7 estratégias vencedoras de comunicação interna — Aplique e se destaque!

7 estratégias vencedoras de comunicação interna — Aplique e se destaque!
Daniel Luz 1 de agosto de 2023 12 min de leitura

Você já brincou de “telefone sem fio”? Se você faz parte da “geração Nutella”, provavelmente não teve a graça de vivenciar esse divertimento. Mas, se você for da “geração raiz”, já participou, pelo menos uma vez, dessa brincadeira. Em suma, o objetivo do “telefone sem fio” é fazer com que uma mensagem seja transmitida corretamente após ser passada para várias pessoas diferentes. 

Por exemplo: digamos que você e mais 10 pessoas estão brincando de “telefone sem fio” e você ficou responsável por desenvolver a mensagem que será passada para o restante da turma. Assim, você decidiu pela seguinte mensagem: “Pão de queijo só é um bom pão de queijo se for recheado com frango, queijo muçarela ou catupiry. Tradicional, sem recheio, eu não gosto.” 

Após formular essa mensagem, é seu dever cochichá-la no ouvido de uma pessoa da turma e essa pessoa a repete no ouvido do próximo… Esse ato se sustenta até chegar no último indivíduo do grupo. Essa última pessoa deve transmitir, em voz alta, a frase que chegou até ela. Sabe qual o problema disso? Muito provavelmente, no fim, a frase chegará totalmente distorcida.

Durante a repetição, ocorrem falhas na comunicação e a frase começa a sofrer variações. Na brincadeira, esse erro é motivo de graça, mas, se tem um erro que desgasta a rotina de trabalho de qualquer colaborador é a falha na comunicação. Logo, na brincadeira esse erro é aceitável e as pessoas até torcem para que ele aconteça. 

Todavia, em uma empresa, a comunicação interna deve ocorrer da forma mais eficiente possível. Essa comunicação não está somente vinculada ao repasse de tarefas, mas, também, às diretrizes organizacionais, à cultura da empresa, ao posicionamento etc. Por isso, o intuito deste conteúdo é ajudar você a criar um excelente sistema de comunicação interna na sua empresa. 

Para descobrir quais estratégias vencedoras você pode aplicar na sua empresa e fazer com que a mensagem do seu negócio seja compreendida de ponta a ponta — por toda a organização —, sem falhas, leia atentamente os próximos tópicos. Vamos falar de estratégias simples de serem aplicadas e que geram um ótimo efeito, se executadas corretamente. 

Conceito de comunicação interna e sua importância para as empresas

Comunicação interna é toda forma de comunicação que uma empresa utiliza para transmitir informações e fortalecer seu posicionamento e seus valores, fazendo com que todo o público interno fique alinhado, ou seja, em conformidade com o que a empresa espera. 

É um equívoco imaginar que uma boa comunicação interna serve apenas para fazer com que todas as atividades sejam desenvolvidas de acordo com o esperado. Ela também ajuda nesse quesito, no entanto, o principal ponto de se trabalhar a comunicação interna envolve fatores maiores que esse. 

Um bom trabalho de comunicação interna faz com que a empresa tenha colaboradores cientes de como eles devem se posicionar tanto entre si quanto com os clientes externos, para passar, da melhor maneira possível, uma imagem positiva e real da empresa. Ou seja, ela faz os colaboradores se transformarem nos maiores propagadores da marca. 

Por meio da comunicação interna, a cultura organizacional é fortalecida e os colaboradores trabalham mais motivados, pois eles se sentem ouvidos e fazendo parte de uma empresa com princípios alinhados aos seus. Além disso, o ambiente de trabalho se torna mais harmonioso. 

Partindo desse princípio, mesmo que o trabalho para o desenvolvimento de estratégias que visam aperfeiçoar a comunicação interna, geralmente, fique a cargo do time de Recursos Humanos (RH), toda a empresa deve ajudar nesse processo. A comunicação interna atinge todos os setores da empresa e sua imagem externamente. Logo, nada mais justo do que o trabalho conjunto, visando a boa execução das estratégias traçadas. 

Diante disso, dentre todas as ações para construir uma comunicação interna “de milhões”, separamos sete que consideramos mais importantes. Vamos à adiante para falarmos sobre elas!

