Desde meados de 1940 que o setor de Recursos Humanos deixou de ser apenas o responsável por mediar o diálogo entre empresa e colaborador, passando a assegurar os direitos dos trabalhadores, bem como em construir um ambiente acolhedor e interessante para todas as partes. Mas, já atingimos um novo momento do setor, que deixou de ser um mero executor de tarefas e vem assumindo um papel muito mais estratégico nas companhias. Então, o que reserva o futuro do RH? É isso que vamos ver no artigo de hoje.
O que esperar do futuro do RH?
Por ser o setor responsável pela parte administrativa de cada novo colaborador contratado, o RH sempre foi repleto de atividades burocráticas, relacionadas à emissão de contratos, validação de cartão ponto, encaminhamento de folha de pagamento e mais uma infinidade de documentos que, diariamente, precisavam passar pelo profissional. Hoje, com os grandes avanços tecnológicos disponíveis no mercado, esse papel vem deixando de ser tão burocrático e tem se tornado muito mais estratégico, observando a realidade das empresas e realizando planejamentos para alcançar os objetivos almejados.
A grande tendência do futuro do RH é que ele siga cada vez mais por esse caminho, deixando de ser uma peça operacional para se tornar uma peça estratégica das corporações. Veja abaixo mais algumas dessas tendências.
1. A transformação digital vai tornar o RH ainda mais estratégico
Como comentamos, a grande previsão para o futuro do RH é que a tecnologia permita que o setor ocupe, cada vez mais, um papel estratégico nas empresas. Mas, essa transformação digital não se limitará apenas ao setor. Os Recursos Humanos do futuro também precisarão demonstrar a importância desses recursos para seus líderes, a fim de disseminar a revolução tecnológica pelos demais setores da empresa.
Além disso, vale destacar que a transformação digital não se limitará apenas em proporcionar recursos tecnológicos para os profissionais, mas também em utilizá-la para melhorar a experiência dos colaboradores. Criando, assim, condições para que o capital humano se una ao digital para tornar seu trabalho mais efetivo, ágil e produtivo.
2. As novas gerações vão exigir mais flexibilidade dos gestores
Em uma pesquisa realizada recentemente pela PwC foi possível comprovar algo que já vínhamos imaginando: as novas gerações não demandarão os mesmos “benefícios” das empresas que funcionários mais velhos. De acordo com os dados coletados com colaboradores da geração millenium (nascidos entre 1980 e 1994), 62% dos entrevistados gostariam de trabalhar em suas casas eventualmente e 41% gostariam de ser recompensados ou reconhecidos por seu trabalho, ao menos, uma vez por mês.
Outro número interessante de observarmos está relacionado ao tempo de trabalho diário. Segundo as informações coletadas, 15% dos homens afirmam que abririam mão de seus salários e velocidade de progressão de carreira para trabalhar menos horas por dia, número ainda maior no caso das mulheres, 21%.
Ou seja, o futuro do RH prevê uma grande reflexão do setor para se adaptar à nova realidade e promover ações que valorizem os funcionários das novas gerações. Inclusive, a pesquisa também apontou que, enquanto as gerações anteriores tinham necessidades transacionais, relacionadas à satisfação com o trabalho, controle sobre ele e oportunidade de desenvolvimento, são as necessidades sociais que ocupam lugar nas novas gerações, relacionadas à coesão de equipe, apoio e valorização pelo líder, e flexibilidade. Lembre-se disso!
3. Os dados vão orientar os processos de gestão de pessoas
Como você se sente lendo uma notícia no jornal sobre um assunto relevante do mercado sem ter uma pesquisa apontando dados que confirmam o argumento apresentado? Ou então, sem ter um especialista no assunto dando sua opinião a respeito? Provavelmente meio enganado, não é mesmo? Pois é, isso porque são os dados que validam opiniões e mostram que elas não são apenas meras especulações. obtidas por meio da tecnologia, dados coletados em pesquisa com os colaboradores e muito mais. Ou seja, nada mais de decisões tomadas com
Por isso, outro aspecto importante do futuro do RH está relacionado às decisões que passarão a ser tomadas com base em informações estratégicas base na intuição e/ou conselhos.
4. Os softwares vão ser indispensáveis na integração entre áreas
Além de serem essenciais para o futuro do RH como setor de forma geral, a tendência é que softwares passem a ser utilizados pela área como estratégia de comunicação e envolvimento com os demais setores da empresa. Sendo assim, integrarão informações, automatizaram processos e resolverão uma grande questão do RH: a participação ativa dos gestores.
