Os principais desafios do RH digital e como superá-los

Os principais desafios do RH digital e como superá-los
Daniel Luz 24 de janeiro de 2023 6 min de leitura

O processo de transformação potencializado pelos avanços tecnológicos na área corporativa trouxe novas rotinas para o setor de recursos humanos, como a automatização e eficiência. Apesar disso, a indústria 4.0 não adiciona novos desafios do RH digital, especialmente na área de recrutamento e seleção.

Afinal, a tecnologia é uma das grandes responsáveis pela mudança de objetivo dos profissionais, que desejam novas rotinas de trabalho e atividades de acordo com seus próprios valores e personalidade.

Por esse motivo, os times de RH vivem novas mudanças, com substituição dos antigos processos e a implementação dos dados como nova forma de gerir a área de pessoas das empresas.

Pensando nisso, continue a leitura para descobrir o que é RH digital, quais são os principais desafios do RH digital e como é possível superar cada um deles com o auxílio da tecnologia.

O que é RH digital?

A terminologia RH digital surge com a chegada das transformações proporcionadas pela tecnologia na área de gestão de pessoas no mundo corporativo.

Hoje, a cultura de dados também faz parte da rotina de RH e contribui para que não apenas o recrutamento, mas a atração e retenção de talentos seja pensada com base em dados.

Dados afastam decisões baseadas nas próprias crenças

Entre as grandes mudanças proporcionadas pela tecnologia, é que decisões tomadas a partir de dados não abrem espaço para “achismos”. Assim, os times de RH podem ser mais ágeis, eficientes e garantirem a automatização devida dos processos de recrutamento.

O uso da tecnologia, com destaque para os dados, faz com que a empresa possa alcançar resultados com maior assertividade, seja porque o profissional contratado apresenta mais fit com a vaga, seja pela diminuição dos custos de contratação e redução do tempo para preencher uma vaga em aberto.

E o resultado de toda essa transformação é que hoje todas as áreas de uma empresa, especialmente a de recursos humanos, são vistas como estratégicas e fundamentais para o alcance das metas estabelecidas pelos donos do negócio.

Principais desafios do RH digital

A migração de uma empresa para o digital envolve identificar o que o negócio precisa, início ou aperfeiçoamento de uma cultura de inovação, envolvimento de todo o time e, claro, a escolha de um bom software de RH, para mapear todas as etapas do processo de recrutamento e seleção, bem como a gestão do time.

Mas, mesmo com esse cenário perfeito, empresas que migram para o RH digital e outras com cultura data driven já consolidada, sentem dificuldade em algumas etapas do processo, como a atração, engajamento e retenção de talentos.

Saber como eles se estruturam e a melhor forma de solucionar vai deixar a sua empresa mais competitiva e com poder de atração de talentos valorizados no mercado.

Atração

Encontrar profissionais talentosos, com múltiplas habilidades, para atuar em diferentes segmentos da empresa, com especialização e qualificação suficientes são um dos principais problemas das empresas e startups.

A valorização dos atributos certos para a vaga deve ser observado pelo time de RH com o auxílio de ferramentas digitais capazes de mapear as habilidades dos candidatos, como tomada de decisão, criatividade, adaptabilidade, capacidade analítica e aprendizado rápido.

Engajamento

O engajamento na jornada do processo seletivo também pode ser desafiador, especialmente em empresas marcadas por uma seleção mais longa e com várias etapas.

Diante de tantas vagas e oportunidades, as empresas precisam ficar atentas com a melhor maneira de manter o candidato engajado, com redução no tempo de espera da seleção e maior assertividade nos feedbacks. Personalizar as etapas garante maior engajamento e interação.

Para isso, ferramentas digitais de RH podem e devem ser usadas para aproximar a comunicação e observar como o candidato se desenvolve ao longo do processo seletivo.

Retenção

O índice de rotatividade em uma vaga, conhecido como turnover, costuma ser negativo para uma empresa. A troca constante de funcionários não permite que a curva de aprendizado aconteça, além de contribuir negativamente na entrega de resultados.

Realizar processos seletivos mais assertivos, em que se possa mapear o perfil do candidato e o seu fit com a cultura da empresa dependem da adoção de um modelo data driven de recrutamento, com foco em coleta de dados e no encaixe perfeito do funcionário com a vaga. Só assim é possível reduzir o índice de turnover.

Soluções para os principais desafios do RH digital

Agora que você já sabe quais são os principais desafios do RH digital é hora de colocar em prática as lições ensinadas nesse artigo, em especial, a adoção de softwares voltados à gestão de recursos humanos, com foco em dados e na jornada dos talentos de uma empresa.

Como aprimorar a atração de talentos

Agilizar o processo de atração e admissão de talentos economiza tempo e recursos para a empresa, que pode ser mais assertiva nas contratações e na redução da burocracia até então envolvida na etapa de contratação.

Com a EVA, os diferenciais da experiência digital, validação de documentos e assinatura eletrônica contribuem para a centralização de todas as informações dos funcionários e redução de custos.

Engajamento mais efetivo em toda jornada

O engajamento envolve principalmente a relação mantida pela empresa com os talentos na etapa do processo seletivo para manter os candidatos próximos. Para não perder a humanização nessa etapa, o ideal é personalizar os estilos de comunicação.

Após a contratação dos futuros integrantes do time, não deixa de ser responsabilidade do RH a manutenção da produtividade e do engajamento dos colaboradores.

Com o auxílio de ferramentas de gamificação e microlearning, o setor responsável pode desenvolver planos de atividade personalizados para cada pessoa, assim como analisar o impacto dos treinamentos na produtividade do funcionário.

Por que a adoção de softwares é importante nessa jornada? Apenas com a coleta de dados e ferramentas assertivas é possível aumentar a curva de aprendizagem dos colaboradores e desenvolver estratégias com foco no que se mostra ser a necessidade principal do time. Essa é a solução de ramp-up da EVA!

Retenção eficaz 

Colocar em prática soluções digitais contribui para maior engajamento do time, resultados assertivos e com foco no aumento da produtividade, assim como desenvolvimento das principais necessidades do colaborador no aprendizado de novos temas.

A era digital não é feita somente de dados, mas de pessoas. Por esse motivo se sobressai a importância de um time de RH com foco em ferramentas digitais para melhorar a experiência do colaborador e o seu desejo de crescer no time.

Em nosso site você pode conferir outras soluções para o momento do RH digital em que sua empresa se encontra. Se esse conteúdo te agrada, confira outros temas de RH digital em nosso blog.


Compartilhe esse conteúdo