7 estratégias que garantem uma excelente comunicação interna

1. Enviar newsletters internas 

Entre os variados tipos de e-mails que você pode enviar aos seus clientes internos e externos, temos os newsletters. Elas servem para divulgar um produto; aumentar a conexão com os clientes; quebrar objeções e mostrar provas sociais durante um evento de lançamento; e também são úteis para passar informações da empresa para o seu público interno.

Nesse caso, você pode utilizar a newsletter para enviar informações importantes, como algumas organizações fizeram durante a pandemia, aproveitando esse canal de comunicação para alertar seus colaboradores dos cuidados a serem tomados para não se contaminar pelo vírus da Covid. Além disso, é viável também aproveitar os newsletters para educar os colaboradores sobre valores e projetos que a empresa defende. 

Saindo dessa parte educativa, é possível utilizar os newsletters também para datas comemorativas, a exemplo do aniversário do colaborador. Em empresas pequenas, é comum o gestor promover uma pequena comemoração, mas em empresas grandes desenvolver essa ação fica um pouco mais difícil. 

Então, você pode recorrer a outros meios, a exemplo do newsletter. Existem ótimos disparadores de e-mail no mercado, como a Constant Contact e a MailChimp. Pesquise e analise aquele que melhor atende a sua empresa, tanto em relação ao número de e-mails a serem enviados quanto ao custo para fazer isso acontecer. 

2. Promover vídeos institucionais

Esses vídeos, assim como a newsletter, podem servir para educar seus colaboradores e incentivá-los. Você pode utilizar as redes sociais como veículo de propagação dos vídeos. Logo, além de impactar o público interno, o público externo também é atingido. 

Nos vídeos, é possível escolher alguns colaboradores destaques e aproveitar para falar um pouquinho sobre as atividades que eles desempenham na empresa e os resultados que conquistam em suas áreas de atuação. Isso fará com que outros profissionais também queiram se destacar para conquistar o mesmo reconhecimento. 

Além disso, você pode casar a estratégia do newsletter com os vídeos. Por exemplo: digamos que a empresa incentiva as mulheres a realizarem o exame de mama anualmente. No mês de outubro, você pode fazer um pequeno vídeo falando sobre a importância do exame e do autoexame de mama, postar nas redes sociais e, como complemento, enviar um newsletter abordando o assunto e convidando para assistir o vídeo. 

3. Realizar reuniões periódicas 

Após traçar todas as estratégias de comunicação interna, é interessante os gestores de todas as áreas da empresa realizarem reuniões com determinada periodicidade. Assim, fica mais fácil o relato de como tudo está se encaminhando, se as ações estão gerando o efeito desejado ou precisam sofrer alguma reformulação. Esse feedback é de suma importância.  

4. Promover eventos 

Palestras, comissão de vendas, confraternizações… São vários tipos de eventos que você pode promover para motivar e educar seus colaboradores. Algumas empresas, por exemplo, promovem comissões em resorts para que seus colaboradores possam aproveitar os dias aprendendo e, como bônus, desfrutar do ambiente físico do resort. 

As confraternizações servem para comemorar o aniversário da empresa, uma meta batida, o fim de mais um ano, o sucesso no lançamento de um produto. Ou seja, oportunidades não faltam para “dar um up” na comunicação interna da empresa usando essa estratégia. 

5. Elaborar um mural de avisos

Talvez, para uma empresa grande, essa estratégia não seja tão viável. Mas, para uma empresa de pequeno ou médio porte, ela pode ser bastante útil. Opte por colocar o mural em um lugar estratégico, ou seja, onde todos os colaboradores têm acesso, como no refeitório, perto da máquina de bater ponto etc. 

6. Fazer uma caixinha de sugestões

Assim como o mural, talvez, essa estratégia não seja viável para todas as empresas. A caixinha também pode ser colocada em pontos estratégicos e, para que os colaboradores não fiquem com receio, pode ser proposto dar a sugestão sem a necessidade de se identificar. 

7. Criar um site interno

Sabe aqueles sites de casamento que muitos casais utilizam para contar suas histórias, colocam uma aba para direcionar os convidados sobre os presentes a serem dados e deixam informações sobre o local do casamento e da festa? Se você já presenciou um desses sites, sabe muito bem como deve ser o site interno de uma empresa, pois ele segue essa mesma linha. 

