Benefícios que a Inteligência Artificial traz para o RH da sua empresa

Benefícios que a Inteligência Artificial traz para o RH da sua empresa
Daniel Luz 4 de abril de 2022 11 min de leitura

A Inteligência Artificial tornou-se uma das maiores aliadas para o setor de RH das empresas. Não é novidade que a tecnologia é crucial para o dia a dia de todos os setores de uma empresa.

Logo, isso não seria diferente para o setor de Recursos Humanos, não é mesmo? Porém, é normal que muitos líderes de empresas ainda não saibam o que é a IA, como funciona e quais são os benefícios que gera para o setor.

Caso você tenha ficado curioso para descobrir um pouco mais sobre esse assunto, então basta continuar com a leitura do conteúdo!

O que é a Inteligência Artificial (IA)?

A Inteligência Artificial (IA) é um conceito que surgiu por volta de 1955, por John McCarthy, um professor estadunidense da Universidade de Dartmouth. Nessa época, ele mesmo selecionou e reuniu um grupo de cientistas com o intuito de “ensinar” as máquinas.

Em outras palavras, o objetivo central desse grupo era encontrar uma forma para que as máquinas pudessem ter uma inteligência própria, assim como os seres humanos. A princípio, a ideia era criar um recurso que lhes garantisse a opção de aperfeiçoar os seus aprendizados.

De fato, isso ocorreu alguns anos depois, tornando-se então a IA. Sendo assim, trata-se de uma área da ciência da computação cujo compromisso é criar ferramentas ou softwares que possam aprender como a mente humana.

De modo geral, são esses os equipamentos que têm a capacidade de identificar padrões, realizar análises e solucionar problemas de forma automática.

(IA) Inteligência artificial no RH

Não há dúvidas de que o RH é uma das áreas que sofre muito com diversos processos operacionais. Além disso, a alta cobrança por um equipe de RH mais estratégica é, a cada dia, maior.

Logo, a tecnologia é de grande ajuda para essa mudança e transformação no cenário. Com isso, os membros do RH já estão adotando softwares para ajudar a tornar os processos mais fáceis e analíticos.

Certos tipos de softwares unem a tecnologia básica com o uso da IA, que atua como uma espécie de revolução para a área. Devido aos grandes avanços da tecnologia, muitas empresas já investem nesses modelos para automatizar o que for possível.

Dessa forma, torna-se mais fácil reduzir as chances de cometer erros, como também para agilizar processos. Como resultado, aumenta o nível de competição da empresas no mercado.

De modo resumido, a IA consiste em criar softwares, computadores e até mesmo robôs que possam “raciocinar” como os humanos. É a ideia de criar uma mente que consiga analisar, compreender e obter respostas para várias situações.

Como usar a Inteligência Artificial no RH?

A IA já vem sendo usada em muitos setores dentro das empresas, o que inclui também o setor de RH. Muitos softwares têm sido de grande ajuda para o Recursos Humanos automatizar os seus processos e obter melhores resultados para a empresa.

Nos dias atuais, há uma série de softwares que buscam por padrões no comportamento dos membros e fazem o cruzamento de dados. Assim ajudam a fazer análises essenciais para a eficácia e agilidade dos processos de RH.

Confira logo abaixo quais são alguns exemplos em que você pode trazer a inteligência artificial para o setor de RH da sua empresa!

Recrutamento e seleção

Na etapa de recrutamento e seleção, é possível fazer uso da AI para cruzar as informações de comportamento dos atuais candidatos de acordo com as competências exigidas para a vaga em questão.

Desse modo, é possível identificar se o candidato irá encaixar-se na vaga, para assim ter um uma atuação positiva dentro da empresa. Além de obter maior assertividade durante essa etapa, também reduz todos os custos e tempo no processo.

Clima organizacional

A Inteligência Artificial no RH também tem uma função vital para melhorar o clima organizacional da empresas. Com ajuda de um sistema que permite aplicar a pesquisa de clima e a realizar a análise dos dados a partir dos resultados e os relatórios gerados.

