Quais as principais diferenças entre os antigos e os novos processos de Onboarding?

Quais as principais diferenças entre os antigos e os novos processos de Onboarding?
Daniel Luz 9 de agosto de 2022 9 min de leitura

A socialização organizacional, mais conhecida como onboarding, nada mais é que o processo de integração de um funcionário ao entrar numa nova equipe. Trata-se do fornecimento de uma experiência para permitir que o novo integrante seja capaz de conhecer a cultura, os hábitos além da forma de operação e organização da empresa.

A importância desse processo está atrelada ao sentimento de pertencimento gerado ao novo empregado. Dessa forma, é possível diminuir frustrações, decepções e consequentemente a evasão deste funcionário à vaga contratada.

Mas calma! Apesar do jargão moderno, o onboarding é mais antigo do que você pensa. Quer conhecer um pouco mais sobre a história desse processo tão importante para a sua empresa, e quais as principais diferenças entre os novos e antigos processos de onboarding?

Então vem com a gente!

Aspectos Culturais

Apesar de cada empresa possuir sua própria norma, cultura e código de ética, existe um reflexo inegável nos aspectos culturais de cada sociedade no mercado trabalhista que as compõem. Desta forma, um dos principais pontos de mudança entre os novos e antigos processos de onboarding está no padrão cultural das empresas. 

Antigamente, acreditava-se que ao adentrar uma empresa, o funcionário deveria adquirir os seus conhecimentos “na prática”, ao longo da realização das suas atividades. Entretanto, já foi notado pelas grandes companhias que o processo de treinamento e acolhimento de novos empregados possui a capacidade de reduzir custos e cativar o trabalhador.

Isso acontece pois é a partir deste pilar que o trabalhador vai conhecer quais são as principais relações culturais da sua empresa, tornando a adaptação ao meio muito mais simples.

Caso contrário, o funcionário encontrará maiores dificuldades em entender e sincronizar os seus hábitos ao padrão cultural promovido pela empresa. Alguns anos atrás, era comum visualizar esse período de adaptação como algo trabalhoso e desgastante. Porém, todos nós já aprendemos a importância da integração e da realização correta do onboarding para os empregadores, principalmente quando estamos nos referindo a custos dos processos de admissão e a evasão de funcionários.

Esclarecimento

Apesar da vivência de todo o processo seletivo, grande parte dos funcionários ao adentrar numa empresa, não possuem consciência dos desafios que serão encontrados. 

Uma das principais diferenças entre o processo de onboarding de antigamente e os mais atuais, está na transparência do empregador em anteceder as possíveis dúvidas do seu novo funcionário, compartilhando as possíveis dificuldades a serem encontradas pelo trabalhador na sua jornada.

Isso acontece, pois existia a crença de que ao compartilhar os pontos de dificuldade relacionados a vaga, o recém contratado pudesse se frustrar e posteriormente desistir da contratação.

Entretanto, ao compartilhar os desafios existentes para o seu funcionário, você estará não apenas preparando-o para o surgimento das suas dificuldades, como também estará transmitindo confiança para o seu empregado.

Tempo de Integração

Mesmo após a inclusão dos processos de onboarding pelos empregadores, durante anos, o tempo de integração utilizado tratava-se de um período muito curto para a adaptação do novo funcionário.

Geralmente, o mais utilizado era a integração pelo período de um dia, onde um agente de RH apresentava as características, regras, políticas e benefícios da empresa contratante.

Atualmente, os melhores processos de onboarding são aqueles realizados por períodos mais longos de tempo, onde o empregado é apadrinhado com um colega de área e atividades e cronogramas são desenvolvidos em prol do seu estabelecimento na empresa.

Para a construção do seu processo de onboarding, você deverá contar com profissionais qualificados e que possuam um vasto conhecimento desse projeto de integração. Caso você tenha alguma dúvida ou queira entender um pouco mais sobre a construção ideal do seu processo de onboarding, entre em contato com a nossa equipe!

Conteúdo Programático

E por falar na construção do projeto de integração, é importante negar a sua importância para a implementação ideal do seu processo. O conteúdo programático do onboarding deve levar em consideração tantos os aspectos característicos da companhia, quanto do trabalhador

Entretanto, é possível afirmar que este é um dos pontos de evolução entre os novos e antigos processos de integração. Antigamente, os processos eram realizados considerando a realidade da empresa, das suas necessidades e principalmente do padrão ético e legal esperado nas dependências do empregador. 

