7 estratégias de marketing interno para motivar a sua equipe

7 estratégias de marketing interno para motivar a sua equipe
Daniel Luz 19 de junho de 2023 12 min de leitura

É comum as empresas se preocuparem muito em traçar estratégias para chamar a atenção dos seus clientes externos. Querem fazer de tudo para criar uma conexão com eles de tal maneira que sempre quando precisarem de um produto ou serviço vinculado ao nicho dessas empresas, eles se lembrem delas.

Não existe erro nenhum nisso. No entanto, para que uma empresa conquiste bons resultados com seus consumidores, ela precisa, primeiramente, ter um time preparado, tecnicamente e emocionalmente, para fazer toda essa história acontecer. Por que “emocionalmente”? Pois, um colaborador pode ter todas as aptidões técnicas, mas se ele não estiver motivado, seus rendimentos caem consideravelmente.

Portanto, o intuito deste post é auxiliar você a selecionar as melhores estratégias de marketing interno para a sua empresa, em conformidade com o perfil do seu negócio e dos seus colaboradores. Continue a leitura!

O que é marketing interno?

Endomarketing ou marketing interno é toda ação desempenhada pelas empresas com o objetivo de criar um vínculo com seus colaboradores, transformando-os em verdadeiros propagadores da marca. Por meio dele, os profissionais, de fato, “vestem a camisa da empresa”, respeitando todas as suas diretrizes e a cultura organizacional.

Quando o marketing interno é bem trabalhado, as empresas formam colaboradores alinhados com seus valores e prontos para trazerem os melhores resultados. Tudo isso, respeitando o propósito da marca.

Se a empresa tem o perfil de abordar um tom mais provocativo em suas campanhas de marketing, os colaboradores vão respeitar essa forma de comunicação ao elaborarem anúncios para ela. Se a organização é conhecida por oferecer um ótimo serviço alinhado a um baixo custo, os colaboradores não vão fazer qualquer tipo de proposta que faça ela perder essa identidade.

Diante do exposto, os colaboradores respeitam e vivem o DNA da marca. Mas, para que isso aconteça, como você pode imaginar, existe um árduo trabalho por trás. É necessário entender os perfis dos colaboradores e suas principais demandas, buscando formas de trazê-los para mais perto da empresa.

Sabe aquela pesquisa de público-alvo que você faz quando deseja conhecer melhor seus potenciais clientes? Com seus colaboradores, clientes internos da sua empresa, deve acontecer a mesma coisa. É necessário descobrir aquilo que os move e ver como sua empresa pode alinhar isso sem, logicamente, perder a identidade. Para te ajudar nesse processo, vamos ao próximo tópico!

Como a Pirâmide de Maslow pode ajudar a entender seus colaboradores?

Pirâmide de necessidades de Maslow

A “Hierarquia das Necessidades de Maslow” ou “Pirâmide de Maslow” foi desenvolvida pelo psicólogo Abraham Maslow. Ela prevê que os indivíduos possuem 5 tipos de necessidades e, quando eles se sentem completos em uma área, eles tendem a passar para o próximo nível. A “Pirâmide de Maslow” é dividida em 5 áreas, são elas:

  1. Necessidades fisiológicas
  2. Necessidades de segurança
  3. Necessidades sociais
  4. Necessidades de estima
  5. Necessidades de autorrealização

As necessidades fisiológicas e de segurança são consideradas primárias e, as demais, são consideradas secundárias. Mas, o que isso tem a ver com a motivação de um colaborador? Tem muita coisa relacionada! No ambiente de trabalho, você pode oferecer aos seus colaboradores ações motivacionais que englobam todos os níveis de necessidade.

No caso das necessidades fisiológicas, a sua empresa pode criar intervalos para descanso e, para dar um Plus nessa área, desenvolver dentro da organização uma sala de descanso, como muitas startups e big techs têm apostado. As necessidades de segurança estão relacionadas ao sentimento de estabilidade com o trabalho, ou seja, os colaboradores não podem sentir que a qualquer momento vão ser demitidos.

Além da estabilidade, o salário e os demais benefícios oferecidos, como plano odontológico e vale alimentação, também estão inclusos no pacote das necessidades de segurança. Passando para as demandas secundárias, as necessidades sociais estão relacionadas ao bom clima organizacional e às relações interpessoais, tanto entre pessoas que trabalham no mesmo nível hierárquico quanto entre aquelas que estão abaixo e acima na estrutura organizacional.

