Kit Onboarding: 15 ideias para integração de funcionários em 2022

Kit Onboarding: 15 ideias para integração de funcionários em 2022
Lucas França 17 de novembro de 2021 11 min de leitura

Kit onboarding é uma estratégia que tem sido cada vez mais usada entre as empresas como uma forma de ajudar um novo membro no processo de integração. Aliás, esse ato começa antes mesmo do primeiro dia dele na empresa.

Também conhecido como kit de boas-vindas, é mais do que essencial para engajar um novo funcionário. O principal objetivo desse kit é fazer com que o mais novo contratado possa sentir-se parte da equipe.

Sem ideias para elaborar um ótimo kit de boas-vindas para os membros de sua empresa? Não se preocupe, basta continuar lendo esse conteúdo para conhecer algumas dicas criativas.

Kit Onboarding

kit de onboarding para colaboradores

O primeiro dia de trabalho em uma nova empresa é sempre difícil para um funcionário. Conforme ele for recebido nessa empresa, o seu primeiro dia pode ser tanto horrível quanto ótimo.

Afinal, a primeira impressão é sempre a que fica, não é mesmo? Sendo assim, por esse motivo é crucial que as empresas acolham e recepcionem bem os novos contratados. O processo de onboarding trata-se de ajudar a integrar o funcionário em seus primeiros dias.

É durante esse período que o novo membro é instituído a respeito do ambiente de trabalho, quais as suas funções, cultura organizacional da empresa, etc. Dessa forma, para ajudá-lo durante esse processo, o kit de boas-vindas é uma ótima opção que vem sendo muito usada.

De modo geral, o kit não serve apenas para presentear os colaboradores. Mas assim como também é usado para integrar o novo membro para que esteja bem alinhado com a cultura e valores da empresas.

Benefícios do kit onboarding

O kit serve como um gatilho que estimula a motivação e sensação de pertencimento a empresa. Com isso, ajuda a elevar o desempenho do funcionário, aumenta a retenção de talentos, entre outros benefícios, como por exemplo:

benefícios kit onboarding

Sentimento de pertencimento

Faz parte da natureza das espécies a busca pela sensação de pertencimento. Nós buscamos fazer parte de algo, como quando sentimos a necessidade de conhecer novas pessoas que possamos nos identificar com o grupo.

Logo, esse senso de pertencimento nos traz sentimentos de segurança e conforto. Assim como ocorre em nossas relações pessoais, essa sensação também surge no ambiente de trabalho e em outros âmbitos da vida.

Com isso em mente, várias empresas já investem em projetos que possam ajudar o novo membro com a sensação de pertencimento. Dessa forma, ele ficará mais feliz, e um funcionário satisfeito é mais produtivo e engajado com os valores e missão da empresa.

Cultivar a cultura organizacional

Não há dúvidas de que a cultura organizacional tem sido cada vez mais vital para todas as empresas no mercado. Esse é um fator que tem sido cada vez mais relevante para os funcionários.

Assim, eles valorizam mais uma cultura que promove o bem-estar dos funcionários, engajamento do time e a retenção de talentos. Isso porque, o objetivo central da cultura organizacional é fazer com que os todos os membros possam identificar-se com os mesmo valores.

A parceria forjada entre a empresa e o funcionário gera grandes impactos e influencia nas ações dos membros. E, como resultado, esse comportamento reflete direto na imagem da empresa com o seu público-alvo.

Desse modo, com a ajuda do kit, é possível que os membros entendam melhor quais são os valores e missão da empresa, para assim tornar-se mais engajado. Pois, eles irão ter uma conexão maior com o que a empresa prega.

Reduz o desligamento de funcionários

Hoje em dia, uma das maiores preocupações das empresas de todos os segmentos é o desligamento de funcionários. Pois, quando há muito desligamento de funcionários em uma empresa, isso gera uma série prejuízos.

Além disso, também há queda de produtividade, danos de imagem e inclusive prejuízos financeiros. Para evitar que isso ocorra, é preciso ter estratégias que retém os funcionários.

Uma dessas formas é por meio do kit onboarding. Montar uma boa equipe não é uma tarefa muito simples, certo? Por isso é preciso evitar que os membros desistam de trabalhar nessa empresa.

