Ao buscar pelo emprego dos sonhos, todos nós passamos por processos admissionais que nos trouxeram as primeiras impressões sobre uma empresa.
Fazer um processo seletivo e selecionar o novo talento para uma empresa está longe de ser uma tarefa fácil, não é mesmo?
E por mais que a experiência nos auxilie durante a trajetória desse profissional na companhia, a primeira impressão é a que fica, certo?
Portanto, venha conosco entender o que é o Candidate Experience e por quê ele é tão importante durante um processo admissional.
O que é candidate experience?
Como o próprio nome sugere, o “candidate experience”, em tradução significa experiência do candidato, e refere-se a todo conhecimento e vivência obtido por um profissional durante seu processo seletivo para uma determinada empresa.
Sabemos que todo processo seletivo traz consigo uma carga de muita pressão e responsabilidade acima do candidato. Conhecimento, perfil comportamental, objetivos, capacidade interpessoal, habilidade crítica, tudo isso é avaliado e posto na mesa quando vamos concorrer à vaga dos nossos sonhos.
O que poucos percebem é que um processo admissional também é uma das cartas de apresentação para o mundo afora. Afinal, é a partir de um processo seletivo que os profissionais passarão a ter contato direto com os empregados da empresa, mesmo este sendo o seu recrutador.
Portanto, ao realizar o processo seletivo para sua empresa, tenha em mente as consequências trazidas pela experiência do candidato à sua empresa. Mas não se preocupe! Apesar da grande responsabilidade em realizar um processo admissional, são atitudes simples que podem transformar para sempre a imagem da sua empresa no mercado.
E aí? Está pronto para conhecer um pouco mais sobre o assunto?
Então não larga o papel e a caneta e anota essa dica!
Qual a sua importância?
Receptividade, organização, empatia, sinergia entre a equipe, tudo isso pode ser observado pelo candidato durante o seu processo admissional. Além disso, devido ao crescente investimento em tecnologia, avaliar uma empresa pela qualidade do seu processo seletivo está a uma distância curta da palma da mão.
Atualmente, com a popularização das plataformas de recrutamento e das redes sociais, encontrar avaliações referentes às empresas recrutadoras é tão simples quanto uma curtida no Facebook.
Portanto, ao organizar um processo admissional, esteja ciente da importância que aquela experiência do candidato terá na imagem da sua empresa. Afinal, ninguém deseja trabalhar em uma empresa desorganizada, negligente ou egoísta.
Quer saber mais um pouco sobre o assunto? Então vem com a gente!
Como a comunicação pode afetar a candidate experience?
Primeiramente, estabeleça uma boa comunicação com o seu candidato. Apesar de simples, a qualidade da comunicação é um erro comum entre as empresas, que geram não somente críticas negativas, como são capazes de originar inúmeros problemas durante a trajetória admissional.
Exponha os benefícios oferecidos para a vaga em questão. Muitos candidatos se oferecem a participar do processo seletivo sem obter conhecimento dos benefícios fornecidos pela empresa. Isso pode ocasionar desistências em uma fase mais avançada do seu processo, gerando custos, perda de tempo e estresse para ambas as partes envolvidas.
Além disso, seja clara em relação aos pré-requisitos exigidos para a contratação na vaga divulgada. Esse simples ato poderá te poupar uma quantidade enorme de tempo ao selecionar os currículos aptos para admissão.
Algumas plataformas de admissão já realizam essa seleção para empresa, através da seleção de currículos que possuam o pré-requisito estabelecido pela empresa no cadastramento do candidato. Essas ferramentas te economizarão tempo e irão garantir a fluidez do seu processo seletivo.
Além disso, a realização de formulários, a construção de templates e as crescentes inovações na área de recrutamento podem e devem ser utilizadas ao seu favor. Além de conferir um maior conforto ao candidato, a tecnologia aplicada aos setores de relações humanas também possuem a capacidade de conferir maior segurança à empresa e ao candidato.
E agora você deve estar pensando: como assim?
Isso mesmo, a utilização da tecnologia de recrutamento possibilita que o candidato preencha seus dados pessoais assegurando a sua segurança. Além de delimitar a quantidade de pessoas autorizadas ao acesso dessas informações. Esse tipo de processo confere maior autonomia ao concorrente da vaga, que está automaticamente autorizando o avaliador a utilizar essas informações durante o processo seletivo.
Além disso, isso também protege o recrutador da possível exposição durante a avaliação dos currículos, ao evitar a divulgação da sua identidade e dos seus meios de contato direto. Logo, a segurança tanto da empresa quanto do candidato tornam-se mais evidentes através da inovação por trás das tecnologias de recrutamento.
