Benchmark: 10 ideias criativas para o seu onboarding de funcionários

Benchmark: 10 ideias criativas para o seu onboarding de funcionários
Daniel Luz 28 de junho de 2022 10 min de leitura

Imagine o quão frustrante é para um candidato ter um balde a água fria jogada em sua cabeça, quando perceber que, desde a integração, a sua experiência com a “vaga dos sonhos” é horrível?

Tudo começa a desandar logo nesse ponto!

Você sabia que os recrutas que têm uma experiência de integração negativa têm duas vezes mais chances de buscar outras oportunidades de emprego no futuro próximo?

E não é para menos, as pessoas sempre vão atrás do que é melhor para si.

Nesse cenário, já percebemos que não basta oferecer a vaga dos sonhos.

É necessário uma experiência de excelência no momento da contratação.

Por isso, um bom onboarding deve estar no topo da lista de itens “obrigatórios” no RH.

Mas o que seria essa boa integração?

Bem, podemos considerar que um onboarding adequado é aquele capaz de compartilhar conhecimento, comunicar valores e construir conexões entre os membros da empresa e os novos capacidades.

Isso tudo deve ocorrer de uma forma tranquila, oferecendo uma experiencia boa, para que todos os membros da equipe se sintam confiantes e capacitados o suficiente para atuar.

Para abraçar tudo isso, é fundamental que o seu programa de onboarding seja bastante criativo, e é por isso que estamos aqui!

Nesse artigo, nós da Eva levantamos 10 dicas de acordo com o benchmark que fizemos de todos os nossos clientes e parceiros.

Aqui, os tópicos estão organizados seguindo uma lógica das etapas que um novo colaborador passa: pré-onboarding, acolhimento e integração.

Não perca a oportunidade de aprender passo a passo como ter um onboarding incrível, continue a leitura do artigo!

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Fase 1: Pré-onboarding

Em primeiro lugar, a fase de pré-onboarding é um dos momentos mais sensíveis da contratação de novos funcionários.

Afinal, é nesse momento em que o RH deve aliviar o nervosismo dos novos contratados e fornecer recursos para que eles comecem a trabalhar.

Na contratação, o pré-onboarding é o primeiro passo no processo de engajar seus novos contratados, que ocorre desde o momento em que eles aceitam a oferta de trabalho.

Então, para te ajudar nessa missão de pré, veja aqui 3 ideias bem legais para aplicar.

1. Crie um manual para os contratados se sentirem confiantes no seu processo onboarding de funcionários

Esqueça aquela história de que a relação entre a empresa e os funcionários deve ser engessada!

Se você deseja oferecer um onboarding de excelência, mostre que a organização está de braços estendidos para ajudar no que for preciso.

Por isso, a ideia aqui é criar um manual que garanta que seu novo contratado tenha todas as informações de que precisa para entrar em casa no primeiro dia com confiança.

Nesse material, deve ser incluído instruções para o escritório, recomendações de transporte público, opções de almoço e cafés nas proximidades.

Com isso, os novos contratados se sentirão menos perdidos!

O manual pode ter o formato que você achar mais prático.

Todavia, a dica aqui é que ele tenha um tamanho pequeno, como um livro de bolso, com o verso limpo para anotações.

E por falar em bolso, você pode ir além, e tornar o manual digital, que pode estar disponível no celular do funcionário.

2. Utilize vídeos introdutórios com cumprimentos digitais no seu onboarding de funcionários!

Que tal a equipe se apresentar por vídeo para o novo contratado, antes mesmo do primeiro dia de trabalho?

Bem, essa é uma forma de começar a memorizar os nomes e os rostos das pessoas mais rápido!

Logo nos primeiros dias, é muito difícil lembrar quem são aquelas dezenas de pessoas que lhe cumprimentaram.

Por isso, uma ideia eficiente de melhorar esse processo é fazer com que as equipes filmem pequenos vídeos introdutórios.

E é claro, o novo contratado também poderá filmar um vídeo seu, para que o RH compartilhe com os outros membros da equipe.

3. Realize um tour 360º no escritório

O que seria de nós sem as imagens de satélite do Google Maps que nos mostram fisicamente os locais que deveríamos ir?

É muito importante que conheçamos com antecedência o tipo de ambiente que nos metemos, para evitar que fiquemos perdidos ou confusos.

Nessa realidade, é exatamente assim que os novos contratados se sentem no primeiro dia.

Na maioria das vezes, não conseguem encontrar nem mesmo onde é o banheiro mais próximo!

Entretanto, você pode acabar com esse sufoco realizando um tour 360 ° do escritório.

Muitas vezes, dar uma passeada e apresentar uma vez só pode gerar esquecimento.

Então, a dica aqui é realizar uma coleção de fotografias que permitam aos usuários olhar os espaços como se estivessem fisicamente presentes neles.

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Fase 2: Acolhimento

A fase de acolhimento é o momento em que a empresa familiariza o novo contratado com as políticas e as diretrizes.

Como temos abordado desde o princípio, nada de apresentações monótonas e chatas.

Essa é a hora de usar a criatividade para educar seu novo contratado e prepará-lo para uma jornada de trabalho bem sucedida.

