Employer Branding: uma prática que pode salvar a sua empresa

Employer Branding: uma prática que pode salvar a sua empresa
Lucas França 19 de novembro de 2021 9 min de leitura

Manter bons funcionários na empresa é um desafio em tempos de crises, pois eles estão sempre buscando por oportunidades melhores. Além disso, para que toda a equipe mantenha a produtividade, um local de trabalho satisfatório e motivado é fundamental. 

Então, como motivar a equipe e evitar essa rotatividade e mudanças no quadro? 

As empresas buscam diferenciais uma das outras e precisam ser atraentes para os consumidores. Com isso, entra o Employer Branding, uma estratégia para fortalecer sua empresa em vários aspectos. 

O que é Employer branding? Quais os benefícios disso em minha empresa? Como posso aplicar? 

Nesse artigo, responderemos todas essas dúvidas e mostraremos como a estratégia do Employer Branding pode salvar sua empresa. 

Segue a leitura e confira! 

O que é Employer Branding? 

O que é employer branding

Pode-se considerar o Employer Branding como um conjunto de ferramentas e estratégias que tem o intuito de construir e manter uma imagem positiva da empresa. 

Todavia, os alvos dessa ferramenta não são os clientes, mas sim os próprios colaboradores.  

O foco principal é melhorar a imagem da empresa, de maneira que os funcionários permaneçam trabalhando lá e que a empresa mantenha a boa reputação para que atraia novas pessoas talentosas para as equipes da organização. 

Qual a importância do Employer Branding?

O mercado de trabalho é muito competitivo, então para evitar perder bons funcionários – que custam caro para a empresa – muitas estão adotando o Employer para manter os colaboradores fiéis e motivados. 

Além disso, o employer aumenta a produtividade das equipes, pois quando o colaborador trabalha em um ambiente que gosta, ele irá buscar manter o bom serviço e atender as expectativas do empregador. 

Os benefícios do Employer Branding

Benefícios do employee branding

Quando o Employer Branding é aplicado da forma correta proporciona muitos benefícios. É preciso que a empresa seja verdadeira e que o funcionário saiba como funcionam as coisas. 

Segue abaixo os principais benefícios que essa prática pode contribuir para sua empresa:

Fortalece os valores da empresa

Os valores e cultura da empresa são os principais pontos que devem ser trabalhados na organização para conquistar novos colaboradores. Quando isso é feito e os novos funcionários seguem veemente esses preceitos, a cultura de valores de sua empresa é reforçada constantemente. 

Atrai candidatos nivelados

Quando você abre um processo seletivo e tem dificuldades de encontrar um candidato à nível do fit cultural da empresa, ao trabalhar com o Employer Branding isso se torna mais simples.  Pois, além de você ter um discurso direto para esses profissionais através dessa estratégia, você saberá onde e como procurá-los.

A empresa tem vantagem competitiva na busca por profissionais 

No mercado de trabalho atual, o profissional que escolhe onde deseja trabalhar, diferentemente de alguns anos atrás, no qual a empresa que tinha todo poder de seleção.

Isso acontece porque o profissional busca uma empresa com marca forte no mercado, que valorizará suas competências. 

Dessa forma, a empresa precisa buscar fortalecer sua imagem empregadora, e obter vantagens em disputas por trabalhadores que sejam acima da média. 

Maior retenção de talentos 

Reter talentos atualmente é uma tarefa complicada, pois muitos jovens não veem dificuldades em pedir demissão para buscar novas e melhores oportunidades que esteja de acordo aos desejos pessoais e profissionais. 

Entretanto, para a empresa esses índices de turnover geram custos que poderiam ser evitados, pois precisam realizar novos processos seletivos, treinamentos, além das verbas rescisórias. 

Por isso, é importante que a empresa busque aumentar a retenção de talentos e no momento de contratação promovam maior integração entre eles, para que o trabalho em equipe tenha uma facilitação e consiga unir o propósito deles com os objetivos da organização. 

Cria propulsores da marca

Quando os colaboradores estão felizes, satisfeitos e motivados em trabalhar em sua empresa, eles se transformam em grandes promotores de sua marca. Dessa forma, eles propagam às pessoas próximas como é bom trabalhar em sua empresa, e isso gera boa divulgação da marca. 

Obtém melhores resultados 

Com todos os benefícios citados, a melhoria nos resultados são consequências naturais. Além disso, o cliente também sente a diferença na qualidade do produto ou prestação de serviço. 

Além disso, como essa prática reduz custos de recrutamento e seleção, os valores que você iria investir no processo seletivo podem ser destinados a outro investimento. 

O processo de implementação do Employer Branding

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É importante que a empresa saiba o que pode ser feito no processo de implementação do Employer Branding. Então segue a leitura para conferir os principais passos de implantação dessa estratégia. 

