Do Processo Admissional ao Onboarding

Do Processo Admissional ao Onboarding
Henrique Tavares 31 de maio de 2022 8 min de leitura

O processo admissional é uma das principais etapas para se ter um profissional em sua empresa. Ou seja, isso o torna um dos fatores mais importantes.

Sendo assim, quando o profissional ideal da empresa é contratado, da mesma forma, ele se adapta com mais facilidade à sua realidade e participa plenamente das metas.

Mas devido a atual situação, o novo “normal” trouxe grandes dificuldades ao contratar um colaborador. Com isso é fundamental acertar o processo admissional para atingir os objetivos da empresa.

Há uma grande problemática envolvendo os processos de admissão. Sendo assim, os índices de candidatos desistindo do processo e isso é algo que acaba comprometendo o desenvolvimento da empresa.

Devido a essa problemática, sem dúvida é importante informar o quão isso é prejudicial ao corpo da empresa, e tem que ser resolvida, deixando o lado corporativo e do trabalhador satisfeitos.

Acompanhe a leitura do nosso artigo e saiba dicas importantes para diminuir o abandono no processo admissional e como usar o pré-onboarding ao seu favor.

O impacto sobre o abandono no processo admissional

Existem várias razões que levam os candidatos ao abandono do processo de admissão. Nessa perspectiva, as empresas precisam levar em consideração o motivo desse abandono.

Como resultado, demonstra apoio ao candidato é uma dos pontos que deve ser colocado em prática, para tentar entender o motivo se é algo pessoal ou algo em relação com a empresa.

Com fim, o ato de contratar é um grande investimento para a empresa, então  a necessidade de evitar um desligamento ou desistência de uma contratação é essencial para evitar o aumento dos gastos da empresa.

A falta de feedbacks ao colaborador pode ser algo que o deixa desmotivado.Sendo assim, a sensação de desvalorização e frustração pode acarretar o trabalhador a procurar outro emprego ou manchar o nome da empresa.

O processo de abandono admissional também é caracterizado como “TurnOver”. No entanto, uma proporção alta indica um problema que pode ser uma gestão deficiente, remuneração abaixo da média e possivelmente, baixa motivação na carreira.

O que causa o abandono do processo admissional?

Os profissionais da área de recursos humanos e departamento pessoal relatam que possíveis fatores causadores dos problemas na organização podem acarretar no desligamento constante de funcionários.

Confira abaixo quais são essas problemáticas e tente evitá-las para melhoramento e crescimento da empresa.

Descrição errônea de vagas.

Uma má descrição de vaga pode causar problemas para encontrar um candidato a altura da empresa e isso acaba trazendo candidatos que, no momento em que, não fazem jus ao o que a empresa busca. Sendo assim, certifique-se de ser específico ao pedido da vaga.

Falta de feedbacks.

Para se manter mais motivados, os colaboradores buscam apoio de seus colegas de trabalho sobre o seu desempenho na empresa. Logo, quando o gestor não tem esse cuidado naturalmente os funcionários ficam desanimados e realizam suas tarefas sem cuidado.

Ausência de plano de carreira.

A falta de um plano de carreira ou a possibilidade de ascensão profissional também pode gerar desmotivação ao colaborador. Sendo assim, acaba sendo visto como falta de profissionalismo da empresa e acaba levando o funcionário a pedir demissão, ou se acomodar na rotina, causando improdutividade.

Ambiente hostil ou tóxico.

A produtividade da empresa tende a crescer quando o ambiente é confortável e bem entrosado, fazendo assim, também o colaborador ter mais gosto no trabalho. É importante evitar um espaço de trabalho hostil, pois pode afetar na saúde do trabalhador, causando estresse, ansiedade e até mesmo depressão.

Falta de liderança.

Os líderes têm uma grande função dentro da empresa e impactam bastante nas taxas de turnover, pois eles influenciam na produção da equipe e qualidade do ambiente. Além disso, empresas com liderança extremamente rígida geralmente não apresentam bons resultados em termos de engajamento e retenção.

Por certo, esses são os erros mais comuns que a maioria das empresas sem planejamento e sem uma boa equipe de direção pode ter ao seguir no rumo da contratação de colaboradores.

Como posso diminuir o abandono admissional?

Entendemos como o impacto sobre o abandono admissional e o turnover pode atrapalhar na demanda de uma empresa, deixando as coisas um pouco complicadas.

Mas vamos mostrar como você pode diminuir ou solucionar de vez essa problemática com a ajuda da mais nova ferramenta de integração.

