O Onboarding é uma estratégia utilizada por empresas para que ocorra uma boa integração entre as equipes e o trabalho, de forma mais produtiva.
Contratar um novo funcionário é o início de uma longa jornada, por isso, é necessário que o colaborador tenha uma integração eficaz sobre a cultura organizacional da empresa.
Para isso, é importante que o profissional se conecte a esses valores e missão da empresa. Isso acontece quando a empresa executa um bom planejamento para que esses profissionais se sintam pertencentes à empresa mais rapidamente e permaneçam.
Nesse texto te mostramos como o onboarding pode ser a chave para retenção de talentos e quais outras vantagens essa estratégia pode proporcionar a sua gestão.
Segue a leitura para entender!
O que é Onboarding?
O termo onboarding significa “embarcar” ou “a bordo” e se refere à um processo de integração de novos colaboradores de uma empresa.
O intuito é fazer o funcionário se familiarizar com os valores e missão da empresa de uma maneira mais rápida e eficiente.
É uma missão do RH, porém deve mobilizar todas as áreas e principalmente os líderes das equipes.
A contratação é um dos momentos de maior motivação e engajamento de um novo colaborador, pois é um novo emprego e seu desejo é mostrar disposição para o serviço.
Então, esse é o tempo ideal para ver e internalizar uma nova cultura organizacional.
Até porque, esse é um dos maiores problemas para novas contratações, no qual os colaboradores não passam por uma integração eficiente; e aos poucos ele se sente desmotivado em relação à cultura e funcionamento da empresa.
Objetivo do onboarding
O principal objetivo é entregar uma sensação de pertencimento ao novo colaborador, para que evite possíveis desistências da vaga e a empresa não precise fazer uma nova seleção.
Uma pesquisa do Work Institute diz que a substituição de um funcionário custa, em média, de 16 a 20% do seu salário. E, esse gasto pode ser potencializado se houver grande taxa de turnover, e consequentemente, prejudicará as finanças da empresa.
Influência do onboarding na retenção de talentos
Um novo colaborador consegue se adaptar rapidamente sobre suas intenções em permanecer nas empresas, então a organização também precisa investir em ferramentas para que esses profissionais sejam motivados a se posicionar em um lugar de construção profissional e desenvolver suas habilidades.
O onboarding é um conjunto de estratégias para adequar novos colaboradores com sucesso em novas atividades e cultura da empresa.
Ou seja, esse processo precisa ser planejado e priorizado de forma estratégica, pois pode ser uma chave para a retenção desse talento.
Todavia, muitas empresas lidam como apenas uma integração de ambiente e rotina de trabalho; recebem o profissional com pilhas de papéis administrativos ou de diversas atividades ao mesmo tempo, com apenas um funcionário mais experiente para dar um treinamento incompleto.
Dessa forma, o trabalhador já fica desmotivado com a empresa desde o início, e acaba não colaborando com o desempenho do onboarding. Isto é, o RH precisa captar uma estratégia de conquistar, reter e desenvolver o profissional, assim ele irá entregar bons resultados e produtividade.
Importância do onboarding para a empresa e para retenção de talentos
Entender a importância do onboarding é imprescindível para que se obtenha sucesso. O RH consegue engajar os colaboradores desde o primeiro momento na empresa com as estratégias e técnicas usadas.
Esse processo é importante, porque é além de uma simples rotina do setor de RH, e uma integração eficaz aproxima o colaborador do seu potencial na empresa.
Devido a isso, o onboarding se tornou essencial na gestão de pessoas para retenção de talentos, ainda mais em um mercado muito competitivo que busca os melhores profissionais. Assim, o onboarding cumpre sua importância oferecendo também, diversos benefícios para a empresa.
Benefícios do Onboarding
Já foi dito que o onboarding tem vários benefícios para a empresa nesse processo de integração. Mas quais benefícios são esses? Confira abaixo os principais:
Retenção de talentos
Um dos principais benefícios é a retenção de talentos, pois reter os melhores profissionais é uma das prioridades das empresas.
Os atrativos financeiros e benefícios são bons, mas a empresa deve buscar alinhar isso com os valores da organização e o engajamento das equipes, entre outros pontos.
A integração é uma ferramenta essencial para fazer com que o colaborador prefira permanecer nessa empresa, dessa forma, construirá uma primeira impressão e irá gerar um bom clima organizacional, no qual desenvolverá o bem-estar dos profissionais.
Reduz o turnover
O turnover é a taxa de rotatividade dos funcionários dentro da empresa. Logo, o processo de integração permite que as rotinas dos colaboradores fiquem claras e mostre como a empresa funciona. Além de estabelecer um vínculo com o recém-contratado.