No site interno, é possível criar vários tipos de páginas e dar muitos direcionamentos aos colaboradores. Dessa forma, vamos destacar algumas páginas legais de se criar em um site empresarial vinculado ao público interno. Veja só! 
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História da empresa 

 

Nesse caso, dê ênfase nos anos em que a empresa conquistou algo importante, a exemplo da Ambev que, em 2008, comprou a cervejaria americana Anheuser-Busch e conquistou o título de “maior cervejaria do mundo”. Essa aba servirá para mostrar aos colaboradores todo o trajeto percorrido pelos fundadores para conseguirem se firmar no mercado, o que pode gerar um sentimento de admiração, tendo seus líderes como referências.

Diretrizes organizacionais

As diretrizes organizacionais — missão, visão e valores — devem ser passadas e reafirmadas aos colaboradores em todas as oportunidades que a empresa tiver. Por isso, vale criar uma aba no site para destacá-las e explicar o porquê da escolha dessas diretrizes. Mostre a razão da empresa prezar tanto por elas. 

FAQ (Perguntas frequentes)

Sabe aquelas questões vinculadas a todos os colaboradores, como o dia em que o salário é depositado na conta, o horário para a pausa do almoço e do café da tarde, quando acontece um determinado evento anual da empresa etc.? Então, use uma página para responder essas perguntas frequentes. Assim, não gera o desgaste de ter que ficar repetindo informações para várias pessoas. 

Eventos

Todos os eventos promovidos pela empresa podem ser registrados no site. Poste fotos; conte o porquê deles serem realizados. Nessa página não tem muito segredo. Além dos eventos destinados a todos os colaboradores, caso alguns profissionais tenham participado de algum evento externo, é interessante também deixar registrado. 

Blog

Esse blog pode ser usado para transmitir informações relevantes, como o exemplo do exame de mama dado anteriormente, e para usar como um “blog de notícia”. Informe seus colaboradores sobre a presença de alguns colegas de trabalho em eventos externos ou, caso a empresa tenha se tornado patrocinadora de algo, a exemplo da Boca Rosa Company que começou a patrocinar o time de vôlei do Corinthians, também é válido destacar no blog. 

Comunicação interna e endomarketing 

Endomarketing ou marketing interno é a forma que a empresa utiliza para estreitar a relação com seus colaboradores. Para que as variadas ações de endomarketing existentes, como a oferta de treinamentos e a real vivência do propósito da empresa, possam dar certo, é preciso que a comunicação interna esteja alinhada. 

Logo, se você deseja entender mais sobre esse assunto, temos um post completo sobre grandes cases de marketing interno, a exemplo da Nubank e da Southwest Airlines, para mostrar como essas empresas trabalham o endomarketing com excelência. Para ter acesso a esse conteúdo, clique aqui. 

Conclusão

Conseguiu perceber como a boa comunicação interna provoca benefícios em todas as áreas de uma empresa? Esperamos que este post tenha ajudado a entender mais acerca desse assunto e passado vários insights para aplicar no seu negócio. 

Na caixinha de sugestões, por exemplo, você não precisa e nem deve acatar todas as ações propostas pelos colaboradores, pois algumas podem não fazer sentido para o dia a dia da empresa ou fugir do seu propósito. 

Por exemplo: o ideal da Southwest Airlines é oferecer uma baixa tarifa aos seus clientes. Então, mesmo que um colaborador proponha que a empresa ofereça uma alimentação mais rebuscada aos seus clientes, para a empresa essa sugestão não faz sentido, pois aumentaria o custo do serviço. Dificilmente os colaboradores da Southwest indicariam isso à ela, visto que o seu trabalho de endomarketing é muito bem executado. 

As ações que indicamos durante o post servem para empresas de todos os nichos e de diferentes tamanhos. Escolha uma ou algumas que casam melhor com o perfil da sua empresa. É importante ter esse senso no momento de escolher as ações a serem executadas e como elas serão aproveitadas.

Logo, entre todas as soluções que proporcionamos aos nossos clientes, temos uma ferramenta poderosa para potencializar a comunicação interna das empresas, dando a oportunidade de criar e distribuir conteúdos totalmente personalizados aos colaboradores. Consulte um de nossos especialistas para ter acesso a essa ferramenta ou aproveite para tirar todas as dúvidas referente à ela.
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