Marketing interno: os 3 melhores cases de sucesso de endomarketing

Marketing interno: os 3 melhores cases de sucesso de endomarketing
Daniel Luz 4 de julho de 2023 12 min de leitura

Você pode investir “rios de dinheiro” em publicidade, ter os melhores maquinários e um excelente sistema logístico, mas se seu marketing interno for falho, infelizmente, você tem um grande problema em mãos.

Uma equipe motivada, ciente dos valores e objetivos da empresa, criativa e cheia de vontade de “fazer acontecer” traz grandes benefícios para uma organização. Não há felicidade maior para o time de gestão de pessoas do que saber que todos os colaboradores estão na mesma sintonia, lutando em prol dos objetivos organizacionais.

Para conquistar o cenário acima, é imprescindível o investimento em ações de endomarketing, com o objetivo de motivar os colaboradores, fazê-los se sentir parte importante da organização e seguidores da cultura organizacional à qual foram apresentados.

Por isso, grandes marcas, como a Google e a Nubank, não poupam recursos quando o assunto é investir em estratégias para melhorar o seu marketing interno. Então, se você deseja saber o que empresas nacionais e internacionais fazem, visando o endomarketing, avance para os próximos tópicos! Temos certeza que você não vai se arrepender e sairá com excelentes insights para aplicar no seu negócio.

O que é endomarketing?

Marketing interno ou endomarketing é toda ação realizada pelas empresas tendo o intuito de melhorar a relação com seus recursos humanos, ou seja, os colaboradores. Essas ações visam melhorar o clima organizacional, reforçar a cultura organizacional, aumentar a produtividade, lapidar o atendimento ao cliente e trazer outros benefícios que vão fazer a diferença, positivamente, no ambiente de trabalho.

Como afirma Sandro Magaldi e José Salibi Neto no livro “Gestão do Amanhã”, baseado nos ensinamentos de Peter Drucker, pai da gestão moderna, os colaboradores devem ser vistos pelas empresas “como um de seus principais ativos estratégicos, não apenas como um custo”. Ter essa visão faz toda a diferença, não apenas nas relações interpessoais, mas em todas as áreas da empresa.

Para você entender de forma mais aprofundada quais são os benefícios que um bom trabalho de marketing interno gera para sua empresa, vamos ao próximo tópico!

Quais são os benefícios do endomarketing para as empresas?

Os benefícios do endomarketing para as empresas, são:

  • Diminui o turnover;
  • Reforça a cultura organizacional;
  • Melhora a visibilidade da empresa frente ao mercado (employer branding);
  • Aumenta a produtividade dos colaboradores;
  • Abre espaço para a criatividade e resolução de problemas;
  • Desperta o senso de pertencimento;
  • Incentiva a comunicação interna;
  • Melhora no atendimento ao cliente.

Esses são apenas alguns benefícios gerados pelas práticas de marketing interno. Mais adiante, antes de passarmos para os cases das marcas, vamos falar de forma breve sobre cada um dos benefícios citados acima.

Diminui o turnover

O termo “turnover” se refere à rotatividade de pessoal dentro de uma empresa, ou seja, os pedidos de demissão. Quando o endomarketing não é bem trabalhado, os colaboradores tendem a sair com maior agilidade das empresas, e isso, obviamente, faz com que essas marcas sejam vistas com maus olhos pelo mercado, quando o assunto é a retenção de talentos.

Reforça a cultura organizacional

Ao trabalhar o marketing interno, inevitavelmente, características da cultura organizacional são reforçadas. Por exemplo: ao oferecer benefícios além do salário, como a criação de um plano de carreira e auxílio com os estudos, os colaboradores perceberão que, ao falar no momento da contratação que a empresa valoriza seus funcionários, não estava sendo contada uma mentira.

Melhora a visibilidade da empresa frente ao mercado (employer branding)

O employer branding visa fazer com que uma empresa seja bem vista pelo mercado. Logo, ao trabalhar estratégias de endomarketing, os colaboradores se sentem satisfeitos em fazer parte da empresa e essa satisfação fica expressa em seus bons comentários e relatos quando são perguntados como é trabalhar em determinada organização. Isso incentiva para que outras pessoas também queiram fazer parte da empresa!