5. O RH vai ter uma visão mais social
Toda essa adoção de tecnologias tem um grande objetivo: proporcionar mais tempo aos Recursos Humanos para que cuidem do capital humano da empresa. Sendo assim, o futuro do RH prevê uma visão mais social, provendo comunicação e engajamento entre as equipes, estimulando comportamentos de colaboração e fornecendo benefícios extras para os colaboradores. Outro fator que reforça essa tendência é, como comentamos, a presença das novas gerações no mercado de trabalho, muito mais preocupadas com a qualidade de vida nesses ambientes do que as demais gerações apresentavam até o momento.
6. A atividade principal vai passar por mudanças
Além de toda mudança de papel burocrático para funções mais estratégicas, o futuro do RH também prevê outras mudanças nas funções ocupadas por profissionais do setor. A tendência é que os Recursos Humanos passem a agregar outras habilidades, como, por exemplo, o marketing, para expandir sua presença em outros departamentos da empresa e também demonstrar aos demais funcionários alguns processos do RH.
7. A transparência vai aumentar nas relações entre organização e trabalhador
Toda essa nova comunicação entre setores, tecnologias aplicadas em diversas funções e visões mais estratégicas vão propiciar que o futuro do RH desenvolva relações mais transparentes entre colaboradores e organização. Essa transparência está diretamente relacionada a um comprometimento bilateral. Ou seja, não será mais apenas o funcionário responsável por produzir, mas também a empresa por proporcionar um ambiente de qualidade que motive as equipes e permita tais níveis de produtividade.
Em outras palavras, as companhias não deverão poupar esforços para entender as necessidades dos colaboradores e tentar ao máximo atendê-las.
8. O engajamento vai aumentar por meio da gamificação
O termo gamificação, emprestado dos jogos de vídeo game, se refere a ações desenvolvidas pelo RH para motivar os colaboradores em busca de um objetivo. Neste caso, o objetivo é desenvolver um ambiente de qualidade para todos e a produtividade da empresa, claro. Sendo assim, algumas ações como feedbacks constantes, recompensas e incentivo à colaboração entre os times poderão ser adotadas.
9. O processo de recrutamento e seleção vai ficar mais aprimorado
Outra forte tendência de futuro do RH está na forma de recrutar e selecionar novos profissionais para os times. Cada contratação de colaborador custa, em média, R$ 41,00 para a empresa, sem contar todo o desgaste de desenvolvimento das etapas de seleção e a burocracia de contrato, exame admissional, etc. Então, escolher os candidatos errados pode gerar perda de tempo e dinheiro para a empresa.
Sendo assim, a tendência é que novas formas de recrutamento sejam adotadas para, não somente agilizar o processo, como deixá-lo mais assertivo . Ou seja, os profissionais de Recursos Humanos serão responsáveis por identificar as necessidades de cada cargo e captar os melhores candidatos para ocupá-los, observando tanto suas habilidades técnicas como também sua coesão com a cultura organizacional.
Qual é o futuro do profissional de RH?
Hoje, o profissional de Recursos Humanos encontra-se entre duas “fases” do setor, o RH 4.0 e o RH 5.0. Enquanto alguns profissionais ainda são RH 4.0, chamados de colaboradores transformadores, iniciando a transformação digital na organização e adotando a automação para facilitar a realização de alguns processos, outros já podem ser considerados RH 5.0, conhecidos como o colaborador ágil, responsável por adotar tecnologias de Big Data, Inteligência Artificial e outras ferramentas digitais para criar soluções focadas, sobretudo, no bem-estar dos colaboradores.
A tendência, então, é que os profissionais da área aprofundem cada vez mais seus conhecimentos relacionados à tecnologia e estratégias para promover ambientes saudáveis e, consequentemente, mais produtivos. Adaptando os sistemas da empresa em que trabalham para que ela se torne mais competitiva e não sofra com a perda de talentos.
Qual o maior desafio para o RH do futuro?
Adaptação constante é a grande resposta para essa questão. Com a adoção de novas tecnologias, a tendência é que as atividades do setor mudem regularmente e demandem cada vez mais atenção e dedicação do profissional para conseguir acompanhar os avanços. Mas, infelizmente, este não será o único desafio do RH do futuro. Outros fatores estão relacionados a instabilidade econômica, a necessidade de formação de lideranças, o desenvolvimento de uma cultura de colaboração, a promoção da inteligência emocional e o equilíbrio entre produtividade e saúde mental.
