O papel do Business Partner RH no crescimento das empresas

O papel do Business Partner RH no crescimento das empresas
Daniel Luz 18 de agosto de 2022 11 min de leitura

Business Partner tem sido cada vez mais usado nos últimos anos em empresas de diversos segmentos. Embora tenha surgido por volta da década de 80, esse formato de trabalho tem como objetivo ligar a área de negócio de uma organização com as práticas de gestão de pessoas.

Dessa forma, é possível ter uma atuação mais estratégica e melhor aproveitada pelos profissionais de RH. Além, é claro, de melhorar todos os resultados da empresa.

Caso queira saber um pouco mais sobre esse assunto, como funciona e qual a sua relevância para o crescimento das empresas, basta continuar lendo esse conteúdo!

Business Partner

Não há dúvida de que o mercado está cada vez mais competitivo, com novas empresas surgindo e desafios a todo instante. A maioria desses desafios estão ligados com o lado humano e, dessa forma, é preciso que o RH atue como parceiro do negócio.

A cada dia cresce mais a demanda por atuação nessa área, contudo, é normal que muitos ainda tenham dúvidas sobre esse papel. Em certas empresas, o business partner é tido como alguém que assume as demandas com relação à equipe no que diz respeito à gestão de conflitos ou desenvolver os talentos.

Outros acreditam que o papel desse profissional se limita a seguir as instruções do CEO ou do diretor da empresa. Sem que o business partner possa posicionar-se e realizar, de fato, o seu trabalho.

Por isso, é preciso saber exatamente quais são as funções e papéis atribuídos à um business partner, para que não haja mais conflitos em relação ao seu trabalho. Veja logo abaixo o que é um business partner e um pouco mais sobre esses profissionais.
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O que é business partner?

De acordo com a própria tradução do termo: “parceiro de negócio”, fica claro que o BP precisa ter amplo conhecimento sobre a área na qual atua. Ou seja, o profissional deve saber quais são os objetivos do setor ao qual está agregado, suas métricas, resultados e atividades.

Business Partner é um conjunto de ações e atividades realizada por um profissional, cuja função é implementar opções para pessoas com foco no negócio. Assim gera contribuições para criar estratégias ao lado dos diretores e gestores da empresa.

Como o próprio nome sugere, esse é um trabalho de parceria que tem ganhado mais espaço e valorização dentro das empresas. Essa área tem relação com uma série de valores atuais que são esperados pelas organizações.

Afinal, uma empresa precisa achar as pessoas certas na hora certa, assim como também precisa saber como desenvolver e reter os talentos. Sem a ajuda de um profissional adequado que os oriente na condução da administração de pessoas esse trabalho pode ser mais árduo.

Sendo assim, o intuito central do Business partner possui como premissa os conhecimentos do profissional de RH com relação a estratégias e negócios. O que pode abranger os seguintes tópicos:

  • Planos de mercado;
  • Objetivos financeiros;
  • Estratégias comerciais e de marketing;
  • Entre outros fatores da gestão de uma organização.

A intenção é que tal profissional seja, de fato, qualificado para ajudar durante as tomadas de decisões que envolvem pessoas. Um bom BP deverá saber qual é o perfil ideal do colaborador para trabalhar em um setor específico da empresa.

Com isso, o BP ajuda a executar tais processos seletivos de forma mais eficaz e econômica.
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Por que contratar um BP?

O Business Partner é o responsável por aprofundar a visão e a compressão do negócio por parte do RH. Para que assim possa tornar-se mais estratégico para a empresa.

Sem uma visão ampla e profunda do que é e como funciona o negócio, o RH encontrará mais dificuldades e limites. Em vários casos, esse setor acaba ficando preso em ações mais técnicas da área.

Diante desse cenário, o BP tem a função de aproximar mais as áreas de negócios e do RH. Assim o profissional ajuda a incorporar planos de negócio e analisar as demandas, como o recrutamento, qualificação dos quadros profissionais, como melhorar a motivação, etc.