Maior produtividade e engajamento
As ferramentas usadas no onboarding contribui para maior engajamento e produtividade, pois, os funcionários se sentem motivados a entender como funciona a empresa, qual o propósito e missão que estão envolvidos.
Eles têm uma maior disposição desde o início da jornada, e isso gera colaboradores rentáveis e produtivos.
Alinha a cultura e proposta da empresa
A integração proporciona o que toda empresa deve buscar sempre: o alinhamento da cultura e propostas da organização.
Até porque, os novos colaboradores já entram na empresa já conhecendo a cultura, métodos organizacionais e outros fatores. Dessa forma, evita erros iniciais e contribui para que o funcionário se adapte mais rápido às atividades.
4 C’s do onboarding
Os 4 C’s do onboarding se referem aos níveis que todo programa de integração deve ter. E, o RH deve fazer o processo com base nesses 4 C’s que são: conformidade, clarificação, cultura e conexão.
Esses quatro níveis tornam a jornada mais prática e a empresa tem menor risco de precisar repetir esse processo ou torná-lo entediante. Já utilizando os 4 C’s, terão uma estrutura mais clara e uma integração bem-sucedida.
Vejamos abaixo mais sobre esses 4 C’s:
- Conformidade – se refere a orientar sobre a estrutura dos procedimentos dentro da organização, desde os mais burocráticos aos mais sistemáticos, como valores, políticas internas, regras e código de ética.
- Clarificação – é uma etapa importante que tem o intuito de esclarecer tudo sobre o novo papel do colaborador: responsabilidades, atribuições, ferramentas, recursos, hierarquias.
Além disso, alinhar as expectativas do novo contratado, para que saiba os níveis de exigências de acordo com suas entregas.
- Cultura – nesse nível o profissional realiza uma imersão na cultura da empresa, para que entenda a missão e visão. Nesse momento ele também pode entender qual a dinâmica e clima do ambiente.
- Conexão – Esse é o mais natural do processo e é ele que oficializa a entrada do colaborador na empresa. Ou seja, a criação de uma conexão interpessoal com todos da equipe.
Com esses níveis o colaborador já começa a desempenhar a função de imediato, sem tanta necessidade de grandes curvas no aprendizado.
Como diferenciar o onboarding para retenção de talentos
Incluir iniciativas de aprendizado e promover um ambiente criativo, flexível e colaborativo pode ser um fator para aumentar o comprometimento de novos funcionários com a empresa.
A corporação precisa oferecer oportunidades para novos aprendizados e treinamentos contínuos, não apenas para garantir a produtividade, mas sim para que atraia e retenha os melhores talentos que o mercado possui.
É importante um ambiente de trabalho pluralizado e automatizado, pois pode ser a chave da conquista de profissionais das gerações atuais.
Separamos alguns pontos que podem diferenciar seu onboarding para garantir retenção de talentos. Confira abaixo:
Trabalhe um Team Building durante o onboarding para reter talentos
A atividade do Team Building pode auxiliar na integração, pois fará uma ligação dos novos talentos com a equipe, fazendo o profissional se sentir mais acolhido.
Dinâmicas na integração com um propósito e desafios em equipe é uma ótima maneira de fazer o Team Building seu aliado e promover um bom relacionamento da equipe e mostrar o engajamento do novo funcionário.
Prepare mentores para atuar no onboarding
Aproveite a experiência de colaboradores mais idôneos da empresa para que atue junto ao RH no processo de onboarding. É interessante que o recém-contratado tenha um tutor próximo e preparado, que o ajude nessa chegada.
Apresente possibilidade de crescimento para retenção de talentos
É natural do RH que ao chegar novos colaboradores, eles queiram apresentar a empresa e as atividades que irão executar. Todavia, qualquer profissional que deseja crescer na carreira, quer saber se tem essa possibilidade nessa instituição.
Então aproveite o tempo oportuno e apresente as possibilidades de crescimento a longo prazo, para que ele já saiba quais as perspectivas e não perca a motivação e interesse no trabalho.
Importante que seja claro referente às políticas de cargos e salários, para que ele faça um plano profissional dentro da empresa, e com isso executará sua função com maior afinco para sempre estar em crescimento.
Para que sua empresa execute um onboarding bem estruturado, além das dicas que passamos, é imprescindível que tenha um especialista para dar o suporte necessário.
Com a Eva Onboarding você terá uma plataforma de admissão e onboarding para sua empresa de forma completa e prática.
Clique aqui para conhecer nossos serviços!
Em nosso blog você encontra outros conteúdos que podem te auxiliar na gestão de sua organização. Confira agora mesmo!
Compartilhe esse conteúdo