Por isso, esteja preparado para se atualizar com frequência sobre o mercado e para estudar novas possibilidades de alcançar cada um desses objetivos citados. Assuma o papel estratégico que só o RH é capaz de adotar para atingir um ambiente organizacional saudável e produtivo.
Quais as tendências para o futuro do RH?
Além dos fatores que citamos aqui, também existem tendências específicas sobre alguns recursos tecnológicos no futuro do RH. Veja agora alguns deles.
Inteligência Artificial (I.A)
A Inteligência Artificial está realizada com outro sistema bem conhecido, o Aprendizado de Máquina. Por meio desta tecnologia, softwares são programados para avaliar e reconhecer padrões, afim de auxiliar na tomada de decisões por parte do RH. A tendência é que, quando implementada no setor, ela contribua para uma maior agilidade no planejamento e implementação de ações, tendo em vista que ela poderá oferecer informações relevantes a respeito da força de trabalho. Ou seja, proporcionando dados concretos para elaboração de estratégias internas voltadas para treinamento de equipe, retenção de talentos, melhoria do clima organizacional e muito mais.
Natural Language Processing (NLP)
Esta é uma vertente da Inteligência Artificial que, justamente, auxilia computadores a entender, interpretar e manipular a linguagem humana. Ou seja, programar sistemas para se assemelharem, o máximo possível, a uma interação humana.
No futuro do RH ele poderá ser utilizado, por exemplo, no fornecimento de feedbacks, proporcionando ao profissional do setor uma visão mais ampla a respeito do colaborador em questão para que ações possam ser implementadas de forma mais ágil.
Realidade Virtual (VR)
Com tecnologias avançadas que se assemelham muito à realidade, o sistema pode ser utilizado pelo RH do futuro em simulações, treinamentos de equipe, conferências e muito mais. Possibilitando uma inserção dos funcionários, até mesmo os que trabalham de forma remota, assim como de candidatos, em situações reais e dinâmicas.
No caso de processos seletivos, por exemplo, será muito mais fácil para o RH reconhecer o profissional que está preparado para as atribuições do cargo no dia a dia.
People Analytics (PA)
O recurso trata-se, nada mais, nada menos, do que uma remodelação do sistema de pesquisa interna realizada de forma manual. Por meio dele, serão analisadas diversas informações fornecidas pelos profissionais para compreender seu nível de satisfação com a organização, sua produtividade, se está realizado na função que ocupa ou não, e mais uma infinidade de dados que permitirão ao RH descobrir como esse profissional se sente e como pode tornar sua experiência na empresa ainda melhor.
Além disso, o Peope Analytics também é essencial para o futuro do RH, tendo em vista que pode cruzar as informações obtidas com os colaboradores e mais uma série de outras relacionados à gestão de pessoas para averiguar questões administrativas como, por exemplo, quais funcionários podem receber ajustes de salário e/ou promoção, quais áreas precisam de maior atenção das lideranças, quais são os índices de turnover nas equipes e muito mais.
Uso das ferramentas no futuro do RH
Além das tecnologias que apresentamos, o futuro do RH também reserva o uso de outras ferramentas, portanto, é essencial que você, enquanto profissional do setor, se mantenha atualizado e desenvolva um perfil flexível, afinal, mudanças nas atividades serão recorrentes. Veja agora algumas dessas ferramentas disponíveis que você já pode adotar no seu RH.
A psicologia no mapeamento de perfis comportamentais
Lembra do que falamos anteriormente em relação ao futuro do RH ser mais voltado para o social? Então, isso também envolve a adoção da psicologia para compreender o perfil comportamental de cada colaborador. A tendência é que o recurso se torne cada vez mais comum no setor, tendo em vista que auxilia no aproveitamento dos pontos fortes e fracos de cada profissional, observando suas soft e hard skills para alocá-lo no setor que mais se identifica, e, consequentemente, reduzir o turnover da organização, diminuir custos e aumentar a produtividade. Além de, claro, oferecer o melhor ambiente para cada colaborador.
O armazenamento em nuvem dos dados do Departamento Pessoal
Outra tendência apontada para o futuro do RH está no armazenamento de informações em um único lugar e, claro, de forma digital. Isso se deve ao fato de que os dados concentrados em um só local dinamizam o trabalho do profissional de Recursos Humanos, agilizando o fluxo de trabalho com possibilidade de acesso via internet, além de estarem mais seguros.