4. Mude o estilo da introdução da sua empresa: Seja inovador no seu onboarding de funcionários!

Começar apresentando a empresa com slides de modelo pronto e manuais com 20 páginas é de bocejar…

Por isso, tire da mente essa noção de que é necessário

descrever de forma neutra as origens humildes da organização e suas realizações.

A palavra de prontidão aqui é inovação!

Então, que tal tratar desse assunto com mais inovação e estilo?

O que não faltam são designers talentosos para fazer isso pela sua empresa.

Criando um manual no estilo revista, você poderá incluir palavras cruzadas, questionários, dicas e novidades da empresa.

5. Crie recrutas com ‘conhecimento social’

Estar presente nas mídias sociais é uma forma maravilhosa de integrar toda a equipe de trabalho, isto é, desde os veteranos até os novatos.

Através das mídias sociais, é possível compartilhar, de forma divertida e orgânica, as novidades da sua organização.

Além disso, essa é uma excelente maneira de criar conexões entre os colaboradores.

Bem, o problema é que muitas empresas são ambíguas e até mesmo negligentes quando se trata de delinear sua política de mídia social.

Você não precisa fazer parte desse time!

Para se sair bem nas mídias sociais, é interessante criar um guia visual.

Nesse tutorial, mostre exemplos de postagens boas e ruins, a coleção das hashtags favoritas da sua organização e dicas comportamentais.

Dessa forma, você ficará longe de estragar a marca da empresa com um bom desempenho e organização dos perfis nas redes sociais.

6. Trabalhe o Buddy System de uma maneira diferente

O Buddy System ou sistema de padrinhos é um procedimento que tem sido bastante utilizado pelas empresas para criar conexões iniciais entre colaboradores.

No Buddy System, dois indivíduos, os “amigos”, operam juntos como uma única unidade, para que possam se monitorar e ajudar uns aos outros.

O interessante é deixar o seu sistema de amigos inovador, fora do que as outras empresas usam o tempo inteiro.

Uma dica é programar para que pares de amigos se encontrem fora do ambiente de trabalho.

Leia o artigo: Como ser um bom padrinho de onboarding?

Então, seria interessante programar uma tarde da primeira semana para que eles conversem e criem uma conexão mais orgânica.

Outra dica é fazer com que os pares de amigos trabalhem juntos em um pequeno projeto.

Dessa forma, eles podem interagir, mesmo que seja somente por uma hora.

O ideal é que o projeto seja sobre coisas que eles têm em comum ou um desafio!
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Fase 3: Integração

Sabe o que significa um funcionário integrado?

É aquele que sabe o chão que está pisando, tem um forte entendimento de seu trabalho e responsabilidades e apresenta uma crescente conexão social com sua equipe e a organização em geral.

Além disso, um funcionário bem integrado tem o devido entendimento das políticas da empresa e regras do local de trabalho.

Então, para ajudar os seus novos funcionários se garantirem nesses quesitos, vejamos aqui boas dicas para levar o seu onboarding para o próximo nível:

7. Apresente um guia de desenvolvimento de carreira no estilo diário de viagem

“Qual será o meu futuro nessa empresa?”

Essa é uma pergunta bastante recorrente entre os novos recrutados.

Por isso, nunca é cedo demais para falar sobre desenvolvimento de carreira.

Mas como apresentar de uma forma interessante o desenvolvimento de carreira para os seus novos contratados?

A ideia é se inspirar nos guias de viagens e criar uma trilha de potencial crescimento dentro da sua organização.

Mostre para os novos contratados que eles podem escalar uma montanha promissora na sua empresa!

8. Ofereça um treinamento extra para quem puder acompanhar o seu onboarding de funcionários

Alguns funcionários já iniciam suas jornadas em meio ao sufoco para começar as tarefas e dar conta.

Para outros, as primeiras semanas são mais tranquilas.

Então, para o segundo caso, ofereça treinamentos extras!

Com certeza eles ficarão entusiasmados com orientações extra bem dinâmicas.

Uma ideia legal é oferecer vídeos de partes interessadas internas ou uma série de e-mails semanais de ‘dicas importantes’.

9. Inclua a imagem do seu novo contratado em suas mídias sociais

É de suma importância que toda a equipe conheça o novo cérebro do time e além disso, é muito difícil que todos consigam conhecê-lo nos corredores nos primeiros dias.

Então, para ajudar nessa integração, a tecnologia é uma grande aliada!

A ideia aqui é adicionar fotos do novo contratado nas mídias sociais da empresa.

Essas mídias podem ser o portal da empresa, redes sociais ou murais.

Dessa forma, o novo contratado realmente poderá se sentir parte da equipe.

10. Utilize uma plataforma de integração digital para ajudar você no seu onboarding de funcionários

Se você decidir realizar todas essas ações, então, você terá bastante trabalho!

Por isso, será necessária uma mãozinha para realizar a gestão de tudo e manter o controle sem pirar!

Para isso, conte com a Eva People, uma excelente solução de automação de tarefas!

Somos uma plataforma de automação para admissão, onboarding, ramp up e endomarketing.

A nossa solução auxilia desde a coleta das documentações pertinentes do colaborador até o acompanhamento da sua jornada inicial, nos primeiros meses de contratação!

Ficou curioso(a) para conhecer todas as funções dessa plataforma incrível?

Conheça os diferentes casos de uso da ferramenta!

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