Esse artigo faz parte de uma sequência de conteúdos direto ao ponto que estamos fazendo para ajudar profissionais de gestão de pessoas a melhorarem seus processos de recrutamento, onboarding, ongoing e offboarding sem precisar reinventar a roda nem contratar ferramentas.
Alguns gestores e recrutadores capricham na chamada da vaga, se esforçam para fazer uma motivadora apresentação institucional, mas vacilam justamente em partes triviais do processo: manter os candidatos bem informados e reduzir a ansiedade e estresse entre as etapas.
A falta de informações pode trazer candidatos mal preparados para as entrevistas e a ansiedade mal dosada, pode causar entre outras coisas o abandono do processo.
Dessa vez vou compartilhar com vocês como superar aquele “gap” de engajamento entre candidato<>empresa durante o processo seletivo e o aceite da proposta por parte do candidato, agora o mais novo recém contratado.
Então, segue o “how to” de como dar um boost no seu processo seletivo em uma sequência de 5 e-mails utilizando os templates de e-mail do Gmail.
Se você não sabia ainda da existência dessa funcionalidade irei explicar como ativar em 2 passos:
- Abra seu Gmail e selecione as opções na engrenagem próximo ao canto superior direito. Após isso, selecione a opção “Avançado” e ative “Modelos”como na imagem abaixo.
2. Agora volte a interface principal do e-mail, crie um novo e-mail em branco e copie um dos templates abaixo no corpo do e-mail, agora basta clicar no canto inferior direito nos 3 pontinhos e salvar o rascunho como modelo como na imagem abaixo.
Para automatizar o envio dessa sequência de e-mails assim que um candidato passar no filtro de currículos do processo seletivo, você pode usar o Mailchimp ou RD Station, ambas são ferramentas de envio de e-mails bem populares no mercado.
Agora vamos aos templates.
Email 1: Bem vindo(a) ao processo seletivo
Esse e-mail é uma oportunidade de aumentar o conhecimento do candidato sobre a empresa e começar a vender o sonho antes mesmo da primeira entrevista. Recomendamos alguma ferramenta de agendamento como Doodle ou Calendly para evitar trocas de e-mails desnecessárias.
Parabéns, candidato(a)!
Ficamos felizes pelo seu interesse em participar de nosso processo seletivo e queremos você na próxima etapa de entrevistas!
Agora, por favor agende um horário pelo nosso Calendly. Se tiver alguma dificuldade no agendamento, basta responder esse e-mail com suas janelas de disponibilidade.
Enquanto você aguarda os próximos passos, que tal dar uma olhadinha em nosso site e blog? Será melhor forma de chegar para a entrevista sabendo tudo sobre nossa empresa. Quer ir mais além? Dá uma olhadinha em nosso vídeo institucional:
🕐 Quando enviar: Assim que você selecionar o currículo ou perfil do LinkedIn como um dos candidatos a serem entrevistados.
Email 2: Depoimento de quem está a bordo
Aqui trazemos a opinião de quem faz parte da equipe, não custa fazer um mix entre um(a) colaborador(a) com mais tempo de casa que já vestiu a camisa e outro(a) mais recente com aquele brilho nos olhos 🤩.
Olá 🙂
Você deve estar se perguntando como é trabalhar aqui em nosso time, não é mesmo?
Aproveitei essa deixa para trazer depoimentos de colaboradores, que assim como você, passaram por esse processo seletivo:
“Fui uma das primeiras contratações da empresa e vi o quanto a empresa cresceu em tão pouco tempo, realmente sinto orgulho do que estamos construindo juntos!”
Lucas França, Engenheiro de Software.
🕐 Quando enviar: 1 dia após o e-mail anterior, pode ser enviado a todos os participantes selecionados ou não para as demais etapas do processo seletivo
Email 3: Valores da empresa
Possivelmente você já possui esses valores ou algo como código de cultura disponível em alguma apresentação, aqui basta trazer um breve resumo para reforçar a importância deles e talvez gerar identificação com os candidatos.
Olá novamente 🙂
A nossa organização é um exemplo de people first, ou seja, coloca as pessoas em primeiro lugar e, em consequência disso, os resultados melhoram e a cultura se consolida, pois os funcionários se sentem valorizados e mais conectados com a companhia.
Confira os nossos 5 principais valores:
– Foco em pessoas para podermos atender melhor nossos clientes
– Ética antes do lucro
– Diversidade importa
– Natureza importa
– Acreditamos no crescimento sustentável
🕐Quando enviar: 1 dia após o e-mail anterior, pode ser enviado a todos os participantes selecionados ou não para as demais etapas do processo seletivo
Email 4: Acompanhe nas redes sociais
Outro e-mail com foco em aumentar o conhecimento dos candidatos sobre a empresa e gerar engajamento com os candidatos nas redes.
Olá, já que estamos conectados por aqui, que tal nos acompanhar nas redes?
Siga em contato com a nossa cultura e novidades. Será uma excelente forma de se manter em contato conosco é acompanhando nossas publicações mais recentes nas principais redes sociais.
Basta seguir @empresa nas redes, ou clicar nos links abaixo:
🕐Quando enviar: 1 dia após o e-mail anterior, pode ser enviado a todos os participantes selecionados ou não para as demais etapas do processo seletivo
Email 5: Avalie o nosso processo
Acho que não preciso falar da importância desse último e-mail, tanto que a maior parte das empresas competitivas do mercado tech coletam e analisam avaliações dessa etapa e posteriores como o onboarding e primeiros 30/60/90 dias de empresa.
Gostaríamos de agradecer sua participação em nosso processo seletivo.
Adoraríamos também, receber a sua avaliação para continuarmos melhorando o nosso processo de recrutamento de talentos, não se preocupe, os dados serão anônimos e confidenciais.
Clique aqui 👉 Formulário de Avaliação do Processo Seletivo
Você também pode optar por incluir o link no corpo do e-mail então ele será incorporado. Segue exemplo de formulário.
🕐Quando enviar: Quando a vaga for fechada, ou seja, todos recebem, selecionados(as) ou não.
Espero que os templates tenham sido úteis por si só ou para inspirar melhorias simples e práticas em um processo que todo profissional de gestão está cansado de fazer.
Aqui na Eva, nós temos essa integração na plataforma de onboarding e basta só informar o e-mail dos candidatos, sem necessidade de utilizar ferramentas como Mailchimp.
Você se interessa pelo tema de digitalização de processos corporativos? Quer testar uma Assistente de Onboarding na prática? É só clicar aqui ou no link abaixo e o Lucas França vai te ajudar a fazer uma demo do produto.
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