O uso da internet, big data e inteligência artificial para gerir talentos
Um exemplo muito claro desta tendência é o LinkedIn, rede social que permite a profissionais apresentarem suas competências em suas áreas, além de se candidatarem para oportunidades. As empresas, por sua vez, ganham mais uma vitrine para os negócios e podem mostrar suas vagas disponíveis, além de receber currículos dos interessados. A prática, anos atrás era inimaginável, mas com o avanço da tecnologia, permite que processos sejam feitos de forma muito mais prática.
No futuro do RH, além do uso da rede social, outras plataformas poderão ser ainda mais utilizadas para auxiliar os gestores a não apenas contratar novos profissionais, como também a gerenciar os talentos já presentes na equipe.
O controle automático da carga horária e folha de pagamento
Apesar de já existir há anos, a modalidade de trabalho remoto teve um grande crescimento nos últimos anos devido à pandemia da Covid-19 e promete continuar assim. Por isso, empresas já têm adotado sistemas que permitem um controle automático, e até mesmo à distância, da carga horária e folha de pagamento dos profissionais, e a tendência para o futuro do RH é que isso siga sendo feito. Isso porque, além de permitir uma maior flexibilidade dos profissionais, também agiliza consideravelmente o trabalho do RH, que, apesar de estar adotando um perfil mais estratégico nas empresas, ainda continua responsável por questões burocráticas como essas.
Quais vantagens e mudanças o futuro do RH traz?
Ok, achamos bem difícil você ainda não estar convencido de que, apesar do trabalho necessário para implementação das ações, o futuro do RH só reserva pontos positivos para a sua empresa. Mas, se esse for o caso, dá só uma olhada em como os recursos que citamos até aqui poderão mudar o futuro da sua empresa.
1. Flexibilização da carga horária
Com o entendimento de que o que mais importa são as tarefas entregues com qualidade e não necessariamente o momento em que são feitas, a tendência é que os recursos do RH do futuro permitam uma maior flexibilidade na carga horária dos colaboradores.
2. Mudança no protagonismo do RH
Sobre o setor de Recursos Humanos, mais especificamente, a tendência é que haja uma mudança no protagonismo dos profissionais que nele trabalham, passando a ser vistos como peças estratégicas fundamentais para o crescimento da empresa. Dessa forma, o futuro do RH reserva funções exclusivamente para a gestão de pessoas, assim como a atuação junto à alta gestão da empresa, auxiliando na tomada de decisões.
3. Foco nos colaboradores
Apesar da produtividade importar, e muito, para as empresas, a tendência é que o futuro do RH faça, cada vez mais, as organizações perceberem a importância dos colaboradores para alcançar seus objetivos. Dessa forma, o foco passará a ser muito maior na experiência de cada profissional na empresa, oferecendo benefícios, autonomia e sistemas de gestão descentralizada para promover o melhor clima organizacional possível.
4. Valorização da criatividade
Outro fator relacionado à valorização das pessoas que trabalham na empresa diz respeito às possibilidades de demonstração de sua criatividade. Com a utilização de todas as tecnologias que comentamos neste artigo, a tendência é que os colaboradores sejam incentivados a desenvolver competências para lidar com essas ferramentas, além de usá-las de formas estratégicas na rotina da empresa.
No caso do setor de RH, a revolução digital também proporcionará mais tempo para ações estratégicas, o que, consequentemente, resultará no surgimento de ideias criativas que deverão ser valorizadas pelas lideranças da organização.
5. Mudança na forma de trabalhar em grupo
Com a adoção cada vez mais significativa do sistema de trabalho remoto, outra tendência é a mudança na forma de trabalho e interação entre as equipes, tendo em vista que, dificilmente, se encontrarão presencialmente, inclusive para momentos de tomada de decisão. Dessa forma, o futuro do RH aponta para a necessidade de formação de equipes com profissionais que saibam lidar com a situação, além de encontrar a melhor forma para coordenar os times visando a obtenção de bons resultados.
O futuro do RH é digital
Todas as tendências que citamos até aqui encaminham o futuro do RH para a era digital, facilitando ao máximo possível os processos do setor, tornando-os mais ágeis e assertivos para que os Recursos Humanos sejam uma peça estratégica para as organizações.
O nosso parceiro, Unico People, acredita e incentiva essa transformação, construindo uma solução única e alinhada com as exigências da LGPD brasileira para garantir a segurança de profissionais e empresas na admissão digital, porque entende que o tempo dos Recursos Humanos é precioso e deve ser investido no que faz sentido: as pessoas. Afinal, são nelas que está a força de uma empresa.
E então, gostou de descobrir o que reserva o futuro do RH? Então conheça o Unico People e veja como eles têm contribuído para essa revolução tecnológica.
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