4 Benchmarks de Endomarketing para você se inspirar

4 Benchmarks de Endomarketing para você se inspirar
Daniel Luz 13 de julho de 2022 10 min de leitura

As empresas que querem ficar de olho em seus clientes externos costumam investir em marketing. Quando entendem a necessidade de focar também em seus clientes internos (seus funcionários), percebem a importância de investir em endomarketing.

As pessoas que trabalham para uma empresa são um dos maiores ativos que uma empresa pode ter, e uma campanha de marketing interno (endomarketing) pode ajudar a gerar resultados melhores do que o esperado.

Endomarketing é muito mais do que comemorar o aniversário da pessoa todo mês, ou colocar coisas na cozinha. Este erro é cometido por muitas pessoas, mas vamos avisá-lo para não fazê-lo. O Endomarketing está muito mais envolvido, continue lendo para saber mais.

O que é endomarketing?

O endomarketing é uma estratégia de marketing que foca no capital humano de uma empresa. Também é conhecido como marketing interno. A base do endomarketing é o relacionamento entre os funcionários, e pode incluir muitas estratégias diferentes, desde o incentivo ao uso de mídias sociais até o fornecimento de recompensas por bônus de indicação.

Exemplos de endomarketing

Partindo do pressuposto de que um dos objetivos do endomarketing é fazer com que os colaboradores se sintam parte da empresa, exemplos de ações são:

  • Treinamentos e qualificações;
  • Estimular o diálogo e a troca de experiências;
  • Atividades da empresa para os funcionários;
  • Avaliação do desempenho individual e coletivo;
  • Melhorias nos processos de comunicação interna.
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Benchmarks de endomarketing

As atividades de marketing interno da empresa visam aumentar a satisfação dos funcionários e o engajamento com a organização. Essas ações ajudam a melhorar a cultura organizacional, reduzir a rotatividade e otimizar o desempenho da empresa.

Grandes empresas nos ensinam muito sobre criatividade e inovação ao planejar suas estratégias de marketing interno.

Coca-Cola

Em 2016, a Coca-Cola desenvolveu uma série de estratégias de marketing interno que envolveram uma equipe de 66.000 pessoas trabalhando na sede dos Jogos Olímpicos Brasil, já que a empresa se tornou uma das patrocinadoras dos Jogos.

O piso Olímpico é composto por um espaço temático e lúdico que, além de relembrar os colaboradores das Olimpíadas e aproximar os colaboradores dos importantes eventos da marca, também traz os valores da cultura da empresa. Além de ser um espaço de descontração que ajuda a unir a equipe, aproxima os colaboradores deste importante evento e reforça a ideia de que todos estão envolvidos.

Foi montado um palco para uma réplica da tocha olímpica e os funcionários puderam tirar fotos como se estivessem participando de uma corrida de revezamento. O programa permite aos atletas narrarem suas trilhas em um chat interativo, onde os participantes podem tirar dúvidas e interagir com os convidados, além de oferecer brindes e fotos em grupo.

Toyota

O plano de marketing interno da Toyota inclui sempre dar voz aos funcionários e construir uma cultura forte para cada novo funcionário que a empresa contrata.

Quando novos colaboradores são integrados, são realizados diversos treinamentos, desde os valores e cultura da Toyota até a operação dos processos produtivos da empresa, proporcionando aos colaboradores um conhecimento profundo da organização e construindo um sentimento de pertencimento.

Além disso, os funcionários são livres para apresentar novas ideias e sugestões e, em muitos casos, colocá-las em prática. Palestras, seminários, premiações e diversos treinamentos também são oferecidos anualmente.

Fiat

A Fiat é outro exemplo. Você sabia que as empresas permitem que os funcionários sejam os primeiros a testar modelos que ainda não estão no mercado? Esse movimento está relacionado aos valores que a empresa defende, que consiste em tratar os clientes internos, ou seja, os funcionários, da mesma forma e dar igual importância aos clientes externos.

Outro fator de preocupação é a praticidade e estrutura da comunicação interna. A empresa possui uma ferramenta dedicada que centraliza as informações relevantes de todos os funcionários e fornece uma linha aberta de comunicação entre os funcionários e a liderança, onde os funcionários podem falar diretamente com a diretoria.

Golden Cross

Outro exemplo é a operadora de planos de saúde Golden Cross, que também foi além, tendo destinado mais de 750 mil reais para marketing interno.

Os pacotes de incentivo incluem a compra e reforma de suas próprias casas, eletrodomésticos e outros utensílios domésticos – tudo para premiar os melhores vendedores da empresa. A empresa garantiu que os resultados da operação melhoraram significativamente.

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Endomarketing vs. Comunicação Interna

Antes de distinguir entre os termos “marketing interno” e “comunicação interna”, é importante refletir sobre suas origens. O primeiro está relacionado ao marketing, enquanto o segundo está relacionado à comunicação, os dois termos não são sinônimos. Portanto, comunicação interna e marketing interno são campos diferentes.

Marketing é a estratégia abrangente e global de uma empresa para atender às demandas do mercado e estabelecer um bom relacionamento com seus clientes.