Saiba o que deseja comunicar

É essencial que conheça o posicionamento da empresa desde o início do processo e alinhe os discursos junto à cultura implementada. 

Ademais, saibam quais valores que serão passados aos colaboradores de todas as áreas e que devem ser executados por todos da empresa.

Implemente uma cultura única 

Ter uma cultura única, bem estabelecida e elaborada de acordo com as especificidades da organização, faz total diferença para percepção dos atuais e futuros colaboradores.

Por exemplo, uma empresa que tem espaço para happy hour, video games etc. é vista com bons olhos por muitos, certo?

Todavia, é interessante saber qual cultura “combina” com o segmento de sua empresa. Pois, para alguns tipos de organização, esses itens acima não seriam bem recebidos. 

Então, é importante que seja aplicada uma cultura no dia a dia que realmente valide a imagem de uma boa marca/empresa empregadora. 

Tenha boa presença online 

As redes sociais são ótimas ferramentas para contratação, e da mesma forma, são ótimas para dar visibilidade e confiança para sua empresa. Ou seja, busque boas estratégias de divulgação da cultura e rotina da empresa, pois pode agregar muito. 

Employer Branding: Saiba como tratar os candidatos

Uma das etapas mais importantes da implementação do Employer Branding é a forma como tratar os candidatos da vaga divulgada. 

É importante que apresente a cultura e costumes da empresa, fazendo com que se sintam confortáveis no processo seletivo e seja diferente de outros que já vivenciaram. Com isso, eles perceberão que a empresa preza pela satisfação dos funcionários. 

Uma pesquisa realizada pela Career Arc. diz que 64% dos consumidores entrevistados param de consumir os produtos ou serviços de uma marca ou empresa quando sabem que os funcionários não são bem tratados. 

Faça Onboarding com novos funcionários

O onboarding é uma atividade importante para aplicar aos novos colaboradores, pois é um processo de imersão na cultura e atividades que a empresa exerce, assim o colaborador conhece todos os setores e as responsabilidades de cada um. 

O onboarding permite que o novo funcionário se sinta bem-vindo e comece bem suas atividades na organização, independente se seja pequeno ou grande porte. 

Impulsione a intercomunicação 

É importante que a empresa crie canais de comunicação interna aos colaboradores para que contatem entre si. Dessa forma, o RH mostrará estar disposto para os feedbacks que os funcionários podem ter. 

Isso é interessante para obter uma relação de confiança e transparência dentro da empresa e os colaboradores se sintam mais confortáveis em entregar esses feedbacks, mesmo que negativos. 

Responsáveis pelo Employer Branding

O RH e a Gente & Gestão são os principais responsáveis pelo Employer Branding, mas não é dever só desses dois setores. 

O RH é responsável por diversas áreas e atividades na empresa, nas quais julga mais importantes que o Employer. Contudo, como já vimos até aqui, é uma parte essencial para crescimento e consolidação da empresa no mercado de trabalho. 

Dessa forma, para construir e manter a boa imagem da marca, esse papel é feito em conjunto ao setor de marketing, no qual é responsável em divulgar essa cultura e filosofia da empresa, tanto no mundo físico quanto virtual. 

Entretanto, no geral, todos os colaboradores irão replicar a cultura da forma que o RH a implanta e pratica.

Referências com o Employer Branding

Diversas marcas são referência no mundo do trabalho devido à sua implantação do Employer Branding. Vejamos abaixo alguns exemplos que são cases de sucesso para se inspirar:

Google 

Trabalhar no Google é uma realização profissional de muitos, até porque é uma das empresas com melhor reputação quando se refere ao ambiente de trabalho. 

É uma empresa inovadora, com uma cultura organizacional firmada em desafios e recompensas, sem dresscode e com horários flexíveis, entre outras diversas atividades que faz um ambiente leve para trabalho e proporciona mais criatividade, e com isso se faz ser uma empresa muito desejada. 

Starbucks 

Reconhecida por ser a maior cafeteria do mundo, e tem seus colaboradores como parceiros. Dessa forma, permite que tenham a sensação de pertencimento e trabalhem com maior disposição e propósito. 

Nubank 

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A Nubank é reconhecida pelos clientes pelo bom suporte em atendimento, e da mesma forma proporcionar boas experiências aos seus colaboradores. 

A área de Employer Branding da Nubank fica, maior parte, sob controle do setor de marketing, dessa forma, garante uma percepção positiva como marca empregadora. 

Um Employer Branding bem implementado realiza uma gestão de pessoas eficiente e reduz prejuízos. Além disso, consegue reter talentos dentro da empresa e novos colaboradores que garantirão maior produtividade. 

Existem outras estratégias além do Employer Branding que você pode aplicar em sua organização e obter bons resultados. 

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