Contratar um BP serve para manter alinhados os objetivos, metas e estratégias de uma empresa entre todos os setores. Ao levar em conta o ponto de vista estratégico, o BP é crucial para ajudar as equipes de gerenciamento, assim como entregar operações.

Um dos motivos que as empresas levam em conta ao contratar um BP é o fato de que esse profissional ajuda os gestores com tarefas que têm dificuldades. Outro ponto é ter um ponto de vista de um especialista, analisando sob uma perspectiva diferente.

Dessa forma, contratar um BP pode garantir valiosas contribuições para a empresa, com grandes vantagens sobre a concorrência. Como resultado, ajuda a empresa a crescer e prepará-la para o sucesso.

Afinal, uma gestão organizacional de sucesso é a peça fundamental para todos os negócios no dia de hoje. Levar em conta alianças, aquisições e, em especial, temas como a diversidade e inclusão, faz com que o RH necessite atender a esses pontos e integrar mudanças para as ações.
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Qual o papel de um Business Partner?

Como dito acima, há muitas controvérsias a respeito das funções de um BP. Esse cargo surgiu em meados dos anos 80 pelo guru de gestão David Ulrich, no livro Human Resource Champions.

Segundo a premissa de Ulrich, um BP seria o responsável por alinhar as áreas de negócios de uma empresa com o setor de RH. No entanto, não é incomum que muitas empresas tenham dificuldades para atribuir essas funções de forma adequada.

Logo, há muitas sobreposições de tarefas, o que acaba sendo um problema para a empresa. Isso porque, o papel de um BP não é liderar o RH e nem mesmo a gestão de pessoas.

Vale notar também que o papel de um BP não é apenas executar para o gestor tudo o que for relacionado à gestão de pessoas. O papel de um BP é fortalecer a gestão de pessoas por parte dos líderes, para assim estimular mais sua autonomia.

Logo, essa atuação rompe com as funções convencionais do setor de RH. Normalmente, esse setor atende demandas que, na maioria dos casos, surgem de última hora.

Os funcionários geralmente executam essas tarefas longe da área solicitante, como se estivessem prestando um serviço. Além disso, quase nunca são envolvidos quando é preciso planejar estratégias sobre o negócio.
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Funções de um Business Partner

Veja logo abaixo quais seriam as funções adequadas desse cargo:

  • Atuar como um consultor da alta gestão da empresa, fornecendo informações para auxiliar na tomada de decisões;
  • Ser como um elo entre gestores e equipes de diferentes áreas, para garantir um clima favorável para cumprir a missão da empresa e alcançar os resultados esperados.

De modo geral, imagine que o BP seja como uma espécie de maestro, cuja função é coordenar os movimentos dos músicos que, nesse caso, seriam os profissionais de RH e gestão de pessoas.

Para que assim possa-se obter uma maior harmonia entre as ações e objetivos da empresa. Como profissional encarregado de alinhar diversas áreas, é crucial que o Business Partner acompanhe todos os principais indicadores do RH.

O BP também é cabível na função de conduzir assuntos que tornem mais simples a execução de atividades. Trazendo assim perspectivas da tecnologia e de serviços de terceiros como alternativas para completar as atividades internas da empresa.
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Qual a qualificação necessária para um Business Partner?

O que qualifica a formação de um BP não se restringe a apenas uma área de conhecimento. Com isso, é normal que profissionais de vários setores, como psicólogos, analistas de RH, administradores, entre outros profissionais migrem para essa área.

Contudo, é essencial que o profissional possua alguma experiência em atividades relacionadas à gestão de pessoas e Recursos Humanos. Pois, ele terá influência direta sobre essas áreas de atuação.

Uma das melhores opções é fazer essa migração com a ajuda de um curso de extensão, focado para essa atividade. A experiência aliada com esse conhecimento trará uma base teórica mais sólida.

De forma geral, é essencial que o BP possa desenvolver alguns atributos, não importa qual caminho deseja seguir, como por exemplo:

  • Entender mais a fundo o negócio da empresa;
  • Conhecer muito bem como funciona e quais são os subsistemas de RH;
  • Saber como dominar as técnicas de treinamento e desenvolvimento;
  • Saber como lidar com os indicadores e métricas para transformá-los em informações úteis para a tomada de decisões.