Outra questão a ser abordada na descrição da sua vaga são os documentos necessários para cada etapa do processo. Pode parecer irrelevante para você, mas isso vai deixar o seu candidato mais seguro, pois ele não precisará cogitar todos os possíveis documentos que serão solicitados caso seja escolhido.
São atitudes simples, mas através de boa organização e planejamento prévio, até mesmo uma pequena empresa pode se tornar a galinha dos ovos de ouro para alguém.
Candidate experience: qual a importância da receptividade?
O nervosismo faz parte de qualquer processo seletivo. Isso não significa que aquele profissional não seja apto para seus objetivos. O grande talento da sua empresa pode estar escondido por trás de uma pessoa tímida, mas com muita bagagem para te oferecer.
Portanto, ao realizar um processo admissional tenha empatia para com seus candidatos. Isso permitirá que eles se sintam mais à vontade para demonstrar sua verdadeira essência, perdendo um pouco mais o medo dos julgamentos.
A pessoa que participa de um processo seletivo, busca a mudança de sua realidade, afinal, um emprego pode mudar para melhor ou para pior a vida de um ser humano. Portanto, entenda que apesar de ser apenas um processo admissional para você, recrutador, aquela seleção pode ser o sonho ou a esperança de alguém.
Logo, invista na receptividade dos seus candidatos à empresa. Mostre-os suas atividades, seus objetivos quanto companhia, o que você espera da pessoa selecionada para vaga. Além disso, permita que o seu candidato se sinta parte daquele processo de forma positiva, compartilhando com o mundo afora quão relevante e enriquecedor seria poder participar ativamente de uma empresa que se importa com seus funcionários.
Importância do Feedback
O feedback, ou resultado de uma avaliação, é uma das partes mais importantes do processo admissional. A um tempo atrás, as empresas apresentavam, o costume de dar o feedback apenas aos candidatos que foram aptos a seguir com as etapas do processo seletivo.
Além de ser uma atitude antiquada, o compartilhamento do feedback pode reduzir a expectativa do seu candidato e conferir uma melhor experiência para o concorrente à vaga, mesmo que o seu resultado tenha sido de reprovação.
Isso acontece, pois ao participar de um processo seletivo, a ânsia pela resposta é algo natural do processo de admissão. Nenhum candidato faz uma entrevista ou se inscreve para uma determinada seleção esperando o resultado negativo.
Logo, ao conferir a este candidato o retorno sobre a seleção da vaga, você está evitando o cultivo de sentimentos ruins desse concorrente frente a empresa.
Mas calma! Isso não significa que você deve dizer “linha por linha” todos os motivos para a sua reprovação no processo. Ao enviar a mensagem de feedback negativo, busque valorizar os pontos positivos daquele candidato, explicando que, no momento em questão, outra pessoa estava mais apta ao processo.
Afinal, posteriormente haverão outros processos seletivos, e este candidato reprovado pode ser a pessoa ideal para a sua empresa num futuro próximo.
Qual a consequência do candidate experience para a empresa?
Um candidato com boas experiências tende a recomendar a sua empresa para outras pessoas. Dessa forma, ao levar a fama de fornecer excelentes “candidates experiences”, a sua companhia torna-se capaz de atrair profissionais mais capacitados, experientes e com os melhores perfis do mercado.
Logo, apesar de ser um investimento para a empresa, o retorno obtido através de boas experiências em processos admissionais tende a ser positivo quando começam a surgir opções de profissionais mais capacitados para assumirem as vagas.
Quando você deixa de admitir um bom profissional por má avaliação da empresa, aquele profissional capacitado busca oportunidades com a concorrência. Logo, vai existir a criação de ideias, soluções, projetos inovadores e o desenvolvimento de serviços de melhor qualidade àquela empresa que disputa diretamente com a sua no valor de mercado.
E aí? Está preparado para mudar completamente a experiência dos candidatos da sua empresa?
Então se liga na dica que preparamos para você!
A Eva Onboarding preparou uma série com os melhores templates para utilizar no seu processo de recrutamento. São cinco modelos básicos para serem aplicados nos seus e-mails de seleção.
Não fique por fora dessa! Entre agora no site e acesse o que preparamos especialmente para você!
A Eva é uma HR Tech, fundada em 2019, com o objetivo de transformar a comunicação entre pessoas e empresas por meio das tecnologias conversacionais.
Compartilhe esse conteúdo