A preocupação com a satisfação dos colaboradores dentro das empresas vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Nesse sentido, as técnicas de employee experience podem ser ações importantes para a criação de um ambiente onde as pessoas queiram trabalhar e não apenas precisem trabalhar.
Definição de employee experience
O termo employee experience, que pode ser traduzido como experiência do funcionário, é uma estratégia que conta com um conjunto de ações voltadas para o fortalecimento do vínculo entre a empresa e os empregados.
Ou seja, investir no employee experience é traçar alternativas para a valorização do capital humano, colocando-o no centro de tudo. Dessa maneira, a empresa consegue promover uma equipe de alta performance e retém mais talentos.
A experiência do colaborador deve ser pensada como um todo, e não apenas em questões pontuais. Por isso, as estratégias de employee experience devem ser aplicadas desde os processos seletivos até a demissão. Ou seja, devem contemplar toda a vivência do funcionário na instituição.
Para isso, há três aspectos principais. São eles: promoção de um espaço físico agradável e confortável; lideranças alinhadas com a cultura da empresa; e atualização constante com o uso de novas tecnologias, para facilitar o trabalho de todos.
Importância do employee experience
De acordo com um levantamento da empresa Gartner, que atua no ramo de tecnologia e desenvolve diversas pesquisas e consultorias, apenas 13% dos funcionários estão totalmente satisfeitos com o que vivenciam no ambiente interno de trabalho.
Tendo isso em vista, podemos compreender que ações para melhorar a jornada do trabalhador são necessárias. Afinal, seres humanos não são máquinas. Nós temos sentimentos e o trabalho é um dos fatores que influencia nossa saúde física e principalmente mental.
É nesse contexto que surge a importância do employee experience como uma forma de melhorar a cultura organizacional, reduzir a rotatividade de funcionários, melhorar a comunicação interna e o clima da empresa.
Vantagens de melhorar o processo
Como mencionamos anteriormente, o employee experience visa melhorar a satisfação dos trabalhadores. Só por esse motivo, já é uma estratégia extremamente válida, contudo, cabe destacar que também é vantajoso para a empresa. Portanto, todos saem ganhando.
Confira a seguir algumas vantagens de implementar ações de employee experience.
Maior engajamento e produtividade
Quem não gosta de se sentir valorizado? Quando os colaboradores sentem que a empresa se importa com eles, a tendência é que haja maior engajamento, isto é, maior comprometimento em alcançar as metas propostas.
Essa participação mais ativa e alinhada com os objetivos da instituição favorece o aumento da produtividade, uma vez que os funcionários passam a exercer suas atividades com mais afinco.
Redução de custos com RH
À medida que a empresa fortalece a gestão de pessoas, há redução de custos com o setor de recursos humanos (RH), porque ocorre diminuição das taxas de absenteísmo e turnover e, por conseguinte, ocorrem menos gastos com rescisões, novos treinamentos e processos seletivos, por exemplo.
Qualidade de vida do trabalhador
O ambiente faz toda a diferença na qualidade de vida e isso também se aplica ao trabalho. Assim, quando o colaborador está em um local em que há preocupação com o espaço físico, cultural e psicológico, os níveis de estresse diminuem e o resultado é a melhora na qualidade de vida.
Promoção da imagem da empresa
Existe um conceito chamado Employer Branding, que diz respeito às ações que uma empresa põe em prática a fim de melhorar sua imagem e mostrar que é um bom local para se trabalhar.
Essas ações estão intimamente ligadas à experiência dos colaboradores, pois a partir delas a marca se torna mais competitiva no mercado e consegue atrair os melhores talentos.
Primeiros passos para implementar a estratégia de employee experience
Agora que já vimos o conceito, a importância e as maiores vantagens do employee experience, que tal entender como implementar essa estratégia no seu time? Confira a seguir.
Conheça o seu time melhor
Algumas mudanças podem até ser positivas, mas podem não ter necessariamente relação com as demandas dos seus colaboradores. Por esse motivo, o primeiro passo para melhorar a experiência deles é identificar quais são suas reais necessidades.
Alinhe os interesses
Após conhecer quais são os anseios do seu time, é possível que nem todas as demandas possam ser prontamente atendidas, então você vai precisar alinhar os interesses deles com os da empresa e priorizar o que poderá beneficiar ambos.
Assim, por mais que os objetivos dos funcionários não sejam contemplados em sua totalidade, eles já vão começar a perceber que a organização está se esforçando para melhorar suas condições de trabalho.
Cuide das condições de infraestrutura
As condições do ambiente de trabalho influenciam no desempenho dos colaboradores. Iluminação, temperatura, umidade, ruídos… Tudo isso pode favorecer ou atrapalhar a execução das atividades. Isto posto, tenha atenção para que a infraestrutura da organização seja adequada.
Organize os processos
Pode acontecer de os trabalhadores não terem o desempenho esperado devido a processos desorganizados. Por isso, o ideal é construir bem os procedimentos operacionais e oferecer treinamentos para otimizar o trabalho e aumentar a eficiência do time.
Invista em benefícios
Os benefícios são diferenciais competitivos importantes, sobretudo para a nova geração. Por isso, devem fazer parte do employee experience.
Benefícios como folgas, confraternizações e jornada de trabalho flexível são alguns exemplos que servem para valorizar o capital humano e proporcionar mais qualidade de vida.
Forneça e aceite feedbacks
Feedbacks são importantes tanto para os colaboradores quanto para os gestores.
Falando especificamente dos colaboradores, é uma forma de apontar o que está funcionando e o que pode ser melhorado. Por outro lado, permitir que eles falem suas impressões é uma maneira de fazer com que eles sintam-se valorizados.
Sendo assim, não deixe de separar um momento (que pode ser individual ou coletivo) para dar um retorno a respeito do trabalho e também ouvir as sugestões do seu time.
Conclusão
Finalmente, agora você já sabe do que se trata o employee experience e sabe que oferecer uma boa experiência para os funcionários é de suma importância nos dias de hoje, sendo uma estratégia benéfica tanto para eles quanto para a empresa.
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