Além disso, como citado anteriormente, a pessoa responsável por este conteúdo programático, na grande maioria das vezes, era o analista de RH. Entretanto, hoje já é implementado o processo de apadrinhamento na realização das integrações.

O padrinho escolhido para acompanhar o novato em suas tarefas, deve garantir apoio e acolhimento do novo integrante da equipe. Por isso, a seleção deste responsável também deve ser considerada ao alinhar a programação a ser realizada. Isso acontece, pois o intuito de realizar uma agenda de onboarding é justamente facilitar a adaptação do novo funcionário aos hábitos da empresa e ao modo operacional das atividades que serão realizadas.

Logo, para isso, é necessário entender o perfil profissional do funcionário em admissão, bem como o dos componentes da sua própria equipe, realizando assim a melhor compatibilidade entre padrinho e afilhado.

Baixe agora o ebook Como construir um programa de padrinhos eficiente

Tecnologia 

Assim como em todas as outras áreas da vida, a tecnologia veio para solucionar problemas e oferecer conforto às nossas atividades. No processo de onboarding não é diferente.

Juntamente à era digital, os processos de integração também ganharam novos formatos, facilitando a vida dos empregadores e o entendimento do processo pelo empregado.

Diferente do que era visto no início das implementações de programas de integração, hoje, os melhores processos de onboarding são aqueles aplicados de forma digital. 

A utilização do onboarding inteligente é capaz de facilitar a visualização de etapas para o empregado e gerar monitoramentos para o acompanhamento do empregador.

Dessa forma, é possível visualizar o desenvolvimento do novo funcionário durante a sua integração, realizar o acompanhamento através de gráficos, avaliar o padrinho responsável, além de modificar o próprio processo de acordo com seu andamento.

Logo, é possível que você realize a construção do seu onboarding através dos templates e modelos pré-montados, mas também seja capaz de alterar a característica daquele programa de acordo com a demanda dos envolvidos.

Essa evolução traz consigo a elevação das equipes de RH a um maior patamar. Pois é a partir do desenvolvimento do onboarding digital que você será capaz de aposentar as programações engessadas em papel, utilizadas nos processos antigos de onboarding. 

A dificuldade de analisar os resultados, a impossibilidade de alterar a programação de acordo com o resultado do processo, o mau gerenciamento de apadrinhamento, os desafios relacionados ao acompanhamento direto da integração; todos esses fatores foram importantes para que nós, especialistas, entendêssemos as dificuldades do processo. 

Baixe agora o ebook Como criar um Onboarding de funcionários de longo prazo

Mas agora, podemos deixar todos esses aspectos para trás junto com a sua história, pois a EVA People trouxe a solução de todos esses problemas através do RH tech!

Mas calma! A inovação não parou nos processos de integração. Além de todos os benefícios citados anteriormente, também é possível realizar diversas outras atividades que podem contribuir diretamente para a política de Rh da sua empresa.

Além do onboarding e do ongoing (onde você pode realizar o acompanhamento e visibilidade dos seus colaboradores através de um clique), a EVA também trouxe o Re-Onboarding. Neste processo você será capaz de traçar jornadas específicas para as promoções e retomadas de funcionários.

Todos nós conhecemos histórias de empregados frustrados pela falta de perspectiva ou de plano de carreira dentro da própria empresa. Isso acontece pois no seu processo de desenvolvimento como profissional, o empregado também nutre expectativas e anseios para o futuro.

Entretanto, nos processos antigos de onboarding essas frustrações se tornavam comuns entre funcionários e empregadores, devido a falta de perspectiva que os acompanhava.

Atualmente, sabemos que um plano de carreira é uma ferramenta extremamente importante não somente para a empresa, como para o funcionário. Além disso, com o fornecimento de promoções surge também a necessidade de adaptação a um novo cargo, foi pensando na sua necessidade que a EVA preparou o re-onboarding.

Gostou de aprender um pouco mais sobre as diferenças entre os novos e antigos processos de onboarding? 

Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado a sanar as suas principais dúvidas sobre o assunto. Caso você tenha interesse em conhecer um pouco mais desses processos e como podemos aplicá-lo na sua empresa, entre em contato com a gente!

A EVA é HR Tech, fundada em 2019, com o objetivo de transformar a comunicação entre pessoas e empresas por meio das tecnologias conversacionais. Além de possuirmos uma plataforma digital própria para o engajamento e integração de novos funcionários, temos como objetivo facilitar o dia-a-dia dos profissionais de relações humanas, através do fornecimento das melhores experiências de onboarding do mundo!

Baixe agora o ebook Manual do Colaborador

Compartilhe esse conteúdo