Já as necessidades de estima trabalham o ego dos colaboradores. Logo, elas estão alinhadas à oferta constante de feedbacks, ao reconhecimento pelo trabalho desenvolvido etc. E, indo para a última necessidade, temos a autorrealização, ou seja, dar aos colaboradores a oportunidade de tomar decisões e chances claras de crescimento profissional.

A partir da “Pirâmide de Maslow” você consegue ter em mãos um arsenal completo de como traçar estratégias de marketing interno que “brilhem os olhos” de todos os colaboradores, independentemente do local em que estão concentrados na pirâmide. Dito isso, chegou o momento de entender qual a relação do endomarketing com a comunicação interna.

Existe endomarketing sem comunicação interna?

A resposta para esse questionamento é bem curta e sucinta: não, não existe endomarketing sem um bom trabalho de comunicação interna. Ao contrário do que você possa imaginar, a comunicação interna vai muito além de desenvolver tarefas e projetos dentro do prazo e conforme o esperado.

Ao ter uma comunicação interna alinhada, a sua empresa garante que todos os colaboradores trabalhem por um mesmo propósito, sabendo quais são seus direitos e deveres. O que influencia tanto no ambiente interno da empresa quanto no externo, ou seja, na relação com os clientes e na imagem que a empresa transmite para o mercado.

Quer entender mais sobre isso? Leia o post que preparamos falando inteiramente sobre este assunto. Clique aqui e confira! Nele, elencamos 7 estratégias vencedoras de comunicação interna.

Quais estratégias de marketing interno utilizar visando a motivação dos colaboradores?

Chegou o momento de falarmos sobre as sete valiosas estratégias de endomarketing que você pode executar na sua empresa com o intuito de motivar os colaboradores. Essas práticas, como você verá, foram todas inspiradas no que fazem as grandes empresas do mercado global.

1. Ofertar materiais de apoio no onboarding

Onboarding é o processo de integração de novos colaboradores. Ele é essencial para que os contratados criem uma boa primeira impressão da empresa e aumente as chances de permanecer por mais tempo trabalhando nessa organização.

Grandes empresas, como a Apple e a Microsoft, durante a pandemia, realizaram a ação de enviar para os novos colaboradores que estavam trabalhando remotamente alguns materiais de apoio, a exemplo de notebooks, garrafinhas, camisas, agendas etc. Esse material serviu para que os profissionais pudessem se preparar para o trabalho e se sentissem mais acolhidos.

No caso da Nubank, foram encaminhadas cadeiras ergonômicas para os colaboradores que precisaram sair dos escritórios e ir trabalhar no estilo home office. Essa ação teve o objetivo de oferecer um maior conforto e, consequentemente, aumentar a produtividade dos profissionais.

Mesmo que as organizações citadas acima tenham realizado essas práticas durante a pandemia, você pode tê-las como exemplo e estruturar um processo de onboarding eficiente para que seus novos colaboradores se sintam acolhidos e fazendo parte da empresa. Logo, ofereça uma agenda personalizada, camisas, garrafinha ou qualquer outro material que remete à empresa.

Por exemplo: digamos que você tenha um e-commerce e venda semijoias. Dessa forma, você pode montar um pequeno kit de acessórios e dar de presente às novas colaboradoras para que elas possam usar. Além disso, também vale apostar em outros materiais mais clichês, como a agenda e a garrafinha mencionadas no parágrafo anterior.

2. Fornecer benefícios além do salário

Como dito anteriormente, o salário é um dos fatores que transmite segurança aos profissionais. No entanto, se ele vier acompanhado de mais benefícios, maiores são as chances dos colaboradores se sentirem motivados.

Logicamente, os benefícios oferecidos devem caber no orçamento da empresa. Diante disso, após fazer uma análise e verificar a situação financeira da sua organização, pense em quais itens você pode incluir para aumentar a satisfação e a segurança dos seus colaboradores.

O Sicoob (Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil), por exemplo, oferece aos colaboradores benefícios, como vale alimentação, plano odontológico e de saúde, entre outras vantagens. O salário e esses benefícios extras, além de motivar, são colocados na balança quando o colaborador pensa em sair da organização.

3. Elogiar publicamente colaboradores destaques

Seja em eventos da empresa, seja nas redes sociais, não perca a oportunidade de elogiar os colaboradores destaques. Todo mundo gosta de ser elogiado e ter seus esforços reconhecidos. Não é necessário ficar sempre reafirmando ao colaborador o quanto ele é bom, mas, em certos momentos, oferecer essa “massagem ao ego” é necessário.