Assim é possível elaborar ações para manter os membros mais engajados. Na prática, basta usar um software que usa a IA para compilar e realizar a análise desses dados.

Com isso, é possível obter uma maior assertividade e eficiência ao planejar quais serão as ações para obter um ambiente de trabalho mais organizado.

Automatização de processos

Uma das maiores vantagens fornecidas pela IA é a opção de automatizar os processos, que antes tomavam muito tempo dos funcionários de RH. A análise e a organização dos dados possibilitam que esses possam elaborar e coletar resultados de ações de modo mais rápido.

Assim, garante um ritmo mais dinâmico e acelerado sobre à gestão de pessoas da empresa. Como é o caso do People Analytics que, antes da IA tratar de todos os dados da gestão de pessoas, era uma tarefa bem mais complexa e passível de muitos erros.

Com a ajuda de uma IA na área do RH, esse processo passa a ser automático e os dados ficam mais simples de serem analisados. Logo, a IA garante a chance de compreensão da empresa e de seu ambiente de um jeito mais amplo e com base em dados reais.

Contudo, vale notar que o setor de RH usa essa tecnologia em todos os seus processos, de modo que obtém maior otimização das atividades do setor.

Treinamento e Desenvolvimento de colaboradores

A inteligência artificial no RH permite que o setor mapeie os pontos fortes e fracos dos membros. Com isso, permite que os programas de treinamento tenham uma maior eficiência.

Esse processo também serve para conhecer melhor o perfil de cada membro. Desse modo, é possível realizar programas de desenvolvimento que levem em conta as caraterísticas ideais para cada função.

Sem mencionar a opção de acompanhar os treinamentos já feitos e quais são os impactos que garantiram para a rotina de trabalho. Além de permitir definir qual o melhor método para aumentar o engajamento nesses programas.

Mensuração de resultados

Não há dúvidas de que, entre todos os processos em Gestão de Pessoas, a mensuração de dados e acompanhamento de indicadores é o que mais obtém benefícios com a IA.

Com essa nova tecnologia, diversas atividades tornaram-se mais simples e práticas, como acompanhar os números de:

  • Turnover;
  • Absenteísmo;
  • Indicadores de satisfação;
  • Até mesmo índices de adoecimento e afastamento.

Em suma, essas informações são cruciais para manter o desenvolvimento estratégico do setor de RH. Pois, com base nesses dados, o setor poderá formar ações que possam gerar impactos positivos no ambiente de trabalho.

Além de promover o employee experience e o employer branding.

cta diagramas e fluxogramas

Os benefícios da Inteligência Artificial no RH

Como você pôde ver, ter um sistema de inteligência artificial no RH é importante para automatizar processos de uma empresa e estar à frente dos concorrentes. Agora que você já sabe o que significa IA e em quais pontos pode se aplicar, veja logo abaixo quais são os benefícios!

Melhorias para a tomada de decisão

A IA gera uma grande influência para fornecer dados mais efetivos aos gestores, com informações relevantes para tomar decisões mais assertivas. Sendo assim a área possui uma ampla chance de chegar até uma solução que possa trazer maior qualidade e desenvolvimento para a empresa.

Também permite uma transparência maior das informações para toda a equipe. Bem como gera uma grande diversidade de experiências sobre assuntos diferentes.

Otimização na organização dos dados

Organizados os dados de maneira assertiva, a empresa terá, como resultado, a oportunidade de identificar e analisar os padrões de comportamento. O que garante mais elementos para tomar decisões estratégicas.

Logo, é possível perceber vários outros benefícios, como por exemplo:

  • Análise mais rápida e produtiva de relatórios;
  • Elimina erros e retrabalho;
  • Ajustes dos pontos fracos identificados no trabalho;
  • Economia de recursos;
  • Etc.

Melhor conhecimento dos profissionais

Em especial as empresas que possuem um grande número de profissionais, conhecer melhor suas necessidades pose ser um tanto quanto difícil. Contudo, com a ajuda de uma IA, é possível ter uma maior proximidade com os colaboradores e conhecê-los melhor.

