Chatbot para RH: principais usos e benefícios da ferramenta

Chatbot para RH: principais usos e benefícios da ferramenta
Daniel Luz 23 de agosto de 2022 10 min de leitura

Com os avanços tecnológicos, o acesso a informações de maneira rápida e simplificada torna-se cada vez mais necessário. Nesse sentido, compete às empresas ajustar-se à nova realidade oferecendo uma experiência personalizada aos usuários. A implementação de chatbot para RH é uma forma de atingir esse propósito.

A aplicação de chatbot irá permitir a execução automatizada de atividades rotineiras do setor de recursos humanos com o intuito de tornar os processos mais ágeis. Além disso, através desse recurso há redução de custos de atendimento.

Ficou interessado? Confira no texto abaixo como sua empresa pode se beneficiar dos recursos dessa aplicação.

É um chatbot ou é um Assistente Virtual?

Na realidade, o termo Chatbot de RH foi substituído para Assistente Virtual Inteligente de Recursos Humanos pois passou a ser uma ferramenta que automatiza o atendimento e auxilia no gerenciamento da comunicação entre os colaboradores.

O Chatbot é um software que simula uma conversa com uma pessoa de maneira rápida e assertiva, e representa apenas uma das aplicações da plataforma que utiliza Inteligência Artificial para entregar resultados cada vez mais precisos.

Através do sistema você terá acesso a funcionalidades como:

  • Responder dúvidas;
  • Oferecer orientações;
  • Interagir com os sistemas em uso pela sua empresa;
  • Realizar solicitações;
  • Otimizar o tempo gasto em processos;
  • Fazer pesquisas.

As funcionalidades são executadas por uma persona virtual, com seu perfil alinhado à cultura organizacional da sua empresa, o que auxilia a estabelecer um diálogo descomplicado, agradável e eficiente.

Desse modo, a implementação de uma Assistente Virtual Inteligente no setor de recursos humanos terá como principal objetivo disponibilizar informações precisas com agilidade aos colaboradores.

Leia: Futuro do RH: entenda quais são as principais tendências

Benefícios do chatbot

Observa-se no mercado, uma tendência cada vez maior no uso de chatbot para automatizar processos, principalmente em decorrência dos resultados obtidos ao implementá-lo.

Ao aderir o uso do chatbot na sua empresa, irá proporcionar uma série de benefícios, veja alguns deles abaixo:

Otimização do tempo

No mundo dos negócios, o tempo é o bem mais valioso para o gerenciamento pessoal. Nesse sentido, recursos como os chatbots, que proporcionam o aumento do rendimento devem ser considerados.

O tempo gasto nos processos burocráticos do RH costumam consumir bastante tempo. A automatização desses processos resulta na otimização do tempo e por conseguinte, a equipe pode redirecionar esse tempo para o planejamento de ações estratégicas para a empresa.

Leia: Como manter um bom onboarding mesmo com um departamento de RH pequeno

Acompanhamento da eficácia da comunicação

Com a implementação de chatbot, além de simplificar as atividades do cotidiano na gestão de pessoas, é possível analisar informações quanto ao uso da ferramenta pelos funcionários.

O recurso proporciona parâmetros de engajamento das pessoas e avalia a eficácia da comunicação. Sendo assim, é possível realizar um acompanhamento desses dados fundamentais para futuras atualizações de abordagem possibilitando uma comunicação mais efetiva.

Capacidade de atendimento 24 horas

O uso do chatbot permite uma maior agilidade ao tempo de resposta para solucionar as dúvidas dos seus colaboradores, e, portanto, não é necessário esperar horas ou até mesmo dias para obter uma resposta.

Nesse sentido, o chatbot fica disponível 24 horas por dia, sete dias por semana com a garantia de respostas automatizadas direcionadas para sanar as possíveis dúvidas.  

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Aprimoramento nas estratégias de gestão de pessoas

Reconhecer a importância do capital humano é fundamental para empresas que almejam obter resultados cada vez melhores.

Desse modo, adotar estratégias como a de Employee Experience que visam promover o bem-estar do funcionário, refletem na melhoria da entrega de resultados.

A implementação de chatbot para RH, irá refletir diretamente no engajamento dos seus colaboradores, pois oferece uma experiência aperfeiçoada e assertiva ao seu colaborador.

Casos de uso do chatbot no RH

No dia a dia, a aplicação da Inteligência Artificial usada pela Assistente Virtual é direcionada para realizar e direcionar a interatividade entre o RH e o colaborador.

Nesse sentido, contato primário entre colaborador e o RH são feitos através dessa ferramenta.  

Quem trabalha com RH, sabe que para atender às dúvidas dos funcionários é necessário dedicar tempo de qualidade da equipe e isso pode ser demonstrado na seguinte situação:

Imagine responder diariamente para vários colaboradores perguntas recorrentes como: “Quando é o meu primeiro dia de trabalho?”, “Quais atividades exerço?”, “Quais benefícios posso receber?”, “O que fazer caso eu adoeça?” “O treinamento será em modo presencial ou online?”, “Para quem aviso em caso de atrasos?”.

Paralelo a isso, a interação entre os colaboradores com o RH ocorre através de diversos canais e que geralmente, não são integrados, e por isso, consomem muito tempo, afetando o rendimento da área.