O onboarding não só aumenta a retenção dos funcionários, como também aumenta o seu engajamento. Sendo assim, em uma empresa onde sente-se valorizados, há maiores chances do funcionário continuar lá por mais tempo e até mesmo construir uma carreira.

Ideias de kit onboarding

ideias Kit Onboarding

Como você pôde ver, o kit onboarding é necessário e pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa. Muitas pessoas, no entanto, não sabem com o que presentear os funcionários no kit.

Caso você também compartilhe dessa mesma dúvida, veja logo abaixo algumas sugestões que podem ser úteis:

1. Produtos personalizados da empresa

Uma das ideias mais usadas é criar um kit de boas-vindas personalizado com a marca da empresa em diversos produtos. Há uma série de objetos que você pode incluir nesse kit para os novos membros, tais como:

  • Garrafas de água;
  • Canecas de café;
  • Camisetas;
  • Cadernos;
  • Canetas;
  • Etc.

De modo geral, todos os itens básicos usados no dia a dia podem ser inclusos nesse kit. Uma ótima ideia é escrever o nome de cada membro nos produtos, para aumentar a sensação de valorização.

Ou seja, você pode criar canecas e camisetas com a marca da empresa e escrever o nome do funcionário que receberá o kit.

2. Material de escritório

É bem provável que os materiais de escritório sejam uma das partes mais essenciais e integrantes de todos os kits de boas-vindas. Afinal, objetos de uso no trabalho podem ser bem úteis para garantir que o novo contratado supra as suas necessidades no trabalho.

Dessa forma, nesse kit você pode incluir qualquer tipo de material que possa ser usado na rotina profissional do funcionário e facilitar o seu trabalho. Entre os itens, é possível destacar os seguintes:

  • Agendas;
  • Bloco de notas;
  • Marcadores;
  • Cartões de visitas;
  • Etiquetas;
  • Clipes;
  • Grampeadores.

3. Manual do funcionário

O manual do funcionário é uma ótima maneira de integrar novos funcionários. Assim eles já estarão mais cientes quanto as regras e cultura organizacional da empresa.

Caso esqueçam de alguma informação, basta consultar o manual do funcionário sempre que quiser. O manual precisa conter instruções claras e objetivos sobre o papel do funcionário na empresa.

Além de conter o que não deve fazer, quais são as políticas da organização, etc. Por isso é sempre uma boa ideia incluir o manual do funcionário em um kit onboarding para que os funcionários possam sempre tê-lo em mãos quando tiverem duvidas a respeito.

4. Nota personalizada

Incluir no kit onboarding uma nota personalizada do CEO e de outros executivos da empresa é uma boa ideia para gerar ao novo funcionário a sensação de pertencimento e segurança.

5. Equipamentos de tecnologia

Não há dúvidas de que, hoje em dia, a tecnologia tornou-se uma ferramenta essencial para o trabalho. Garanta que os novos contratados possam ter acesso aos equipamentos adequados para o trabalho.

Isso inclui notebook, teclados, mouses e senha wi-fi. No kit de boas-vindas você também pode incluir orientações e equipamentos para que os funcionários possam realizar suas funções mais facilmente.

6. Benefícios de funcionários

É importante que os seus funcionários tenham uma visão clara sobre os benefícios e vantagens que eles possuem. Sendo assim, lembre-se de incluir uma lista de todos esses benefícios durante o processo de integração.

7. Medidas de segurança

A higiene e segurança são fatores importantes em quaisquer ambientes, no trabalho não poderia ser diferente. Ainda mais diante de uma crise sanitária que vivemos nos dias atuais, é crucial tomar as medidas certas para garantir a segurança e saúde da equipe.

Mesmo ao contratar novos funcionários, deve-se adotar medidas básicas de higiene para garantir a segurança de todos. No kit onboarding, você pode incluir itens de higiene, como por exemplo:

  • Luvas descartáveis;
  • Álcool em gel;
  • Máscaras de proteção;
  • Instruções sobre o distanciamento social.

8. Cartões-presente

A maioria das empresas gosta de dar cartões-presente para os seus contratados, pois é muito mais fácil e prático. Isso porque, você ainda não conhece muito bem esses funcionários e não sabe do que eles gostam.

