Entenda o que é employee experience e por que você deveria planejar

Entenda o que é employee experience e por que você deveria planejar
Daniel Luz 26 de janeiro de 2023 7 min de leitura

As empresas sempre se preocuparam em agradar os clientes, enquanto o bem-estar dos funcionários não era colocado como prioridade. No entanto, hoje em dia a experiência dos colaboradores está sendo cada vez mais valorizada. Nesse contexto, surgiu o conceito de employee experience.

O employee experience é uma estratégia para valorização da vivência dos colaboradores dentro da empresa. Quer entender melhor do que se trata esse conceito e quais são suas principais vantagens? Acompanhe este post conosco.

Definição de employee experience

O termo employee experience, do inglês, pode ser traduzido como “experiência do funcionário”. Como o nome sugere, refere-se a um conjunto de ações realizadas no intuito de melhorar a jornada do profissional na organização.

Esse conceito faz parte da gestão de pessoas e tem como objetivo o fortalecimento do elo entre a instituição e seus profissionais.

Com o employee experience, os trabalhadores passam a ser mais valorizados e se sentem mais acolhidos. As consequências disso beneficiam eles próprios, mas também favorecem a empresa.

É importante mencionar que as ações devem ser pensadas para melhorar a jornada do profissional no dia a dia e não apenas em momentos pontuais. Além disso, essa estratégia pode e deve ser usada desde o processo seletivo até o desligamento.

Ou seja, a experiência do colaborador deve englobar o processo seletivo, a contratação, o onboarding (integração), treinamentos, crescimento (promoções, por exemplo) e offboarding, que é o processo de demissão e recolocação.

A importância de adotar ações de employee experience na organização

As métricas da empresa dependem do capital humano, só assim é possível alcançar os objetivos e metas organizacionais previamente estabelecidos. Isto posto, cabe lembrar que antigamente o foco das instituições era quase inteiramente nos lucros, mas hoje as coisas não funcionam assim.

Atualmente a qualidade de vida dos trabalhadores vem sendo muito debatida, pois os novos talentos não estão em busca apenas do salário e dos seus direitos trabalhistas. A nova geração almeja benefícios e praticidade.

Uma empresa especializada em consultorias e pesquisas, a Gartner, realizou um levantamento a respeito da satisfação dos profissionais no trabalho. Como resultado, apenas 13% das pessoas que participaram da pesquisa relataram que se sentem satisfeitas com sua experiência no emprego.

Segundo a Gartner, as organizações estão fazendo investimentos significativos para melhorar a experiência dos funcionários, a exemplo de ações de integração e redesenho do local de trabalho. Entretanto, apesar desses investimentos melhorarem o engajamento, as expectativas deles são crescentes.

Além disso, os próprios consumidores têm desenvolvido critérios para se associar às marcas. Hoje em dia os clientes não contratam um serviço apenas pelo preço; muitos deles procuram saber a reputação da empresa e isso inclui verificar como elas tratam seus colaboradores.

Levando tudo isso em consideração, é mais fácil compreender por que as ações de employee experience vêm ganhando cada vez mais espaço, não é? Em síntese, a adoção dessas estratégias beneficia tanto os funcionários quanto a empresa.

Vantagens de melhorar o processo – Por que você deveria planejar

Conforme mencionamos, o employee experience é útil para empregadores e empregados. Confira a seguir quais são as vantagens de adotar essa estratégia e entenda por que você deveria planejar ações para melhorar a experiência do seu time.

Reduz o absenteísmo

O absenteísmo, isto é, a falta de pontualidade e assiduidade, pode ocorrer por diferentes razões. Entre elas, um ambiente de trabalho que não apresenta condições favoráveis para a execução das atividades.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, há uma estimativa de que são perdidos 12 bilhões de dias de trabalho todos os anos por causa da depressão e da ansiedade. Isso representa quase um trilhão de dólares à economia mundial.

Com ações voltadas para a melhora da vivência dos trabalhadores, a tendência é que a saúde física e mental deles melhore e o absenteísmo diminua consideravelmente.

Melhora o engajamento e a produtividade

Quando o colaborador percebe que a empresa se importa com sua qualidade de vida ele tende a se engajar mais, ou seja, se envolver mais com os propósitos da organização.

Com isso, ele também se mostra mais disposto a contribuir para que as metas estabelecidas sejam alcançadas. Assim, há o aumento da produtividade.

Melhora a retenção de talentos

Quando a empresa valoriza seus funcionários, proporciona um ambiente acolhedor, benefícios e oportunidades de crescimento, naturalmente consegue reter mais talentos. Isso é especialmente importante para que a marca consiga se destacar no mercado, afinal, ela terá os melhores profissionais.

Melhora o clima organizacional

O clima organizacional funciona como um dos termômetros da experiência dos funcionários, uma vez que revela o estado de ânimo dos trabalhadores.

Quando há conflitos e desânimo, a tendência é que a motivação diminua e isso também indica uma experiência profissional negativa.

Por outro lado, quando o clima na organização é bom, o ambiente de trabalho promove a motivação e o engajamento. Desse modo, a atmosfera da empresa se modifica de forma positiva e a experiência do profissional é boa.

Reduz o turnover

Profissionais engajados, motivados e satisfeitos com seu emprego tem menor chance de pedir demissão. Portanto, o employee experience promove a redução do turnover da empresa, o que é ótimo, pois fortalece o time e ainda reduz custos com processos seletivos, rescisões e novos treinamentos.

Promove a marca empregadora

O employee experience funciona como uma estratégia de endomaketing, isto é, marketing interno. Isso é especialmente nos dias de hoje, pois como mencionamos, as empresas agora se importam bastante com a percepção dos seus colaboradores e não apenas com os clientes.

Logo, a preocupação com a experiência do profissional é uma forma de melhorar a reputação da marca com seus trabalhadores, que certamente irão falar bem da organização por onde passarem.

Como consequência, a organização se torna mais competitiva e valorizada, atraindo os melhores talentos. Os profissionais vão querer integrar o seu negócio e com certeza vão marcar presença nos seus processos seletivos.

Conclusão

O employee experience vem se firmando no mundo corporativo. Afinal, as prioridades dentro das organizações estão mudando e a satisfação dos profissionais se tornou muito importante.

Sendo assim, é essencial conhecer esse tipo de estratégia para começar a preparar sua organização para oferecer melhores condições de trabalho para as equipes.

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