Dicas de campanhas simples para Setembro Amarelo

Dicas de campanhas simples para Setembro Amarelo
Daniel Luz 30 de agosto de 2022 6 min de leitura

A campanha Setembro Amarelo foi lançada em 2015 pelo Centro de Valorização à Vida (CVV) para sensibilizar, fomentar o debate e sensibilizar para a prevenção do suicídio e temas afins. O objetivo da campanha é ajudar as pessoas a entender como prevenir o suicídio e tornar as pessoas mais dispostas a falar sobre o assunto.

 

10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, destacando o porquê. O Amarelo foi escolhido para o evento por representar um foco na causa, e setembro é o início do evento Setembro Amarelo.

 

Devido à falta de discussão sobre o tema na sociedade, existem muitos equívocos sobre o suicídio, razão pela qual o movimento existe. Conhecer os sinais de suicídio, saber como ajudar melhor e conscientizar a todos de que outros podem estar sentindo o mesmo são os motivos da existência do movimento.

 

Se as pessoas não sabem o que alguém está passando antes de pensar em suicídio, elas não podem obter ajuda ou oferecer ajuda, então esta campanha tenta destacar todas essas coisas.

 

A prevenção é o primeiro passo a ser dado por meio da educação sobre o assunto. O movimento Setembro Amarelo é sobre quebrar tabus porque as pessoas têm muito medo de falar sobre isso.

 

Com o sucesso da campanha, essa barreira foi quebrada, permitindo o acesso aos recursos de prevenção. Se uma pessoa não sabe o que a outra está passando no momento em que tende a cometer suicídio, então não há como procurar ajuda ou ajuda.

 

Leia o artigo: Setembro amarelo para empresas: o guia definitivo

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Exemplos de ações rápidas e simples para Setembro Amarelo

Muitos profissionais de RH ainda não sabem como lidar com problemas no ambiente de trabalho, que afinal é um tema muito delicado. No entanto, como o objetivo é agir para salvar vidas, é necessário encontrar formas de envolver os colaboradores nesta questão.

 

Existem formas mais diretas, como uma conversa amigável entre profissionais de RH e colaboradores.

 

Existem também métodos indiretos, como conscientização por meio de exercícios, benefícios à saúde, programas de saúde mental com profissionais médicos, etc.

 

Agora que você conhece o assunto, está pronto para implementar algumas ações do Setembro Amarelo na sua empresa? Veja alguns exemplos:

 

Agende pausas

Qualquer excesso faz mal à saúde! Os funcionários são aconselhados a fazer pequenas pausas em sua vida diária para evitar o esgotamento mental.

 

Além disso, todos os funcionários devem tirar folga imediatamente quando tiverem direito a folga. O descanso é importante para evitar o esgotamento, um transtorno de humor causado pelo excesso de trabalho.

 

Use as informações corretas

Encontre e forneça as informações corretas. Aponte para ajuda profissional, como o CVV (Centro de Valorização da Vida), que oferece apoio emocional voluntário via e-mail, telefone ou chat.

 

Divulgação de informações em sua empresa e por meio de canais de comunicação com os colaboradores.

 

Tenha canais de comunicação eficazes

Muitas pessoas necessitadas têm medo ou vergonha de falar sobre isso abertamente. Assim, por exemplo, a implementação de uma ouvidoria interna pode ajudá-lo a conversar com funcionários que desejam se comunicar anonimamente ou virtualmente.

 

A Ouvidoria Interna é responsável por aceitar desafios, elogios, reclamações e expor questões relacionadas ao trabalho.

 

Converse com esses trabalhadores por meio de uma ouvidoria para tentar solucionar conflitos e situações estressantes no trabalho e fornecer ajuda profissional.

 

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Bem-estar e Saúde Mental

Promover ações internas consistentes com o bem-estar e a saúde mental dos colaboradores. Podem ser operações simples, como mensagens deixadas na estação de trabalho ou até mesmo uma colaboração com uma empresa profissional.

 

Em um movimento mais detalhado e de longo prazo, sua equipe pode criar uma seção específica sobre o tema que é divulgada continuamente pelos canais de comunicação da empresa, oferecendo dicas, curiosidades ou qualquer outra informação sobre o tema felicidade e saúde mental.

 

Outra sugestão é contratar um serviço de autoconhecimento como o Zenklub. O serviço é um benefício para os colaboradores, que têm acesso a uma biblioteca de conteúdos em diversos formatos para promover o desenvolvimento pessoal, o bem-estar e o autoconhecimento. Além da terapia online com um especialista.

 

Muitas pessoas passam mais da metade do dia no trabalho. Como resultado, os funcionários com problemas de saúde mental acabam refletindo sobre seu profissionalismo. Não é diferente se estivermos falando de saúde física, pois ela também afeta o dia a dia do trabalho e atrapalha o humor e a produtividade dos funcionários.

 

Os funcionários diagnosticados com transtornos como ansiedade ou transtorno bipolar podem ter medo de falar sobre o que estão passando porque persistem o preconceito e o desconhecimento sobre esses transtornos.

 

Por outro lado, quem ainda está se ajustando à medicação pode perder o foco e ser temporariamente afastado. Isso deve ser sempre comunicado aos superiores e levado em consideração na atribuição de tarefas. Como isso afeta a segurança do trabalho, é importante ter o apoio de seu gerente ao falar sobre a situação.

 

Por onde começar?

Sabemos como o dia a dia do profissional de recursos humanos é corrido. Por isso, montamos um pacote de templates de comunicação relacionados ao tema de setembro amarelo para que você possa implementar uma campanha efetiva na sua empresa ainda hoje.

 

Os templates estão disponíveis em formato aberto. Ou seja, você conseguirá utilizá-los em qualquer ferramenta. Entretanto, recomendamos que utilize a Eva People para automatizar e orquestrar o envio para os colaboradores.

 

Com a Eva People, você consegue oferecer uma experiência integrada aos seus colaboradores, utilizando as ferramentas de comunicação interna pré-existentes e com o mínimo de esforço da equipe de recursos humanos. Automatize processos, contrate, integre, treine e capacite funcionários utilizando a nossa plataforma inteligente.

Assista ao nosso webinar sobre endomarketing para entender como funciona a campanha de setembro amarelo dentro da Eva People: https://evapeople.com.br/materiais/endomarketing-do-zero-a-primeira-campanha/
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