Com os cartões-presente, os funcionários poderão escolher o presente que quiserem. Outro ponto positivo é que o funcionário tem toda a experiência de compra, que contribui para sua satisfação e alegria.

9. Caixa de lanche

Todo mundo gosta de fazer uma lanchinho durante o trabalho, não é mesmo? Por esse motivo, incluir lanches no kit de boas-vindas pode ser uma ótima ideia para aliviar aquela fome que surge no trabalho.

Trabalhar de estômago cheio é importante para manter a concentração e produtividade. Uma outra ideia é optar por lanches mais saudáveis e de qualidade, para que os funcionários tenham os benefícios desses lanches sem prejudicar a qualidade de vida.

10. Fones de ouvido

Caso você não queira que o barulho e agitação do ambiente de trabalho prejudique o desempenho do funcionário, então fones de ouvido podem ser úteis. No kit de boas-vindas, você pode incluir fones de cancelamento de ruídos.

Eles são ideais para garantir que os funcionários não sejam incomodados com qualquer tipo de distração.

11. Plantas de mesa

As plantas, além de serem ótimas para decorar e dar vida a um ambiente, também transmitem boas vibrações. Portanto, são ótimas opções para você incluir em seu kit de boas-vindas para os funcionários.

Invista em plantas pequenas que podem ser colocadas sobre a mesa para iluminar o canto. Elas também podem aliviar os níveis de estresse do funcionário e ajudam a limpar o ar.

Entre as várias opções de plantas de mesa que existem, uma das mais populares é a suculenta. Além disso, ela possui todas as vantagens de uma planta que requer pouca manutenção e cuidados, assim como são bonitas.

12. Bolas antiestresse

A verdade é que não importa o quão calmo e tranquilo é um ambiente de trabalho, às vezes o estresse é inevitável. É nesse exato momento que uma bola antiestresse pode ser muito útil para um funcionário aliviar um pouco da tensão e estresse acumulado.

13. Faixas elásticas

Prezar pela saúde e bem-estar de seus funcionários é uma maneira de mostrar que você preocupa-se com eles. A maioria das pessoas que trabalham em um escritório tendem a ser mais sedentárias.

Com isso, há maiores riscos de desenvolverem alguns problemas de saúde. Para manter os funcionários focados e engajados, primeiro é preciso que os estimule a cuidar da saúde.

Sendo assim, é possível incluir no kit onboarding algum item que incentive a prática de exercícios físicos. Uma das opções são as faixas elásticas, pois são fáceis e práticas de transportar e usar.

Elas também são ótimas porque incentivam os funcionários a competirem entre si em iniciativas mais saudáveis, como desafios. Mas há várias outras opções que você pode incluir para estimular os funcionários a adotarem hábitos mais saudáveis.

14. Livros

Embora os livros não sejam muito inclusos nos kits de boas-vindas aos funcionários, ainda assim podem ser bem úteis. Os livros ideais podem ser muito informativos e agregar conteúdo relevante.

Por isso, uma boa ideia é incluir livros específicos sobre as funções do funcionário em questão. Sendo assim, ele poderá entender melhor qual o seu papel e também poderá buscar por motivação sempre que estiver perdido.

15. Molduras para fotos

Outro item que não é muito convencional mas que pode ser uma ótima ideia para incluir em seu kit. Isso porque, o contratado poderá ter a chance de incluir em sua moldura fotos de seus familiares.

Assim, proporciona a sua mesa um toque pessoal, para sentir-se mais confortável e à vontade no trabalho.

Conclusão

investimento em kit onboarding

Em suma, como você pôde ver ao longo desse conteúdo, um kit onboarding serve para demonstrar sua preocupação com os funcionários. Também serve para garantir a eles uma melhor experiência no ambiente de trabalho.

Dessa forma, os novos membros poderão sentir-se mais confortáveis, engajados e satisfeitos já no primeiro dia. De fato, há uma série de vantagens e benefícios que um kit de boas-vindas garante tanto a você quanto aos novos colaboradores.

Basta montar o seu de acordo com as necessidades da sua empresa e a mensagem que deseja transmitir. Por fim, o que você achou desse conteúdo? Foi útil para você? Ainda ficou com alguma dúvida? Não esqueça de deixar o seu comentário!


Compartilhe esse conteúdo