Assim como também é preferível que o profissional tenha uma Certificação em Recrutamento e Seleção, devido a importância dessa atividade para os resultados do RH.

 

Quais as habilidades que um Business Partner deve ter?

 

Como já dito antes, as funções de um BP são amplas e mais generalistas. O conhecimento e habilidades desse profissional estão relacionadas com elementos comuns e pontos importantes das áreas de Gestão de Pessoas e RH.

Ou seja, não basta apenas ter conhecimento de um todo, mas sim compreender ambas as partes separadas. Ou seja, além de se aprofundar no conhecimento e técnicas de recrutamento, avaliação e treinamento, também é preciso fazer parte desses processos para compreender melhor.

Com isso em mente, um BP deve desenvolver uma série de habilidades para que possa atender todas as exigências desse papel. Veja logo abaixo algumas das principais habilidades que um Business Partner precisa ter!

  1. Saber planejar

Uma habilidade essencial para todos os BP é, sem dúvida, saber como planejar. Traçar bons planos que integrem o RH com as outras áreas de negócios da empresa, para que assim todos possam ganhar, é um dos principais diferenciais de um BP.

  1. Ser um bom executor

Não basta apenas elaborar boas estratégias, um BP também deve ser um executor de todos esses planos. É sua função saber como tirar as ideias do papel e começar a colocá-las em prática, definindo quais serão as ações e objetivos necessários.

  1. Manter bom relacionamento

Saber como manter um bom relacionamento com os diferentes tipos de públicos, colaboradores, gestores e investidores também é uma habilidade vital. O BP serve como uma espécie de elo entre as várias áreas de uma empresa, por isso é preciso que saiba como comunicar-se claramente com todos.

  1. Antecipar riscos

Outra habilidade que um BP deve possuir é saber como mapear situações que possam causar riscos e comprometer as estratégias da empresa.

  1. Mediar interesses

Também é essencial que um BP saiba como mediar interesses entre as partes da empresa para encontrar soluções satisfatórias para ambos os lados. Afinal, o profissional recebe demandas tanto do RH quanto da gestão, que às vezes podem ser conflitantes.

  1. Lidar com posições de liderança

Um Business Partner não só servirá para orientar equipes, como também para manter relações com os profissionais na liderança. Dessa forma, o próprio cargo requer uma maior compreensão a respeito de sua própria influência.

Como é o mercado para o Business Partner?

Conforme as empresas começaram a perceber qual o verdadeiro papel de um BP e com os avanços de um RH estratégico, logo o mercado viu um grande aumento na demanda por esse tipo de profissional.

De acordo com pesquisas, a demanda por Business Partner cresce cada vez mais. Inclusive grandes empresas já passaram a adotar essa função, como Bradesco e McDonald’s.

O McDonald’s, uma das maiores redes de restaurantes Fast Food do mundo, usa esses profissionais para coordenar os estabelecimentos. Isso porque, cada qual precisa seguir padrões específicos.

Enquanto isso, o Bradesco usa esse serviço para fortalecer os laços do RH com o negócio e instaurar relações de confiança. Por fim, um outro grande indício em relação aos avanços dessa área são os cursos de extensão que estão cada vez mais comuns.

Isso quer dizer que a tendência é que cada vez mais as empresas passem a adotar essa função. Espera-se que com o crescimento desse profissional, seja possível que os RHs operacionais sejam trocados por estratégicos.
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Conclusão

Viu como um Business Partner pode ser bem importante para o crescimento e sucesso de uma empresa? Não é à toa que diversas empresas já estão contratando esses profissionais para atuarem.

Para quem não quer ser deixado para trás o ideal é seguir as tendências e manter o negócio sempre atualizado. Por fim, o que você achou desse conteúdo? Ainda ficou com alguma dúvida? Não esqueça de deixar o seu comentário!


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