Para otimizar as atividades do seu setor, que tal conhecer ferramentas para automação dos processos de RH?
Sim meus caros leitores, a tecnologia é uma aliada e tanto no setor de Recursos Humanos e, no mercado atual, temos uma vasta variedade de soluções que permitem a automatização de processos.
Através dessa mãozinha tecnológica a sua empresa pode desfrutar de melhores resultados, garantindo inovação e produtividade.
Dentre essa gama de soluções, trouxemos hoje 5 ferramentas para automação de processos de RH que você não pode deixar de conhecer!
Veja só o que abordaremos no artigo:
- O que é a automação dos processos de RH?
- O que eu posso automatizar no meu RH?
- 5 dicas de ferramentas de automação dos processos de RH
Continue a leitura!
O que é automação dos processos de RH?
A automação dos processos de RH é uma forma de otimizar a realização das atividades do setor com o apoio de ferramentas tecnológicas.
A automação dos processos pode estar presente em toda empresa, sendo de extrema relevância para agilizar procedimentos burocráticos.
Essa Gestão de Processos Empresariais se trata do uso da tecnologia e a integração de sistemas e dados para aprimorar o controle e o andamento do fluxo de trabalho de maneira contínua.
Trocando em miúdos, os gestores passam a utilizar essas ferramentas e realizam o monitoramento das mesmas em substituição de atividades manuais.
O que eu posso automatizar no meu RH?
O setor de Recursos Humanos ou Departamento Pessoal conta com diversas atividades que são desenvolvidas no dia-a-dia.
Muitas dessas tarefas que são realizadas manualmente demandam um tempo excessivo do time de RH, podendo ser facilmente delegado para ferramentas que podem realizar a mesma tarefa em menos tempo.
Para ilustrar, trouxemos para você alguns dos processos que podem ser automatizados no seu RH utilizando as ferramentas corretas:
Processamento de dados
O processamento de uma grande quantidade de dados dos colaboradores e clientes é uma necessidade de toda empresa, sendo esse um grande problema na rotina.
Todas essas informações precisam ser tratadas, analisadas e armazenadas e esse grande volume de dados precisa estar seguro.
Através da automatização com ferramentas tecnológicas a sua equipe pode ter o fácil acesso a informações, visto que são organizadas de uma maneira mais inteligente.
Além disso, boas ferramentas garantem a segurança dessas informações.
Quando a equipe de RH conta com relatórios, dados e gráficos que são atualizados automaticamente e condizem com a realidade, a empresa pode diagnosticar situações com mais agilidade, de forma a evitar erros e encontrar soluções com mais rapidez.
Monitoramento de indicadores
Os indicadores-chave do RH são necessários para a visualização dos status e desenvolvimento da empresa e, através deles, é possível realizar a correção de erros.
Dentre os indicadores que podem ser monitorados de forma automatizada, podemos citar os feedbacks, turnover de colaboradores, avaliação de aprendizagem, recrutamento e seleção, entre outros processos de RH.
As ferramentas que cuidam do monitoramento de indicadores costumam apresentar dashboards que facilitam a visualização desses dados, que podem ser facilmente compreendidos pelo time.
Recrutamento e Seleção
Uma das partes mais maçantes do recrutamento e seleção é a triagem de currículos. Essa atividade tem por objetivo selecionar os candidatos com mais compatibilidade com os objetivos da empresa.
Essa triagem pode ser facilmente feita através de softwares para esse fim.
Com essa ferramenta, o aplicativo inicia a análise dos requisitos daquela vaga e faz a combinação com os dados do candidato, como a formação, competências e habilidades.
Admissão
Após a seleção, é chegado um dos momentos mais burocráticos, a admissão. Esse processo costuma ser demorado, levando até mais de 30 dias para a sua finalização.
Esse tempo pode desviar o foco da equipe de atividades estratégicas e é por isso que a ajuda de ferramentas tecnológicas se faz tão necessária.
Gestão da folha de pagamento
A gestão de folha de ponto é uma atividade bastante trabalhosa, que demanda bastante atenção e tempo do time de RH.
A automatização desse processo se fez necessária em diversas empresas tendo em vista a necessidade de reduzir os erros que geram processos trabalhistas.
Com uma ferramenta de automação para esse fim, todas as regras relacionadas ao pagamento, como horas extras, adicionais, taxas e impostos podem ser calculados da maneira correta.
Controle de ponto
O controle de ponto é uma atividade bastante trabalhosa, tendo em vista que é necessário analisar todas as presenças, faltas, atestados, horas extras, saídas mais cedo e uma infinidade de ocasiões.
Essa atividade pode (e deve) ser delegada a uma ferramenta de controle de ponto para tornar a gestão dessa atividade otimizada.
5 dicas de ferramentas de automação dos processos de RH
Agora que você já sabe alguns dos processos que podem ser automatizados, vejamos exemplos de ferramentas de automação capazes de otimizar os fluxos e contribuem para inúmeras melhorias no seu RH:
Eva People
Eva People é uma ferramenta desenvolvida para construir um processo consistente, e digital para o processo admissional.
A implantação da Eva consiste em centralizar tanto essa parte inicial quanto de onboarding para instruir os colaboradores de maneira automática.
Todas as suas contratações podem ser realizadas de maneira inteligente, rápida e em um lugar só.
Além disso, é possível personalizar a experiência de onboarding, tornando-o mais efetivo e menos operacional.
Um quesito interessante é que os colaboradores recém contratados aprendem sobre a sua empresa utilizando o recurso de gamificação e microlearning.
Skore
A Skore é uma ferramenta de automação voltada para a aprendizagem contínua do colaborador.
Através dessa solução, os treinamentos da sua equipe podem ser feitos de uma maneira mais inteligente, permitindo a capacitação, preparação e atualização dentro do ambiente virtual.
Gupy
Para recrutamento e seleção a plataforma Gupy consegue mostrar para as empresas quais são as pessoas com maior compatibilidade para a vaga em aberto.
Dessa forma, o processo seletivo passa a ser orientado por dados, selecionando os candidatos mais adequados.
Essa “peneira” é de extrema relevância para o desenvolvimento de um processo seletivo estratégico.
Genyo
Para a gestão de ponto, o sistema Genyo auxilia a sua equipe com a geração de relatórios completos, incluindo banco de horas, horas extras, faltas, intervalos, horas noturnas e dezenas de outras ocorrências.
Dessa forma, a análise do seu RH fica muito mais prática, especialmente por permitir que ocorra a integração com a folha de pagamento.
SkillHub
A SkillHub é uma plataforma voltada para a educação dos colaboradores, centralizando cursos e treinamentos online de forma a gerar engajamento, através da cultura de Long Life Learning.
Dessa forma, você pode ampliar o potencial dos talentos da empresa em um time fidelizado.
Interessante, não é mesmo? Você gostou desse conteúdo? Tem muito mais aqui no blog esperando por você!
Encontre mais conteúdos como esse clicando aqui!
Compartilhe esse conteúdo