A comunicação interna, por outro lado, é a troca de informações entre duas ou mais pessoas, onde na maioria das vezes há uma tentativa de passar uma mensagem. O termo comunicação originou-se de uma área do marketing que pode ser utilizada como ferramenta nas estratégias de marketing, mas é mais específica e se relaciona diretamente com o relacionamento com o cliente.

O endomarketing é uma estratégia que busca melhorar o relacionamento entre uma empresa e seus colaboradores, para que ambas as partes sejam beneficiadas. A comunicação interna trabalha para encontrar as melhores formas de os colaboradores conhecerem as estratégias e ideias de endomarketing.

Ações de endomarketing

Benefícios para a equipe

Os benefícios são o ponto de partida para a satisfação dos colaboradores, pois captam a atenção dos melhores profissionais do mercado, ajudam a atrair talentos e servem de base para a felicidade e o reconhecimento profissional.

Os benefícios vão além do vale-transporte básico, vale-refeição e plano de saúde. Existem várias outras possibilidades que podem ajudar a aumentar o bem-estar dos funcionários e fortalecer ainda mais a sua marca empregadora. Benefícios como assistência na academia, flexibilidade de horário e home office são apenas alguns exemplos do que pode ser oferecido como parte de uma forte estrutura de marketing interno.

Melhorias na comunicação interna

A comunicação eficaz é muito importante para o sucesso de um negócio, pois sem ela pode haver conflitos e divergências entre as equipes, confusão no processo e na entrega, atrasos no recebimento de informações importantes e outros problemas que podem surgir da comunicação. Internamente inválido.

Dessa forma, a comunicação interna funciona como um canal consistente em toda a empresa para que todos os colaboradores estejam cientes do que está acontecendo nos níveis macro e micro, garantindo harmonia dentro da equipe, facilitando o acesso às informações, comunicando benefícios como atividades e ações.

Treinamento e desenvolvimento

Quanto mais funcionários uma empresa adiciona, mais complexo se torna manter uma boa comunicação interna e coordenação entre todos os funcionários. Então, à medida que a empresa cresce, esse canal se torna mais desafiador e mais estratégico.

Os desafios apresentados pelas empresas aumentam à medida que a organização cresce. Portanto, os colaboradores também precisam acompanhar essas mudanças, ou mesmo os precursores dessas mudanças.

O treinamento permite que os funcionários se mantenham atualizados e aprendam novas habilidades para que possam melhorar seu fluxo de trabalho, ser mais criativos, tornar suas funções mais complexas e muitos outros benefícios que a atualização profissional pode trazer.

Por outro lado, o desenvolvimento tem a ver com a preparação desses profissionais para o futuro da organização e também ajuda a manter os profissionais e a empresa alinhados. Esses processos de treinamento ajudam a envolver os funcionários em suas funções, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Plano de progressão de carreira

Ter um plano de carreira estruturado ajuda a proporcionar transparência e segurança para o futuro da carreira de um funcionário. Além disso, oferece uma perspectiva de crescimento que auxilia no engajamento com a empresa, pois a empresa se concentra no crescimento profissional e na valorização de seus funcionários.

Clima organizacional

Se o ambiente corporativo é nocivo à saúde mental do colaborador, a imagem do empregador pode ser altamente prejudicada, independentemente de outras vantagens de trabalhar na empresa.

Portanto, o clima organizacional deve ser constantemente analisada e reavaliada para que haja harmonia entre as equipes, porque um ambiente de trabalho agradável desempenha um papel fundamental no bem-estar dos funcionários.

Eventos de integração

Os eventos de integração podem ajudar a aumentar o senso de pertencimento entre os funcionários, além de colaborar também com a cultura organizacional, pois quando os indivíduos se sentem mais pertencentes, o ambiente de trabalho acaba se tornando mais agradável.

Happy hours, dias temáticos, festas de fim de ano, são apenas alguns exemplos de eventos que podem ajudar a integrar os funcionários e gerar um senso de pertencimento e colaboração.

Pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação serve tanto para acompanhar os efeitos das ações de endomarketing quanto para encontrar os problemas e pontos de melhoria, portanto ela é indispensável para ajudar a traçar planos e estratégias de endomarketing.

Reconhecimento ao colaborador

Além dos itens citados anteriormente, o reconhecimento ao colaborador ajuda ainda mais em sua satisfação, porque ele se sente valorizado diretamente ao ser reconhecido.

O reconhecimento pode vir através de elogios durante as reuniões de times ou durante reuniões one-on-one, pode ser por meio de uma promoção, as formas podem variar, mas é de extrema relevância para a valorização dos funcionários.

Conclusão sobre endomarketing

Depois de saber mais sobre como o endomarketing funciona e como implementá-lo de forma eficaz na sua empresa, é hora de executar.

Mas não esqueça que todos os detalhes aprendidos fazem parte de um processo com um componente essencial: uma equipe dedicada.

Assista o nosso webinar sobre o tema Endomarketing: Do zero à primeira campanha. Neste webinar você vai ver a introdução ao conceito de endomarketing, como funciona nas empresas, os benefícios do endomarketing, cases de sucesso, exemplos de ações, além do passo a passo para fazer sua campanha. Além disso, acesso liberado aos templates utilizados na aula!

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