As empresas que querem ficar de olho em seus clientes externos costumam investir em marketing. Quando entendem a necessidade de focar também em seus clientes internos (seus funcionários), percebem a importância de investir em endomarketing.
As pessoas que trabalham para uma empresa são um dos maiores ativos que uma empresa pode ter, e uma campanha de marketing interno (endomarketing) pode ajudar a gerar resultados melhores do que o esperado.
Endomarketing é muito mais do que comemorar o aniversário da pessoa todo mês, ou colocar coisas na cozinha. Este erro é cometido por muitas pessoas, mas vamos avisá-lo para não fazê-lo. O Endomarketing está muito mais envolvido, continue lendo para saber mais.
O que é endomarketing?
O endomarketing é uma estratégia de marketing que foca no capital humano de uma empresa. Também é conhecido como marketing interno. A base do endomarketing é o relacionamento entre os funcionários, e pode incluir muitas estratégias diferentes, desde o incentivo ao uso de mídias sociais até o fornecimento de recompensas por bônus de indicação.
Exemplos de endomarketing
Partindo do pressuposto de que um dos objetivos do endomarketing é fazer com que os colaboradores se sintam parte da empresa, exemplos de ações são:
- Treinamentos e qualificações;
- Estimular o diálogo e a troca de experiências;
- Atividades da empresa para os funcionários;
- Avaliação do desempenho individual e coletivo;
- Melhorias nos processos de comunicação interna.
Benchmarks de endomarketing
As atividades de marketing interno da empresa visam aumentar a satisfação dos funcionários e o engajamento com a organização. Essas ações ajudam a melhorar a cultura organizacional, reduzir a rotatividade e otimizar o desempenho da empresa.
Grandes empresas nos ensinam muito sobre criatividade e inovação ao planejar suas estratégias de marketing interno.
Coca-Cola
Em 2016, a Coca-Cola desenvolveu uma série de estratégias de marketing interno que envolveram uma equipe de 66.000 pessoas trabalhando na sede dos Jogos Olímpicos Brasil, já que a empresa se tornou uma das patrocinadoras dos Jogos.
O piso Olímpico é composto por um espaço temático e lúdico que, além de relembrar os colaboradores das Olimpíadas e aproximar os colaboradores dos importantes eventos da marca, também traz os valores da cultura da empresa. Além de ser um espaço de descontração que ajuda a unir a equipe, aproxima os colaboradores deste importante evento e reforça a ideia de que todos estão envolvidos.
Foi montado um palco para uma réplica da tocha olímpica e os funcionários puderam tirar fotos como se estivessem participando de uma corrida de revezamento. O programa permite aos atletas narrarem suas trilhas em um chat interativo, onde os participantes podem tirar dúvidas e interagir com os convidados, além de oferecer brindes e fotos em grupo.
Toyota
O plano de marketing interno da Toyota inclui sempre dar voz aos funcionários e construir uma cultura forte para cada novo funcionário que a empresa contrata.
Quando novos colaboradores são integrados, são realizados diversos treinamentos, desde os valores e cultura da Toyota até a operação dos processos produtivos da empresa, proporcionando aos colaboradores um conhecimento profundo da organização e construindo um sentimento de pertencimento.
Além disso, os funcionários são livres para apresentar novas ideias e sugestões e, em muitos casos, colocá-las em prática. Palestras, seminários, premiações e diversos treinamentos também são oferecidos anualmente.
Fiat
A Fiat é outro exemplo. Você sabia que as empresas permitem que os funcionários sejam os primeiros a testar modelos que ainda não estão no mercado? Esse movimento está relacionado aos valores que a empresa defende, que consiste em tratar os clientes internos, ou seja, os funcionários, da mesma forma e dar igual importância aos clientes externos.
Outro fator de preocupação é a praticidade e estrutura da comunicação interna. A empresa possui uma ferramenta dedicada que centraliza as informações relevantes de todos os funcionários e fornece uma linha aberta de comunicação entre os funcionários e a liderança, onde os funcionários podem falar diretamente com a diretoria.
Golden Cross
Outro exemplo é a operadora de planos de saúde Golden Cross, que também foi além, tendo destinado mais de 750 mil reais para marketing interno.
Os pacotes de incentivo incluem a compra e reforma de suas próprias casas, eletrodomésticos e outros utensílios domésticos – tudo para premiar os melhores vendedores da empresa. A empresa garantiu que os resultados da operação melhoraram significativamente.
Endomarketing vs. Comunicação Interna
Antes de distinguir entre os termos “marketing interno” e “comunicação interna”, é importante refletir sobre suas origens. O primeiro está relacionado ao marketing, enquanto o segundo está relacionado à comunicação, os dois termos não são sinônimos. Portanto, comunicação interna e marketing interno são campos diferentes.
Marketing é a estratégia abrangente e global de uma empresa para atender às demandas do mercado e estabelecer um bom relacionamento com seus clientes.
A comunicação interna, por outro lado, é a troca de informações entre duas ou mais pessoas, onde na maioria das vezes há uma tentativa de passar uma mensagem. O termo comunicação originou-se de uma área do marketing que pode ser utilizada como ferramenta nas estratégias de marketing, mas é mais específica e se relaciona diretamente com o relacionamento com o cliente.
