A estratégia de onboarding é essencial para que o novo membro se sinta bem-vindo e incluído na empresa. Essa é a coisa certa a se fazer não apenas do ponto de vista ético, mas como também pode gerar grandes benefícios para a empresa.
Porém, nos dias de hoje, é preciso ir além e estruturar essa estratégia de um modo diverso e inclusivo. Um erro que muitas empresas cometem é ignorar ambos os fatores e os resultados podem ser muito prejudiciais.
Caso não queira cometer esse mesmo erro, então é crucial saber como criar um onboarding diverso e inclusivo. Ficou interessado em saber como? Basta continuar com a leitura desse conteúdo!
Onboarding diverso e inclusivo
Embora sejam termos que a maioria das pessoas usam como sinônimos, a diversidade e inclusão são conceitos diferentes. De modo geral, a diversidade é a junção de todas as pessoas no que diz respeito às suas diferenças, tais como:
- Culturais;
- Identidade;
- Experiência;
- Gênero;
- Raça;
- Etc.
Já a inclusão vai um pouco mais além, o que significa criar uma cultura na qual diversas pessoas possam fazer parte e prosperar. Ou seja, não basta apenas contratar pessoas diversas, mas também é preciso fazer com que se sintam incluídas.
Dessa forma, no ambiente de trabalho, a importância da diversidade e inclusão cresce cada vez mais com o passar dos anos. Isto é, além do fator social, a diversidade e inclusão também podem gerar lucros para a empresa.
De acordo com uma pesquisa, as companhias que possuem maior diversidade ética têm 33% a mais de chances de obter sucesso. Enquanto as empresas com diversidade de gênero, tendem a ser 21% mais lucrativas.
Outro benefício é que a diversidade e inclusão também geram impactos durante o recrutamento, seleção e retenção de novos funcionários. Segundo uma pesquisa, a próxima geração de trabalhadores tem como objetivo atuar em empresas que tenham políticas sociais.
Leia: Onboarding: o que é, processos e como implementar
A importância da diversidade e inclusão
Como dito no início desse conteúdo, acolher um novo membro da empresa, fazer com que se sinta bem-vindo e incluído gera uma série de repercussões para o turnover da empresa como, por exemplo:
- Novos contratados que passam por um programa de integração bem estruturado têm cerca de 58% a mais de chances de permanecer com a empresa por 3 anos ou mais;
- Caso a empresa não invista nesse tipo de estratégia, então 31% dos novos contratados tendem a deixar a empresa antes de completar um ano;
- Nesse montante, 23% dos contratados teriam continuado no trabalho se houvesse diretrizes mais claras e objetivas sobre quais são suas funções e responsabilidades.
Sendo assim, cabe a você refletir se a sua empresa é diversa e inclusiva. Também é preciso pensar se o RH de sua empresa conta com uma estratégia de onboarding bem elaborada para receber pessoas diversas.
Se chegar à conclusão de que não, então essa é a hora para começar a reavaliar quais são as suas prioridades e de sua empresa. Portanto, para saber os motivos, confira logo abaixo alguns dos benefícios que farão você repensar.
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Benefícios de Onboarding diverso e inclusivo
Não é novidade para ninguém que os primeiros dias em uma nova empresa nunca são fáceis, não é mesmo? Isso porque o funcionário precisará lidar com pessoas desconhecidas, processos novos, entre uma série de outras dúvidas a respeito.
Agora, imagina uma pessoa que está em outro estado, pertence a comunidade LGBTQIA+ ou então é uma pessoa com deficiência? É claro que todas as suas preocupações e angústias são maiores.
Pois, na maioria das vezes, essas pessoas sentem constrangimento e vergonha de serem elas mesmas, o que pode gerar dificuldades em realizar suas tarefas. Dessa forma, o onboarding é o momento perfeito para apresentar ao funcionário quais são os valores da sua empresa.
Também é essencial para mostrar a ele, desde o primeiro dia, que o ambiente é acolhedor e de respeito. Assim, contribui para que o novo colaborador sinta a sensação de pertencimento, o que facilita a sua integração na empresa.
Outra opção é ir além e apresentar os valores de diversidade e inclusão de sua empresa para os novos colaboradores antes do primeiro dia no trabalho. Essa estratégia chama-se Pré-Onboarding, e consiste em fazer com que o funcionário se sinta mais à vontade no primeiro dia.