A técnica de Onboarding é um processo essencial para as empresas para integração de novos membros. E ainda pode obter um melhor desempenho e eficiência no trabalho. Confira mais sobre o Onboarding aqui

Mas vamos te passar umas dicas importantes para que facilite no processo de integração, bem como adaptação de novos colaboradores. Para assim, mantê-los de forma saudável por um bom período. Confira abaixo!

Pré-Onboarding

Essa é a etapa do onboarding que antecede o começo oficial do novo colaborador e esse processo deve ser feito antes do primeiro dia de trabalho do funcionário, para que o processo seja melhor sucedido.

A empresa deve expor o máximo de informações possíveis como o ambiente de trabalho e cultura organizacional antes mesmo de realizar um processo admissional.

Dessa forma, o candidato a vaga tem mais preparo ao processo e terá mais confiança e gosto na entrevista, pois estará ciente sobre os dados da empresa.

Admissão Digital.

Para facilitar mais o acesso do colaborador e empresa, os processos de otimização de entrega de documento admissionais podem ser feitos de forma online. Essa é a chamada admissão digital.

O novo membro da empresa, pode realizar a digitalização dos documentos essenciais para contratação de casa, e enviar até mesmo com antecedência para empresa, gerando um processo mais rápido.

Kit Onboarding

A primeira impressão é sempre a que fica, então o kit onboarding serve como um estimulante para os novos membros se sentirem acolhidos na empresa.

O kit pode ser de forma personalizada, como garrafas de água, kit canetas e agendas, camisetas e até canecas de café. A criatividade pode rolar solta nesse momento.

Então, confira mais sobre kit onboarding aqui

Saiba mais sobre a importância de ser solidário no processo admissional

Como o ditado popular diz “Gentileza gera gentileza” diz muito sobre como se deve portar no ambiente de trabalho o deixando ainda mais leve e fácil para passar a maior parte do tempo.

Afinal, o processo de adaptação no primeiro dia é um pouco longo. Sendo assim, é importante ser paciente e mostrar ao novo membro que está tudo bem se algo não sair como esperado. E principalmente auxiliá-lo para que as próximas tentativas tudo possa ocorrer corretamente.

Mas também é importante realizar pausas para deixar o colaborador menos coagido e estressado, e pode deixar ele mais concentrado depois em suas atividades. Existe um método, ao qual pode ser agregado em diversas áreas e adaptado para o setor, o método se chama “ pomodoro “ onde quem for realizar a atividade deve programar seu tempo de intervalo, vejamos um exemplo com relação aos estudos:

Um estudante quando for estudar uma determinada matéria, para se manter concentrado e eficiente por mais tempo, vai usar ciclo de tempos, onde estará em foco total por 40 minutos e ao final entrará em 15 minutos de descanso, dessa forma o estudante se sentirá mais disposto a realização das atividades.

Método adaptável

O método é 100% adaptável a rotina e a atividade realizar, mas representa a importância da realização de pausas para uma melhor eficiência na realização das atividades.

E por último mas não menos importante, sempre é bom lembrar que o primeiro dia de trabalho causa nervosismo, então tente manter o diálogo com o novo colaborador, mostre como o local de trabalho pode ser tranquilo.

A empresa pode colocar em prática todas essas dicas e informações para trazer um melhor lugar para sua empresa, deixando os colaboradores tranquilos e produtivos.

Durante sua vida, o ser humano passa grande parte dela no mundo do trabalho, então é muito importante fazer esse extenso momento da vida o mais agradável e menos estressante para ambas partes possível.

Encontre tudo o que precisa saber sobre o assunto em nosso site:

A plataforma Eva Onboarding é uma plataforma de automação para admissão e onboarding de colaboradores à distância.

A Eva auxilia desde a coleta dos documentos necessários para a admissão e nos primeiros meses de contratação colaborando com a adaptação do processo.

O Assistente Virtual Eva, cria as melhores experiências de onboarding do mundo, tornando mais fácil o dia-a-dia de profissionais de recursos humanos.

Sendo assim, a plataforma irá te ajudar a construir um processo consistente, digital e fácil de ser aplicado nas empresas. Trazendo assim, mais benefícios no processo de onboarding.

Confira como ter as melhores soluções que as empresas usam para integrar novos membros na equipe de trabalho aqui

Além de todas essas dicas citadas no artigo, o relacionamento interpessoal é de longe algo essencial para um melhor desenvolvimento no ambiente de trabalho.

Por fim, demonstrar respeito, empatia, ter um ótima relação de equipe, escutar e ser escutado, passar suas experiências ao próximo e compartilhar ideais é algo que deixa o ambiente mais harmonioso e produtivo.

Então, gostou desse artigo? Então saiba que você pode encontrar mais conteúdos como esse clicando aqui!


Compartilhe esse conteúdo