Logo, escolha locais estratégicos para fazer isso. No dia a dia do trabalho, vale elogiar de forma discreta. Todavia, aproveite também os eventos e as redes sociais para prestigiar os profissionais que oferecem um serviço acima da média para a empresa. Além de deixá-los mais motivados, essa ação fará com que os demais colaboradores fiquem com desejo de obterem o mesmo reconhecimento.

4. Escolher estrategicamente a área de trabalho de cada colaborador

Isso mesmo! Existem colaboradores que vão performar muito bem em uma área e serão um desastre ou não obterão um bom rendimento em outras. Logo, observe onde as habilidades dos seus colaboradores podem ser melhor aproveitadas e explore isso. Se você já passou pela situação de ser “jogado” em um trabalho que não fazia muito o seu estilo, sabe bem o sentimento de desânimo que essa ação oferece.

Uma empresa que trabalha essa estratégia muito bem é a Amazon. Para que um colaborador atinja um alto padrão, ele precisa ser provado em áreas que são do seu domínio. Dessa forma, é muito mais pertinente a empresa depositar esforços para treinar e alocar os colaboradores em locais que eles têm a oportunidade de entregar bons resultados.

5. Ter uma comunicação clara e escuta ativa

Esses dois itens podem ser inseridos em um mesmo tópico. A Amazon, citada anteriormente, também busca, desde o processo de integração, manter uma comunicação clara com os colaboradores. A empresa deixa bem alinhado quais são as atividades que são aceitáveis uma boa entrega e aquelas que necessitam o máximo de excelência.

Essa simples ação faz com que o colaborador pondere a entrega de cada tarefa que é destinada a ele. Já em relação à escuta ativa, podemos citar a Microsoft. Durante o processo de integração, a empresa busca deixar o colaborador bem livre para realizar perguntas.

O onboarding é o momento em que os colaboradores têm mais dúvidas sobre diferentes coisas, desde a execução de uma tarefa até em relação à estrutura física da empresa. Logo, quanto mais aberto para escutar os gestores tiverem, melhor! Vale destacar que essa escuta ativa deve percorrer durante todo o período de relacionamento com o colaborador, não somente no processo de integração.

6. Estruturar um plano de carreira

Para dar ao colaborador um sentimento de autorrealização, nada melhor do que estruturar um excelente plano de carreira dentro da empresa. Essa estratégia aumenta as chances de retenção de talentos e mantém os colaboradores motivados, pois é muito frustrante para um profissional saber que não têm muitas perspectivas de crescimento na empresa em que trabalha.

Entendemos que esse é um desafio para muitas empresas, até mesmo para aquelas que já ocupam um lugar de destaque no mercado. No entanto, batemos nessa tecla, pois, o plano de carreira, além de favorecer na satisfação do colaborador, ajuda para que a empresa possa remanejar colaboradores de um cargo para outro quando necessário. Sem precisar começar do zero um processo de recrutamento e seleção.

7. Disponibilizar treinamentos de forma constante

Durante a pandemia, a Google ofereceu vários treinamentos aos seus colaboradores. Essa ação buscou prepará-los para enfrentar o novo cenário, além de mantê-los em constante processo de aprendizagem e motivados, sabendo de todo apoio que a empresa estava dando. Mesmo fora do cenário de pandemia, os treinamentos cumprem um papel fundamental dentro das empresas.

Eles preparam os colaboradores para os desafios que terão de enfrentar na rotina de trabalho e, para os gestores, essa é uma ótima oportunidade de observar o comportamento dos profissionais enquanto participam dos treinamentos. Aos colaboradores que demonstrarem força de vontade diante do treinamento, vale colocá-los no radar quando surgirem oportunidades de promoção na empresa.

Conclusão

Depois de todo este conteúdo, temos certeza que você percebeu o quanto estabelecer estratégias que visam melhorar o marketing interno é importante para qualquer organização que deseja atingir bons resultados. Para te auxiliar ainda mais, estamos oferecendo a você o “Manual da Experiência do Colaborador”.

Nele, você descobrirá várias outras práticas para melhorar a experiência dos seus colaboradores no dia a dia da empresa. É totalmente gratuito! Então, não perca essa oportunidade de adquirir conhecimento e levar o marketing interno do seu negócio para outro patamar.


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