Leia: Ciclo de vida do colaborador: pre-boarding, onboarding e offboarding
Sendo assim, caso ainda tenha algumas dúvidas em relação à essa estratégia, veja logo abaixo quais são os principais benefícios de adotar um onboarding diverso e inclusivo para todos os funcionários de sua empresa!
1. Prepara o funcionário
A vantagem de apostar no Pré-Onboarding, que é feito antes do primeiro dia de trabalho, é que prepara melhor o novo membro para os desafios e serviços. Dessa forma, ele irá situar-se mais rápido e poderá trabalhar melhor.
Também é essencial que os funcionários que já pertencem à empresa saibam como ajudar no processo de inclusão de novos membros.
2. Retenção de funcionários
O site HR.com fez uma pesquisa que mostra que os novos membros que participaram de um programa onboarding bem planejado possuem cerca de 69% a mais de chances de continuar na empresa nos próximos 3 anos.
Ao passo que 15% dos funcionários decidiram pedir demissão do emprego devido a falta de um onboarding inclusivo.
3. Senso de pertencimento e motivação
A sensação de pertencimento é importante para novos colaboradores, pois influência em suas motivações. Alguém que sente que faz parte da empresa e que tem um papel a desempenhar sente mais motivação para realizar o trabalho.
Para criar essa sensação de pertencimento ao funcionário, a primeira etapa é entender quais são as suas necessidades. Também é crucial atualizá-los sobre o que for preciso a respeito da cultura organizacional da empresa e de suas funções.
Desse modo, muitas empresas têm problemas na hora de incluir os novos membros devido a falta de preparo de um espaço acolhedor.
4. Otimização de recursos humanos
Investir em um processo de onboarding também pode gerar benefícios para a área de RH, tais como:
- Facilita a organização de gestores;
- Mantém o fluxo de RH automático;
- Assegura que todos tenham acesso às mesmas informações e conhecimentos.
Para que o trabalho dos membros do RH seja ainda mais eficiente, é importante contar com uma estratégia de onboarding automatizada. Além de ensinar aos outros colaboradores como receber novos membros de forma adequada.
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5. Mais economia
Fato é que substituir um funcionário gera altos custos para uma empresa, que tendem a variar conforme a demissão ou pedido voluntário. Caso seja demitido, ainda é preciso arcar com as férias, horas extras e 13º salário do funcionário.
Quando uma empresa tem uma taxa de rotatividade elevada, não há dúvidas de que esses gastos terão um grande impacto na parte financeira da empresa. Porém, quando um funcionário está satisfeito e sente-se incluído, esses gastos são reduzidos.
Dicas de como fazer um Onboarding diverso e inclusivo
Para estruturar a sua estratégia de onboarding diverso e inclusivo, veja a seguir algumas dicas que podem ser úteis!
1. Prepare a sua equipe
Vivemos em uma sociedade onde muitos conceitos ultrapassados ainda fazem parte da fala e comportamento de muitas pessoas. Com isso, mesmo que não seja a intenção de uma pessoa ofender a outra por ser diferente, pode ser que aconteça.
Vale notar, contudo, que o processo de inclusão só é possível quando todos os colaboradores estão alinhados com a cultura organizacional da empresa. Por isso a importância de preparar bem a sua equipe para que saibam como agir certo.
Distribua livretos, cartilhas ou artigos que se relacionem com o tema, para que o seu time seja mais inclusivo. Também é possível promover rodas de debate para estimular a troca de informações e aprendizado.
Leia: Manual do colaborador: o que é, quais as vantagens e por onde começar
2. Conte com o apoio dos colaboradores
Como você pôde ver, o seu time realmente tem um papel essencial na integração mais inclusiva. Antes do novo membro começar o seu trabalho, apresente os outros funcionários, para que possam conhecê-lo melhor e facilitar as primeiras interações.
Lembre-se sempre de incentivar o seu time a interagir com o novo membro. Uma ideia é enviar para o novo colaborador uma mensagem em suas redes sociais, o parabenizando por ter conseguido a vaga e que todos estão ansiosos para trabalhar com ele.
Demonstrações de afeto, por menor que sejam, são bem-vindas e estimulam a sensação de pertencimento do funcionário.
