6 dicas de onboarding para 2023

6 dicas de onboarding para 2023
Daniel Luz 2 de março de 2023 9 min de leitura

O onboarding é uma parte importante do processo de recrutamento e seleção de novos funcionários. É o momento em que eles se familiarizam com a empresa, aprendem sobre a cultura organizacional e recebem treinamento para realizar suas funções de maneira eficiente.

No entanto, o onboarding em 2023 pode ser um pouco diferente do que costumávamos ver no passado. Com as mudanças ocorridas no mundo do trabalho nos últimos anos, é necessário ajustar as estratégias de onboarding para atender às novas demandas do mercado.

Neste artigo, compartilharei algumas dicas de onboarding que serão tendências em 2023. Estas dicas são baseadas em pesquisas e estudos recentes, bem como em minha própria experiência no campo de recursos humanos.

Se você é um líder de equipe ou um profissional de RH que está procurando maneiras de melhorar o processo de onboarding em sua empresa, fique atento a este artigo! Tenho certeza de que você encontrará informações valiosas e práticas que poderá aplicar imediatamente em sua organização.

Boa leitura!

O que é onboarding?

O onboarding de colaboradores é um processo que tem o objetivo de integrar os novos funcionários à equipe da empresa. Traduzindo para o português, Onboarding significa “embarcar” ou “á bordo”. Ou seja, é com este processo que a empresa consegue garantir uma boa adaptação dos novos profissionais à instituição.

Durante uma nova contratação, a empresa deseja que o novo trabalhador consiga obter os conhecimentos necessários, o desenvolvimento das habilidades profissionais e os comportamentos fundamentais com a finalidade de se tornarem parte da equipe, efetivamente.

Porém, entendemos que fazer isso acontecer não é a tarefa mais simples do mundo e não é sempre que a integração do funcionário se concretiza. Portanto, um bom processo de onboarding é a solução para integrar os novos funcionários contratados e retê-los na sua empresa.

Sabemos que no momento do aviso de contratação, os profissionais costumam estar muito motivados, engajados e com sede de aprender. Isto porque, os novos colaboradores desejam mostrar disposição e força de vontade para a instituição. E é justamente, neste instante, que o processo de onboarding precisa começar a acontecer.

O processo de onboarding de funcionários é realizado em várias etapas, todas elas são importantes e não podem ser menosprezadas. As etapas podem sofrer modificações básicas a depender da empresa, mas as etapas fundamentais são: supervisão, acompanhamento, orientação e treinamento.

Realizando um bom processo de onboarding na sua empresa, é possível alcançar um maior número de retenção de talentos e de produtividade empresarial a partir do primeiro dia de trabalho.

Veja agora 6 dicas de processo de onboarding que você pode implementar na sua empresa no ano de 2023. Assim, saiba como reter os novos colaboradores no nosso próximo novo normal!

Clique aqui para saber mais sobre o que é o Onboarding, processos e como implementar na sua empresa!

1 – Construa o onboarding antes do primeiro dia

A partir de 2023, é possível que a disputa na procura por talentos pelas empresas aumente conforme o tempo. Acredita-se que os candidatos terão muitas opções de instituições no momento de escolher onde gostariam de trabalhar.

Contudo, suponhamos que você não quer que seu novo funcionário contratado seja apanhado por outra empresa, mesmo depois do colaborador aceitar sua oferta e o período de iniciação oficial.

Construir o seu processo de onboarding desde antes do primeiro dia pode ajudar a amenizar esse risco. Por isso, inicie esse processo assim que seu candidato consentir com sua oferta. Para começar, você pode enviar um e-mail de boas vindas e, neste e-mail, compartilhe algumas das próximas etapas que o novo contratado irá prosseguir.

Além disso, mais uma forma de ajudar a reter o novo funcionário é optar por compartilhar alguns vídeos que ajudem a envolvê-lo à nova contratação. Ou até mesmo, nesta fase, você pode permitir que ele comece a conhecer os outros membros da equipe. Assim, o deixe começar a selecionar os benefícios disponibilizados pela empresa.

Uma dica muito importante e que você deve levar em prática é continuar o processo de integração por, pelo menos, 3 meses. Isto é, à medida em que as novas contratações vão surgindo.

2 – Construa um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para realizar um bom onboarding em 2023

Na lista de motivos para as pessoas trocarem de empresas em que trabalhavam, a causa número 1 é a falta de oportunidade de crescimento de carreira. Grande parte dos funcionários relatam que desistem de uma empresa por causa da omissão de investimento em suas carreiras.

