-se de mantê-los motivados pessoalmente e profissionalmente em todos os momentos. Este com certeza será um grande diferencial para sua empresa ser uma boa referência no mercado.

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