Aumenta a produtividade dos colaboradores

Você já tentou trabalhar enquanto estava insatisfeito com alguma coisa vinculada ao seu serviço? O trabalho pode até sair, no entanto, sua produtividade é afetada, pois enquanto a sua insatisfação não passa, você não consegue se dedicar 100% às suas atividades.

Com seus colaboradores isso não é diferente! Um dos objetivos do endomarketing é aumentar a satisfação e a motivação dos colaboradores. Logo, quanto mais motivados estão, mais eles são produtivos.

Abre espaço para a criatividade e resolução de problemas

Quando um profissional está satisfeito com seu trabalho e motivado, ele tende a explorar mais sua criatividade e tem mais empolgação para trazer novas ideias, seja para projetos a serem executados, seja para resolver problemas do setor em que trabalha. Isso tem efeito positivo em toda a empresa, inclusive na parte financeira.

Desperta o senso de pertencimento

As estratégias de marketing interno transformam os colaboradores em pessoas mais participativas. Logo, o senso de pertencimento é aflorado, pois eles sentem que desempenham um trabalho com relevância para a empresa.

Esse ponto pode ser comparado aos pais que designam pequenas atividades aos filhos pequenos enquanto executam alguma tarefa, como pegar farinha durante o preparo do bolo. Isso gera o sentimento de utilidade.

Incentiva a comunicação interna

Falhas na comunicação interna geram grandes problemas, como tarefas mal executadas ou com atraso e dificuldade em estabelecer um bom relacionamento interpessoal. Com o endomarketing, esses ruídos na comunicação tendem a acabar, o que corrobora para a formação de um time mais unido e eficiente.

Melhora no atendimento ao cliente

Segundo Philip Kotler, o pai do marketing, “não faz o menor sentido prometer um excelente serviço antes que o quadro da empresa esteja preparado para fornecê-lo.”  Logo, ao trabalhar o endomarketing, os clientes internos — colaboradores — ficam mais aptos a oferecerem um atendimento de qualidade aos clientes externos, o que gera efeito sobre as vendas e, consequentemente, sobre os resultados da empresa.

Agora que você já entendeu os grandes benefícios que as estratégias de marketing interno proporcionam para as empresas, vamos aos melhores cases de endomarketing encontrados em organizações brasileiras e internacionais.

Cases de sucesso de endomarketing em empresas brasileiras e internacionais

1. Google

A Google é uma empresa que faz parte da holding Alphabet e, como você já deve saber, ela está entre as 10 maiores empresas de tecnologia do mundo. Segundo alguns dados revelados pela Paysa, empresa que relaciona particularidades de potenciais empregadores, a Google ocupa o segundo lugar no ranking de maior retenção de talentos, comparada com outras big techs, ficando atrás somente do Facebook.

Os funcionários tendem a permanecer na Google uma média de 1,9 anos. No Facebook, esse número chega a 2,02 anos. Para conseguir esse resultado, as estratégias de marketing interno usadas pela Google estão centradas em:

  • Ambiente de trabalho acolhedor;
  • Plano de carreira;
  • Sala de jogos;
  • Incentivo à inovação;
  • Oferta de treinamentos.

No caso do ambiente de trabalho aconchegante, o colaborador tem à sua disposição um lugar totalmente organizado, com móveis e equipamentos, como puffs e ar condicionado, que estimulam para que ele fique o mais confortável possível. Por ser uma empresa de tecnologia e estar muito à frente no mercado, a Google precisa que seus colaboradores se sintam bem fisicamente e mentalmente, para serem produtivos e estimular a criatividade.

Por falar em criatividade, a sala de jogos é um ambiente perfeito para que as pessoas possam se relacionar e “esfriar a cabeça” entre uma hora ou outra do dia. Muitas boas ideias podem ser adquiridas nesses momentos de descontração. Além disso, o plano de carreira e a oferta de treinamentos levam os profissionais a buscarem pela melhoria contínua, com o objetivo de alcançar melhores posições.

Logo, temos o incentivo à inovação. Enquanto algumas empresas têm uma cultura mais fechada para a inovação, não é isso que se espera de uma empresa de tecnologia. Por isso, quanto mais a Google incentivar seus colaboradores a elaborar projetos que visam a inovação, melhor! Assim, o sentimento de utilidade e pertencimento se afloram, o que é ótimo para a satisfação do colaborador.