A assistente virtual inteligente fica responsável pelo atendimento dos funcionários nestas questões operacionais mais recorrentes. Dessa forma, a equipe fica livre para dedicar-se a outras demandas.

Com o uso da IA, você garante em sua empresa um sistema que visa atender todos os funcionários através de uma persona que personifica comportamento humano com base na Cultura Organizacional da sua empresa, o que garante diálogos humanizados contribuindo positivamente para a experiência do colaborador.

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O chatbot da Eva People permite a execução de funções diversificadas

Confira abaixo algumas dessas funcionalidades:

Coleta automatizada de dados e documentos do processo admissional

A assistente virtual poderá automatizar a coleta dos dados, bem como documentos relacionados ao processo admissional por meio da integração entre a IA com os sistemas que já são utilizados por sua empresa simplificando os processos funcionais de RH gerando economia de tempo e dinheiro.

Além disso, o autoatendimento fornece uma maior independência ao colaborador para provisionar serviços relacionados ao RH.

A exemplo disso, a admissão de um novo funcionário que geralmente é uma atividade que exige bastante tempo e dedicação passa a ser um processo rápido pois é automatizado.

O candidato encaminha os documentos e informações requeridas através da assistente virtual inteligente que por meio da IA, encarrega-se de agregar estas informações e dar início ao processo de admissão no sistema.

Encaminhamento de documentos para os colaboradores através do Chatbot para RH

Uma outra circunstância que exige tempo nas operações de RH é o direcionamento de documentos e informativos para os colaboradores.

O encaminhamento de contracheques, aviso de férias, declarações de vínculo empregatício, comprovantes de rendimentos, envio de certificações, são apenas alguns dos exemplos que podem ser citados.

Nesse sentido, através da assistente virtual inteligente, esse processo é automatizado e a sua equipe de RH consegue direcionar atenção para o desenvolvimento de outras atividades que exijam maior empenho.

Leia: Documentos admissionais: confira o checklist completo!

Acompanhamento da jornada inicial de novos colaboradores

Com a assistente virtual o setor de RH é capaz de criar fluxos padronizados que permitem o acompanhamento dos novos funcionários ao longo dos primeiros meses na empresa, oferecendo uma experiência integrada em que os funcionários ficam por dentro dos processos aos quais fazem parte.

Integração de plataformas

A assistente virtual inteligente integra plataformas como Slack, Microsoft Teams, E-mail, que já são utilizadas em sua empresa facilitando o processo de onboarding dos funcionários.

Guia o colaborador para que ele esteja integrado e alinhado com os processos do seu negócio

A plataforma facilita o onboarding de novos colaboradores. Por exemplo, do jeito tradicional, os recursos humanos ficam responsáveis por enviar e-mails de boas-vindas e de orientações para os novos colaboradores encaminhando informações sobre a empresa e apresentação do organograma empresarial, orientações sobre os horários, bem como benefícios corporativos.

Com o uso de chatbot, essas atividades passam a ser automatizadas, bem como encontradas em um único lugar, permitindo um melhor gerenciamento das tarefas.

Além disso, a assistente virtual pode automatizar outras atividades como:

  • Processos de onboarding;
  • Entrevistas de Seleção;
  • Atualizações cadastrais;
  • Pesquisas de Clima;
  • Feedback dos colaboradores.
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Conheça a Eva

A Assistente Virtual de recursos humanos da Eva People oferece uma experiência aprimorada ao usuário pois alia o conhecimento de especialistas em RH à tecnologia de ponta que geram uma interação rápida e eficaz para seus funcionários.

O chatbot irá unir a inteligência artificial da Eva People ao conhecimento de especialistas usando artifícios como Processamento de Linguagem Natural, o que permite que a Eva adquira conhecimento a cada interação aprimorando as respostas trazendo resultados cada vez mais precisos para o seu colaborador.

Listamos a seguir alguns de seus benefícios:

  • Painel simples e intuitivo;
  • Comunicação direcionada à estratégia;
  • Linguagem adequada à cultura organizacional da sua empresa;
  • Mensagens instantâneas interativas;
  • Inclusão de novos diálogos;
  • Automação do atendimento;

Conclusão da importância do Chatbot para RH

De modo objetivo, com a Assistente Virtual Inteligente da Eva People sua empresa irá otimizar o tempo, aumentar a capacidade do gerenciamento de pessoas, auxiliar no preparo dos colaboradores recém chegados, e além disso, melhorar o foco da equipe em estratégias organizacionais que exijam mais atenção e demandam maior criatividade.

Ao implementar a Eva em seu negócio, você irá permitir o estabelecimento de uma comunicação rápida, a ampliação da capacidade de resposta aos usuários, ao passo que também possibilita a redução de custos operacionais.

Reduza a necessidade de realizar tarefas repetitivas, mas também que exigem uma dedicação maior de tempo com a Eva!

Além do mais, nós, da Eva People, realizamos todo o acompanhamento, administração e curadoria do seu Assistente Virtual com o intuito de que sua empresa alcance os melhores resultados possíveis com esse recurso!

Entre em contato com nossa equipe e assim, solicite uma demonstração e descubra como a Eva pode otimizar os custos de onboarding da sua empresa.

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