Como um bom processo de onboarding ajuda sua empresa a economizar

Como um bom processo de onboarding ajuda sua empresa a economizar
Daniel Luz 4 de agosto de 2022 9 min de leitura

São muitas as vantagens de possuir um bom processo de onboarding na sua empresa, e elas podem ser percebidas muito além dos primeiros dias de um novo colaborador contratado.

No decorrer deste processo, então as empresas recolhem dados extremamente necessários dos funcionários e apontam possibilidades que levam diretamente ao êxito que os novos empregados poderão ter na instituição.

Através do onboarding, as empresas aprimoram-se de um sistema simples, bem como fácil de manusear, que não vai apenas fazer economizar tempo e dinheiro, como também melhorar a retenção de talentos e causar uma boa impressão na companhia.

No artigo de hoje nós vamos trazer informações de como um bom processo de onboarding pode ajudar a sua empresa a economizar tanto no tempo, quanto financeiramente.

Boa leitura!

Por que um processo de Onboarding é tão importante na empresa?

Quando o número de falta de retenção de funcionários é alto, além dos gastos trabalhistas inerentes, outras perdas de valores financeiros, que você investe no treinamento do colaborador, também podem acontecer.

Com isso, o desgaste da empresa e a fuga de aprendizagem do funcionário surgem junto com a falta do novo talento que não foi retido. Portanto, a perda de bons profissionais pode causar grandes impactos na performance da equipe e, consequentemente, no desempenho organizacional e financeiro da instituição.

Por essas razões, não só a equipe de RH, como também as lideranças e a equipe de alta gestão da empresa têm a necessidade de se unirem em uma parceria estratégica, havendo em mente que a retenção de funcionários é algo indispensável e precisa ser trabalhada.

O desenvolvimento de bons processos de Onboarding é necessário para garantir o aperfeiçoamento dos novos colaboradores, sem que a empresa vivencie uma perda prematura de empregados.

Portanto, um bom programa de integração, que possa ajudar os colaboradores a se relacionarem na cultura e na dinâmica organizacional da empresa, amplia a sensação de permanência e a vontade de ficar na instituição, por parte do novo funcionário contratado. Consequentemente, reduzindo as perdas financeiras da empresa.

Contudo, o processo de Onboarding tem o propósito de agilizar o aprendizado necessário do funcionário para as atividades que serão exercidas por ele. Por isso, apenas exibir a empresa para o empregado não é suficiente, é necessário também acolher, direcionar, preparar, conduzir e supervisionar.

Leia o nosso artigo: O que não pode faltar em um processo de onboarding.

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Saiba agora algumas vantagens de um bom processo de Onboarding!

Amplia a produtividade da empresa e dos funcionários;

Alonga a eficiência dos processos;

Melhora a retenção de talentos;

Desenvolve o processo de adaptação do trabalho; e

Diminui o número de falhas.

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Onboarding gera engajamento

O empenho do colaborador é a grandeza da paixão sentida do funcionário pelo seu trabalho e o sonho de qualquer empregador. Quando os empregados estão comprometidos com a sua ordenação, eles vão mais adiante do que é esperado em suas tarefas diárias.

Organizações com fortes programas de onboarding, apresentam um aumento significativo de funcionários envolvidos no trabalho. Por isso, listamos aqui, duas situações pelas quais os funcionários engajados são capazes de impactar no desempenho financeiro da empresa.

1 – Maior produtividade

Os funcionários tendem a ficar mais conectados com seus empregos e, consequentemente, excedem os outros membros da equipe que não estão no mesmo nível de comprometimento. Em resumo, eles trabalham mais, em menos tempo.

2 – Qualidade melhorada

Os colaboradores conseguem investir mais energia no êxito do negócio e, consequentemente, são mais sujeitos a ficarem entusiasmados pela qualidade de suas produções. Resumindo, ficam animados para serem maiores, melhores e se envolvem em tudo o que fazem.

Onboarding diminui curva de aprendizado e de produtividade

O período para produtividade é uma medida de quanto tempo é necessário para um novo funcionário colaborar com a empresa. Portanto, é vigorosamente influenciado por dois princípios: a experiência total do candidato e a efetividade do programa de onboarding.

Um bom onboarding consegue diminuir, notadamente, o tempo para aprendizagem e produtividade. Por isso, veja agora como diminuir o tempo dessa curva de aprendizado das novas contratações gerando mais rendimento!

1 – Sistema de nova contratação mais rápida

Uma curva de conhecimento mais curta significa que os novos contratados são capazes de dar início, gerando resultados com mais rapidez. Assim, eles acabam passando mais tempo exercendo seu trabalho e menos tempo assimilando de como fazê-lo.