2. Southwest Airlines

A Southwest Airlines é uma das maiores linhas aéreas dos EUA e é conhecida por cobrar uma baixa tarifa dos passageiros. Dentre todas as companhias aéreas, ela foi a pioneira na implementação do conceito de “low-cost” ou baixo custo. Por muitos anos, foi eleita uma das melhores companhias aéreas para se trabalhar e seus funcionários são conhecidos pela felicidade e gentileza com que atendem os clientes.

As estratégias de marketing interno praticadas pela Southwest Airlines são:

  • Recepção calorosa de novos colaboradores;
  • Vivência real do propósito da empresa;
  • Processo de recrutamento, visando contratar colaboradores com a essência da empresa (cordiais, amigáveis, prontos para servir etc.);
  • Treinamentos focados em transformar os colaboradores em embaixadores da marca;
  • Benefícios além do salário (viajar grátis na companhia, descontos nas passagens em outras companhias, além de receber uma dedução na estadia em hotéis e parques temáticos).

Enquanto a Google foca em oferecer um ambiente de trabalho propício para estimular a criatividade dos seus colaboradores, a Southwest Airlines já trabalha as estratégias de marketing interno desde a etapa de recrutamento dos candidatos. Para ela, os candidatos, além das habilidades técnicas, precisam carregar os valores da marca em sua essência.

Isso tudo é observado durante o treinamento, onde a empresa avalia a relação dos candidatos com pessoas que já são funcionários da empresa. É observado a maneira que eles tratam as pessoas, o trabalho em equipe, a prontidão para servir, entre outros fatores.

Após serem contratados, todos os novos colaboradores ganham uma recepção bem calorosa, onde a cultura organizacional é reafirmada. Fator essencial para, além do endomarketing, trabalhar com excelência o processo de integração — onboarding — dos contratados.

O propósito da Southwest Airlines é provar que é possível oferecer um ótimo serviço sem precisar investir muito para isso. Por ser uma companhia que trabalha com o sistema de “low-cost”, as pessoas também não têm grandes expectativas sobre os seus serviços aéreos. Em contrapartida, todos esperam ser bem atendidos, com colaboradores cordiais e amigáveis. Isso a companhia oferece de sobra!

Complementando, até mesmo os colaboradores têm total noção dos projetos que podem apresentar à empresa, pois, a depender do projeto, se ele colocar em risco o título da empresa de ser reconhecida como uma companhia de baixo custo, ele já não faz sentido. Ou seja, vivência real do propósito da marca.

3. Nubank

Agora, vamos para uma empresa brasileira! Nubank é um banco digital, fundado no ano de 2013, com o objetivo de transformar a relação que os brasileiros tinham com os bancos físicos. Os bancos tradicionais são conhecidos pela demora no atendimento, a necessidade de sair de casa para resolver problemas bancários, entre outras questões.

A Nubank chegou com uma proposta diferente, dando aos seus clientes uma facilidade de acesso aos serviços bancários e a agilidade de atendimento que era o sonho da grande maioria das pessoas que precisavam utilizar os serviços de um banco. Tudo é resolvido pelo celular, por meio do aplicativo da empresa, com um atendimento rápido e totalmente humanizado.

Entre as estratégias de endomarketing trabalhadas pela Nubank, temos:

Essas estratégias da Nubank, assim como acontece com as demais empresas apresentadas, acontecem desde o onboarding. Logo, o marketing interno da empresa precisa ser trabalhado desde muito cedo. O ponto da Nubank que vale ser destacado é o alinhamento dos colaboradores com o posicionamento da marca.

Dessa forma, toda a comunicação da empresa é trabalhada com os colaboradores para que ela não perca sua identidade, seja se relacionando com os clientes por meio das redes sociais, seja se relacionando em um artigo de blog, seja nos e-mails. Para que essa forma de comunicação própria da marca seja preservada, é imprescindível a prática de endomarketing.

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Conclusão

Como você pôde perceber, o endomarketing gera efeitos positivos em toda a organização. Por isso, todo investimento é pouco quando se trata de melhorar a comunicação interna da empresa, pois ela reflete no atendimento ao cliente, nas relações interpessoais e, também, nos lucros da companhia.

Para ajudar a potencializar a comunicação interna da sua empresa, temos certeza que somos os parceiros certos para você. Por meio das nossas soluções, você, em minutos, pode construir e executar grandes campanhas de endomarketing e comunicação interna. Quer experimentar ou saber mais? Converse com um dos nossos especialistas e comece a transformar o marketing interno da sua empresa.


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