Por isso, é muito importante construir um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) com o objetivo de mostrar para os novos contratados da equipe que eles terão um futuro em sua instituição.

Para gerar o PDI, você pode promover discussões sobre o objetivo de desenvolvimento profissional de carreira, as oportunidades de desenvolvimento e os planos de carreira em potencial de cada membro da equipe. Essa ação pode ajudar também na retenção do funcionário e no engajamento dele à instituição no começo e a longo prazo.

Baixe agora o ebook Como construir um programa de padrinhos eficiente

3 – Foco na inclusão e pertencimento

A diversidade e a inclusão são fatores imprescindíveis no momento de integração e retenção dos novos contratados. Portanto, abranja diversidade, equidade e inclusão (DEI) em todas as etapas de contratação e em tudo que fizer na sua empresa.

Muitos funcionários relatam que a inclusão e diversidade são fortes condições no momento de aceitar uma oferta de emprego. Sem dúvidas, isso pode afetar e muito no processo de integração da sua instituição.

Por exemplo, dê oportunidade aos novos contratados de falarem seus nomes e pronomes de preferência, agregue-os aos grupos de recursos de funcionários e convide-os a uma sessão de integração sobre a importância do DEI.

Essa prática pode ajudar a todos os funcionários, novos e antigos, a se sentirem pertencentes à sua empresa desde o início, causando a sensação de igualdade a todos os membros da equipe e possibilitando que cada um traga sua identidade autêntica para o trabalho.

4 – Tenha um processo digital

Uma grande vantagem da tecnologia para o processo de onboarding é que, agora, você pode fazer o processo de integração de seu funcionário mesmo ele estando em outra localização, dependendo do status remoto ou estágio do ciclo de vida do membro da equipe.

Entretanto, o processo de integração pode variar de acordo com a localidade que o funcionário esteja. Por exemplo, se o novo contratado estiver na Alemanha, ele terá que preencher formulários de emprego diferentes comparado a um outro membro da equipe que esteja no Canadá.

Além disso, um funcionário remoto pode precisar que a empresa envie o equipamento de trabalho para ele, enquanto que um membro da equipe de escritório pode precisar de uma mesa configurada.

Portanto, ter um processo de integração com atualizações pode permitir que um membro da equipe promovido ou licenciado, recentemente, seja beneficiado em se manter informado sem ser redundante.

Ter um processo de integração simplificado e documentado para cada cenário de contratação da empresa pode ajudá-lo a embarcar, embarcar novamente ou cruzar os membros da sua equipe de maneira prática, rápida e eficiente.

5 – Atualize suas políticas para realizar o onboarding em 2023

Durante a pandemia, pode ser que suas políticas de RH tenham sido feitas, esclarecidas ou alteradas. Portanto, é muito importante se certificar de atualizá-las para o seu processo de integração de funcionários.

Isto porque, cada membro da equipe terá acesso às políticas atualizadas, tornando mais fidedigna a sua prática. Isso pode incluir várias políticas, como: política de doença, política de redução do risco de transmissão do doenças e política do trabalho remoto.

Por exemplo, em uma política formal de trabalho remoto pode conter definições de protocolos de segurança de elegibilidade, procedimentos e limites de reembolso de equipamentos e expectativas de cuidados infantis. Ter políticas atualizadas permite que as expectativas sejam definidas e acordadas desde o começo.

6 – Colete feedback durante toda a jornada do colaborador

O nosso próximo novo normal ainda é um território de muitas incertezas, portanto, ele será uma curva de muitos aprendizados. Com isso, coletar feedbacks dos membros da equipe é muito importante para saber se você está indo bem no processo de integração da sua empresa.

Para coletar os feedbacks, você pode seguir da seguinte forma: através de pesquisas de novas contratações ou feedback informal de gerentes e sites de avaliação de empregadores online. Com esse feedback, você conseguirá melhorar, regularmente, seu processo de integração de funcionários e a experiência inicial dos novos contratados.

Conclusão sobre o Onboarding para 2023

É reconhecível que ter um excelente processo de integração de funcionários pode aumentar o percentual de retenção dos novos contratados e o desenvolvimento profissional dos membros da equipe da sua empresa.

Em contrapartida, um processo de integração ruim pode aumentar as chances dos novos contratados buscarem oportunidades de emprego em outras empresas. Por isso, é fundamental adaptar o seu processo de onboarding para que sua empresa se adeque, da melhor forma, ao próximo novo normal, em 2023.

Se deseja ter esse processo mais facilitado, solicite uma demonstração e veja como conseguimos otimizar os custos de onboarding da sua empresa!


Compartilhe esse conteúdo