2 – Cronograma reduzido de suporte de equipe

É essencial ter uma equipe no momento de incluir uma nova contratação. Entretanto, é preciso ter um certo cuidado no momento de montar o cronograma de contratação. Cronogramas muito longos, além de tornar lento o processo de aprendizagem do trabalhador, não é econômico.

Ou seja, isso significa que quanto mais breve for o seu recrutamento, mais rápido será a produtividade e menor será a curva de aprendizado do novo funcionário. Consequentemente, isso também reduz a pressão sobre os líderes que vão propor aprendizado e desenvolvimento, tornando a normalidade dos negócios mais afetiva.

Onboarding aumenta a retenção de colaboradores

A continuidade dos funcionários refere-se à competência do onboarding de reter seus colaboradores. A retenção trata-se por um empregador, lidando com um ambiente de trabalho que deve contribuir para que as pessoas permaneçam na empresa.

Constata-se que uma boa integração, aumenta a retenção de colaboradores positivamente, fazendo com que as organizações mantenham uma alta taxa de permanência dos contratados, podendo economizar na receita líquida. Portanto, descubra como reter os funcionários pode te fazer economizar!

 1 – Diminuição nos custos de recrutamento

As organizações possuem um gasto muito elevado em recrutamento e conquista de novos talentos. Se a empresa consegue preservar esse funcionário por um longo período, é um dinheiro bem gasto.

Se por acaso, este empregado sair em um curto tempo, a companhia gasta novamente em busca de uma nova contratação. E assim, sucessivamente, até acertar na contratação. Portanto, investir num bom processo de integração, aumenta a sua retenção de talentos e, consequentemente, ajuda a empresa a economizar.

2 – Grande retorno do que você investe

A equipe de RH costuma aplicar tempo, orçamento, bem como artifícios no prosseguimento de cada nova contratação, com o objetivo de afiançar um bom retorno do investimento. Para isso, é necessário que essa admissão aconteça e retribua o projeto. Caso contrário, se o funcionário for exonerado em menos de 1 ano, isso será desperdício de dinheiro.

Outro resultado positivo de uma boa integração de funcionários é que o tempo da equipe de RH também pode ser economizado, possibilitando que a equipe trabalhe em outras áreas indispensáveis da empresa.

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Não faça isso no onboarding de novos colaboradores

Para te ajudar a alavancar ainda mais no seu processo de onboarding e retenção de talentos, veja agora o que não deve ser feito durante os procedimentos:

1 – Transformar o processo em algo muito burocrático 

O processo de integração deve ser feito como algo simples e satisfatório para o colaborador. Se atente com a quantidade e qualidade de informações. O fato é que quanto mais burocrático for o seu processo de onboarding, menos atraente e satisfatório ele será.

2 – Acumular tudo em um treinamento só

Concentrar todas as informações necessárias em apenas um treinamento pode deixar o colaborador confuso, o que pode prejudicar no seu processo de entendimento. Portanto, é muito importante separar os treinamentos em etapas para não sobrecarregar o colaborador e fazê-lo ter uma boa curva de aprendizagem.

3 – Não ter cuidado na forma de falar

É sempre bom ter a ideia de que o onboarding tem como objetivo acolher o recém-chegado. Portanto, deixá-lo em um estado desconfortante ou com alguma sensação de que está na corda bamba, não é uma boa alternativa. O colaborador precisa se sentir acolhido e pertencente a empresa, por isso, evite usar tons ameaçadores ou grotescos.

4 – Ser ambíguo 

Tenha muita atenção na clareza das informações passadas e além disso, sempre se certifique se o novo contratado conseguiu compreender o que foi dito. Se, por acaso, as informações não forem passadas de uma forma clara, isso pode se tornar um problema no futuro.

Conclusão

O ideal é que o processo de onboarding se inicie desde antes do primeiro dia de trabalho do colaborador. Além disso, para uma boa retenção de talentos, indica-se que a elaboração do plano de carreira comece assim que o novo contratado inicie a sua jornada na empresa.

É importante lembrar que a sensação de pertencimento e acolhimento faz toda a diferença para o processo de integração. Ser acolhido e prestigiado pelos membros da equipe e seus líderes pode garantir a sensação de harmonia no ambiente de trabalho, tornando o funcionário mais disposto para as suas funções.

De uma forma geral, o processo de onboarding é, seriamente, importante para transportar os novos contratados a uma visão sistêmica da companhia. Assim, um funcionário engajado e comprometido com o seu trabalho, além de agregar positivamente para a empresa, também influencia os outros membros da equipe a praticarem o mesmo exemplo.

Portanto, além do processo de integração de funcionários ajudar a economizar o tempo e dinheiro da empresa, é também uma excelente alternativa para melhorar a sua retenção de talentos.

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