Dessa forma, é possível aperfeiçoar alguns processos baseando-se no retorno desses funcionários. Isso contribui para manter a empresa engajada e melhorar a retenção de talentos.

Melhorias na comunicação

A área de Recursos Humanos deve ter uma comunicação alinhada com toda a equipe da empresa para compreender como é a percepção dos colaboradores sobre às ações. E também para ficar atenta aos casos específicos que necessitam de atenção.

Através da Inteligência Artificial, há a chance de compreender os outros setores, analisar as diferenças na forma de lidar com cada um deles e melhorar a visão de toda a equipe com base no trabalho feito pela área.

Outro ponto que merece ser destacado é o fato de os sistemas serem adaptados conforme a realidade de cada empresa. O que fornece a chance de ter mais assertividade no processo.

Automação da rotina

Como é possível perceber, toda a rotina do setor passa a ser automatizada. Assim traz mais chances estratégicas da empresa identificar quais são os pontos que precisam de melhorias, para investir em ações que possam garantir resultados.

Redução de custo

Antes da inteligência artificial passar a ser implantada no setor do RH, era normal que muitos profissionais do setor cumprissem horas extras. E, em muitos casos, a empresa precisava aumentar a mão de obra para conseguir atender com as demandas.

Contudo, com a IA no RH, são vários os custos operacionais que são reduzidos. Os processos que antes eram todos repetitivos, hoje podem ser automatizados, como a seleção de currículos, por exemplo.

Com isso, diminui o tempo de trabalho e, como consequência, também reduz os gastos desnecessários. Assim como também, uma escolha de um candidato que se encaixe melhor na vaga, com a ajuda da IA, reduz as chances desse profissional deixar a empresa um tempo depois.

Logo, também reduz todos os gastos com as verbas rescisórias e com novos processos de seleção.

Operação mais eficiente

Ter uma Inteligência artificial no RH trabalhando com dados concretos em vários processos faz com que a operação seja mais eficiente. Tendo em vista que os gestores poderão tomar decisões com base em informações de qualidade.

Como resultado, as tarefas tornam-se mais efetivas e assertivas para a empresa.

Agilidade em processos

Com a ajuda de uma inteligência artificial no RH, os processos são feitos de forma mais ágil e eficiente. Podemos citar como exemplo os processos de Recrutamento e Seleção que foi mencionado acima.

Pois, a empresa reduz o tempo de avaliar e selecionar inúmeros currículos graças a IA que realiza uma análise prévia por meio do cruzamento de dados entre as informações e palavras-chaves.

Assim, aqueles funcionários que mais se encaixam na vaga são selecionados. Entre vários outros processos que também são agilizados.

Aumento de produtividade

Uma outra grande vantagem da inteligência artificial no RH é o aumento de produtividade no setor. Isso porque, os profissionais da área poderão focar em questões mais estratégicas, enquanto a IA cuida das tarefas burocráticas.

Redução de turnover

Como dito antes, uma taxa de turnover alta é péssimo para qualquer RH. Sendo o recrutamento o primeiro passo para a retenção de talentos.

Na maioria dos casos, uma taxa alta de turnover indica que o processo de recrutamento e seleção não é tão assertivo. Mas, com a ajuda de uma IA, esses riscos diminuem de modo considerável.

Assim como você já sabe, esse sistema é responsável por ajudar a escolher os perfis que mais se enquadram com a cultura organizacional e os requisitos de cada vaga.

Conclusão

Como você pôde ver nesse conteúdo, a inteligência artificial é um ponto que tem sido cada vez mais usado na empresas. Isso porque, pode garantir muitos benefícios e vantagens para a empresa manter-se competitiva no mercado.

Contudo, é preciso entender qual é a realidade de seu negócio e quais são as necessidades do setor de RH, para buscar por soluções adequadas para assim obter melhores ganhos e resultados.

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