3. Estabeleça metas para os novos membros
Como todos sabem, os primeiros dias em um novo emprego são sempre assustadores para os funcionários. Contudo, você tem em mãos uma excelente chance de mostrar para os novos membros que são partes valiosas para a empresa.
Você pode dar a eles tarefas e projetos que precisem do auxílio de toda a equipe. Outra opção é atribuir tarefas básicas nas primeiras semanas de trabalho, para gerar um ambiente no qual ele consiga aprender com os outros membros do time.
Leia: Manual do colaborador: 8 exemplos para você se basear
4. Buddy
Buddy, ou também como é chamado, “anjo”, é um colega que irá ajudar um novo membro durante os seus primeiros dias na empresa. Essa pessoa garante que o recém-contratado tenha uma melhor experiência, além de alguém com quem conversar e apoiar-se quando as coisas estão difíceis.
O buddy é aquele que o novo membro poderá recorrer sempre que tiver com duvidas e perguntas. O papel do anjo é ajudar para que o novo membro possa sentir-se mais incluído dentro do ambiente de trabalho.
Porém, vale notar que o anjo também é uma pessoa que precisa ser treinada para que possa exercer essa função de maneira adequada.
Leia: Onboarding: como construir programa de Buddy eficiente
5. Ações de Diversidade e Inclusão
Não esqueça de mostrar ao novo membro como é a cultura organizacional da sua empresa e quais são os valores ligados a diversidade e inclusão. Mostre a ele quais são os canais de denúncias caso haja discriminação ou algo relacionado.
A ideia é que a pessoa saiba que a empresa leva esse tema realmente a sério e que toma as devidas ações para ser, de fato, inclusiva e igualitária.
6. Peça feedbacks
Não esqueça de pedir aos recém-chegados feedbacks a respeito da sua empresa. Pergunte a eles como está sendo o processo de integração, procure saber se eles estão sendo bem acolhidos pela equipe, se precisam de alguma coisa ou se estão com dúvidas.
Você pode fazer reuniões a cada 15 dias ou semanalmente com o novo membro. Peça para que ele compartilhe a sua experiência até então, quais as primeiras impressões com a empresa, suas dificuldades, etc.
Faça bom proveito desse feedback para saber quais são os pontos de precisam de melhoria em suas ações de onboarding.
7. Priorize uma política de nomes e pronomes
Caso você habilite uma política de nomes e pronomes flexível, não será apenas um processo administrativo, mas sim uma forma de reconhecer a identidade de pessoas trans, assim como pessoas cisgênero, pois muitos não usam seus nomes de certidão por vários motivos.
Saber reconhecer e compartilhar os pronomes de forma proativa, é uma ótima ideia para incluir pessoas diversas para que se sintam mais à vontade.
8. Relatório de discriminação
Garanta que o processo de denúncia de discriminação de sua empresa seja transparente e acessível para todos. Caso o novo colaborador sofra com discriminação, é preciso que ele saiba para onde recorrer.
Afinal, se há algum membro sofrendo com discriminação, então é vital deixar o processo de suporte mais prático e simples. Certifique-se de que todas as denúncias e reclamações sejam ouvidas e levadas a sério.
Essa é uma das etapas mais essenciais para deixar o ambiente de trabalho inclusivo e seguro para todos.
9. Treinamento e ferramentas
Se a sua empresa tem como objetivo a inclusão real, então é crucial oferecer ferramentas e treinamentos para que os funcionários também estejam de acordo. Entre essas ações, pode-se incluir:
- Recursos e guias de linguagem inclusivos;
- Especialistas para responder perguntas mais complexas;
- Treinamento de viés inconsciente e de outros temas relevantes.
Leia: Gestão de treinamento e desenvolvimento: O que é e como implementar nas empresa
Conclusão
Viu como onboarding diverso e inclusivo é uma parte muito importante para toda e qualquer empresa? Muitos cometem o erro de pensar que essa estratégia acaba dando muito trabalho.
Contudo, acolher e cuidar de pessoas, independente de suas características, é algo que deveria ser obrigatório em todas as empresas. Quando se trata da minoria, nada melhor do que boas práticas para ajudá-los em seu processo de integração.
Assim poderão alcançar uma produtividade, trabalhar melhor e garantir benefícios para sua empresa. Por fim, compartilhe esse conteúdo com os seus amigos para que possam conhecer a importância desse assunto!
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