O endomarketing é uma estratégia que busca melhorar o relacionamento entre uma empresa e seus colaboradores, para que ambas as partes sejam beneficiadas. A comunicação interna trabalha para encontrar as melhores formas de os colaboradores conhecerem as estratégias e ideias de endomarketing.
Ações de endomarketing
Benefícios para a equipe
Os benefícios são o ponto de partida para a satisfação dos colaboradores, pois captam a atenção dos melhores profissionais do mercado, ajudam a atrair talentos e servem de base para a felicidade e o reconhecimento profissional.
Os benefícios vão além do vale-transporte básico, vale-refeição e plano de saúde. Existem várias outras possibilidades que podem ajudar a aumentar o bem-estar dos funcionários e fortalecer ainda mais a sua marca empregadora. Benefícios como assistência na academia, flexibilidade de horário e home office são apenas alguns exemplos do que pode ser oferecido como parte de uma forte estrutura de marketing interno.
Melhorias na comunicação interna
A comunicação eficaz é muito importante para o sucesso de um negócio, pois sem ela pode haver conflitos e divergências entre as equipes, confusão no processo e na entrega, atrasos no recebimento de informações importantes e outros problemas que podem surgir da comunicação. Internamente inválido.
Dessa forma, a comunicação interna funciona como um canal consistente em toda a empresa para que todos os colaboradores estejam cientes do que está acontecendo nos níveis macro e micro, garantindo harmonia dentro da equipe, facilitando o acesso às informações, comunicando benefícios como atividades e ações.
Treinamento e desenvolvimento
Quanto mais funcionários uma empresa adiciona, mais complexo se torna manter uma boa comunicação interna e coordenação entre todos os funcionários. Então, à medida que a empresa cresce, esse canal se torna mais desafiador e mais estratégico.
Os desafios apresentados pelas empresas aumentam à medida que a organização cresce. Portanto, os colaboradores também precisam acompanhar essas mudanças, ou mesmo os precursores dessas mudanças.
O treinamento permite que os funcionários se mantenham atualizados e aprendam novas habilidades para que possam melhorar seu fluxo de trabalho, ser mais criativos, tornar suas funções mais complexas e muitos outros benefícios que a atualização profissional pode trazer.
Por outro lado, o desenvolvimento tem a ver com a preparação desses profissionais para o futuro da organização e também ajuda a manter os profissionais e a empresa alinhados. Esses processos de treinamento ajudam a envolver os funcionários em suas funções, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Plano de progressão de carreira
Ter um plano de carreira estruturado ajuda a proporcionar transparência e segurança para o futuro da carreira de um funcionário. Além disso, oferece uma perspectiva de crescimento que auxilia no engajamento com a empresa, pois a empresa se concentra no crescimento profissional e na valorização de seus funcionários.
Clima organizacional
Se o ambiente corporativo é nocivo à saúde mental do colaborador, a imagem do empregador pode ser altamente prejudicada, independentemente de outras vantagens de trabalhar na empresa.
Portanto, o clima organizacional deve ser constantemente analisada e reavaliada para que haja harmonia entre as equipes, porque um ambiente de trabalho agradável desempenha um papel fundamental no bem-estar dos funcionários.
Eventos de integração
Os eventos de integração podem ajudar a aumentar o senso de pertencimento entre os funcionários, além de colaborar também com a cultura organizacional, pois quando os indivíduos se sentem mais pertencentes, o ambiente de trabalho acaba se tornando mais agradável.
Happy hours, dias temáticos, festas de fim de ano, são apenas alguns exemplos de eventos que podem ajudar a integrar os funcionários e gerar um senso de pertencimento e colaboração.
Pesquisa de satisfação
A pesquisa de satisfação serve tanto para acompanhar os efeitos das ações de endomarketing quanto para encontrar os problemas e pontos de melhoria, portanto ela é indispensável para ajudar a traçar planos e estratégias de endomarketing.
Reconhecimento ao colaborador
Além dos itens citados anteriormente, o reconhecimento ao colaborador ajuda ainda mais em sua satisfação, porque ele se sente valorizado diretamente ao ser reconhecido.
O reconhecimento pode vir através de elogios durante as reuniões de times ou durante reuniões one-on-one, pode ser por meio de uma promoção, as formas podem variar, mas é de extrema relevância para a valorização dos funcionários.
Conclusão sobre endomarketing
Depois de saber mais sobre como o endomarketing funciona e como implementá-lo de forma eficaz na sua empresa, é hora de executar.
Mas não esqueça que todos os detalhes aprendidos fazem parte de um processo com um componente essencial: uma equipe dedicada.
Assista o nosso webinar sobre o tema Endomarketing: Do zero à primeira campanha. Neste webinar você vai ver a introdução ao conceito de endomarketing, como funciona nas empresas, os benefícios do endomarketing, cases de sucesso, exemplos de ações, além do passo a passo para fazer sua campanha. Além disso, acesso liberado aos templates utilizados na aula!
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