Como automatizar os processos do time de people? A Eva é a solução.

Como automatizar os processos do time de people? A Eva é a solução.
Hugo Soares 7 de abril de 2022 4 min de leitura

A Eva nasceu da necessidade de automatizar os processos do time de people (ou recursos humanos, ou departamento pessoal, dependendo da estrutura empresarial).

Desde que lançamos a Eva, notamos que a maior parte dos times de people reconhecem que precisam ser mais humanizados e estratégicos para atenderem os objetivos da empresa.

Entretanto, esse time, que é pequeno para o tamanho da empresa, precisa realizar rotinas de atividades repetitivas diariamente, seja o sub-time de Recrutamento, Departamento Pessoal, Employee Experience ou Desenvolvimento de Talentos.

É super difícil ter o mínimo de personalização nos processos que envolvem pessoas, quando os processos são manuais.

Após meses de aprendizados, entrevistas com dezenas de usuários, benchmarks nacionais e internacionais, chegamos a conclusão que a Eva tem o potencial de automatizar não só o processo de onboarding, mas automatizar os processos “people-centric” da empresa.

Processos people-centric são aqueles que envolvem a interação entre diferentes pessoas e áreas. Eles são complexos pois na maior parte das vezes também envolvem comunicação entre vários sistemas.

O problema é que time de People precisa dar conta de uma série de processos que acontecem recorrentemente, muitas vezes utilizando várias ferramentas que não se conversam entre si mas que ainda assim cada empresa tem seus processos feitos de maneira muito personalizada para atender as demandas específicas de negócio de seu segmento.

É comum ver empresas de mesmo porte, no mesmo segmento tendo processos de RH completamente diferentes. Percebemos que uma solução “de prateleira” não atende as personalizações necessárias dessas empresas.

A forma que encontramos de resolver esse problema de maneira fácil, foi desenvolver uma ferramenta mega personalizável e simples de integrar com as ferramentas que os times de People já usam.

Essas são as atuais integrações que a Eva possui e que nossos clientes já usam: Slack, Microsoft Teams, Clicksign, Unico people, Gmail, Data Studio, Tally, Trello, Google Calendar.

Baseado nesses aprendizados, construímos dois módulos da Plataforma da Eva que agora são capazes de automatizar uma série de processos people-centric:

Construtor de jornadas:

Agora novas jornadas podem ser criadas, planejadas e configuradas dentro do novo menu Jornadas que conta com um novo Builder ou Construtor de Jornadas.

Também é possível cadastrar novos colaboradores diretamente em uma jornada de Onboarding e Pré-onboarding ou numa jornada específica para desenvolvimento de talentos com temas de Tecnologia e Compliance por exemplo.

Construtor de jornadas

Biblioteca de templates:

Para ajudar na construção das jornadas, criamos o menu Biblioteca de Templates. A partir dele, poderemos criar e organizar conteúdos que compõem uma Jornada.

Além dos templates que os clientes podem criar, iremos disponibilizar dezenas de novos templates que vocês podem aproveitar como: Tutoriais de Ferramentas, Avaliações 30/60/90, Conteúdo sobre Agile, etc.

Biblioteca de templates

A Eva automatiza os processos de:

Admissão:

Coleta de documentos, conexões entre o time e o back office, assinatura de documentos.

Onboarding:

Comunicação por e-mail, chat via Slack ou Microsoft Teams, Google Agenda, além de integrações com o Trello.

Desenvolvimento de Talentos:

Jornadas personalizadas de conhecimento, e avaliações de conhecimento.

Comunicação interna:

Endomarketing, pesquisas internas, email, Slack and Teams

Conheça mais sobre como a Eva pode automatizar os processos do time de people explorando o nosso blog.

Caso queira receber uma demo da plataforma, fale com o nosso time e solicite uma demo.


Compartilhe esse conteúdo